Curso

Criando minha primeira aplicação em Delphi

Neste curso você aprenderá os primeiros passos para criar uma aplicação em Delphi. Para isso, criaremos um aplicativo que fará o cálculo de índice de massa corporal utilizando os componentes básicos do Delphi (Button, Edit, Combobox, Label, Panel e Image). Um exemplo simples onde será explicado como elaborar os formulários e codificar todo o aplicativo.

Esse curso inclui:

Suporte em tempo real

Certificado

Carga horária:

14 horas

Curso de Delphi (10 aulas)

Aula 1 - Introdução

Nesta videoaula serão analisadas as ferramentas e conceitos utilizados no curso, bem como será apresentado o aplicativo exemplo que será criado para ensinar como consumir web services RESTful.

Aula 2 - Criando uma aplicação em Delphi

Nesta videoaula você verá como criar o seu primeiro projeto em Delphi e como salvá-lo. Além de entender como funciona a IDE, onde estão os principais recursos disponíveis na IDE.

Aula 3 - Iniciando no ambiente de desenvolvimento

Nesta videoaula você verá onde o seu executável é armazenado e dessa forma você poderá disponibilizar o mesmo nos computadores que forem utilizar o seu aplicativo. Na sequência veremos como criar o nosso primeiro formulário e incluir 2 botões.

Aula 4 - Criando nosso primeiro formulário

Nesta videoaula você aprenderá como incluir os labels em seu formulário e como configurá-los para exibir determinadas informações como: Sua altura, Seu Peso e Seu sexo.

Aula 5 - Adicionando os edits

Nesta videoaula você aprenderá a trabalhar com os componentes Edits, que funcionam como caixas de texto para o preenchimento de dados, além do componente Combobox, que funciona como um seletor e padronizar determinadas informações como o sexo.

Aula 6 - Criando formulário de Requisitos

Nesta videoaula veremos como criar mais um formulário em nossa aplicação. Neste formulário iremos incluir uma imagem representando uma tabela para o cálculo do índice de massa corporal.

Aula 7 - Navegando entre as telas

Nesta videoaula veremos como navegar de um formulário para outro, ou seja, você está em um formulário a e gostaria de abrir um formulário b. Você verá que todo formulário em Delhi possui uma Unit, porém nem toda Unit possui um formulário associa

Aula 8 - Criando formulário de Resultado

Nesta videoaula veremos como criar o formulário FrmResultado. Serão incluídos 8 labels e 1 panel para desenhar o formulário.

Aula 9 - Criando Record em Delphi

Nesta videoaula você verá como transportar dados de um formulário para o outro. Utilizaremos um recurso chamado Record. Com ele você poderá criar uma estrutura mais completa para armazenar diversas informações.

Aula 10 - Preenchendo campos com os dados do Record

Nesta videoaula veja como capturar e preencher os labels com os dados armazenados diretamente em nosso record.

Ver todas as 14 aulas
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Veja outros cursos de Delphi

Como criar um Cliente SOAP em Delphi

Exportando dados para o Excel com Delphi ComObj

Como manipular XML em Delphi