Curso

Curso de Pseudo classes do CSS

Nesse curso aprenderemos a aplicar estilo baseado no estado do elemento com as pseudo classes do CSS. Veremos como aplicar o efeito de zebrado em uma tabela, assim como selecionar o primeiro elemento em um parent, aplicar estilo quando um input estiver desabilitado ou for de preenchimento obrigatório e realizar seleções mais complexas com o parâmetro das pseudo classes nth-.

Esse curso inclui:

Suporte em tempo real

Certificado

Carga horária:

5 horas

Curso de Pseudo-classes em CSS (5 aulas)

Aula 1 - Introdução

Neste vídeo veremos o que são as pseudo class no CSS e como elas funcionam. Veremos um exemplo prático de uma tabela com estilo zebrado utilizando este recurso.

Aula 2 - nth-of-type

Nesta videoaula veremos a Pseudo classe nth-of-type. Esta tem por objetivo permitir que selecionemos um ou mais elementos baseado em uma ordem de origem, através do seu parâmetro. Criaremos um exemplo mostrando um estilo zebrado para os parágrafos.

Aula 3 - Inputs em Formulários

Nesta videoaula veremos como aplicar estilo aos elementos de formulários usando as Pseudo Classes. Veremos ainda como alterar um label baseado no estado de um checkbox combinando o seletor adjacente com a Pseudo Classe checked.

Aula 4 - nth-last-child

Nesta videoaula veremos como selecionar elementos que não atendam ao estado com a Pseudo Classe not. Veremos ainda como selecionar elementos em ordem inversa e reversa com as Pseudo Classes nth-last* e o uso de even e odd.

Aula 5 - Pseudo class na prática

Nesta videoaula veremos um layout construído com o auxílio de Pseudo Classes para solucionar o problema da aplicação de uma borda desnecessário no último elemento de uma lista.

Iniciar agora
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Veja outros cursos de HTML e CSS

CSS: Flexbox

CSS: Position relative e absolute

CSS: Position fixed