Curso

Como fazer sua primeira aplicação em Django

Neste curso aprenderemos a trabalhar com o Django, o principal framework Python da atualidade. Conheceremos sua arquitetura MTV, seu sistema de rotas, e criaremos uma aplicação de CRUD completa. O Django tem se mostrado como uma ótima alternativa para o desenvolvimento de aplicações web, tanto pela sua compatibilidade com todos os sistemas operacionais, quanto por seus recursos, que possibilitam um código de fácil manutenção e um grande reaproveitamento.

Esse curso inclui:

Suporte em tempo real

Certificado

Carga horária:

11 horas

Curso de Django Completo (10 aulas)

Aula 1 - Introdução e preparação do ambiente

Neste vídeo vamos preparar nosso ambiente de desenvolvimento, instalando o Python e o PyCharm. Veremos também a aplicação que será desenvolvida ao longo deste curso.

Aula 2 - Criando e configurando o primeiro projeto

Neste vídeo aprenderemos a criar nosso primeiro projeto com o framework Django. Conheceremos, também, o virtualenv, ferramenta para criar ambientes isolados de desenvolvimento, além de instalar o Django no nosso ambiente.

Aula 3 - O que são models

Nesta aula iremos conhecer a primeira camada do padrão MTV (Model, Template, View), a Model, que define o modelo das classes. Veremos quais os tipos de dados e como utilizá-los na aplicação, além de entender seus conceitos e qual seu papel no padrão.

Aula 4 - Como utilizar rotas no Django

Nesta aula iremos entender como o sistema de rotas funciona no Django. Veremos como é possível utilizar a passagem de valores através da URL e uma rápida explicação de como funcionam as expressões regulares.

Aula 5 - Entendendo as views e templates do Django

Nesta aula criaremos as views da nossa aplicação, que faz um papel importante de “mediar as conversas” entre o Model e o Template, delegando para o Model as solicitações do Template.

Aula 6 - Iniciando o projeto prático e criando o template base

Nesta aula iremos criar nosso projeto prático. Será visto a configuração e todos os passos para criar um projeto Django. Além disso, vamos criar o template que servirá de base para todos os outros na aplicação e o model.

Aula 7 - Listagem de registros

Neste vídeo iremos criar a listagem de registros no sistema. Iremos definir nossa view e criar o template responsável por exibir as informações vindas do banco de dados da aplicação.

Aula 8 - Adicionando registros no sistema

Neste vídeo vamos criar a função de adicionar registros. Será visto como criar sua view e o template utilizado para essa funcionalidade.

Aula 9 - Editando registros

Neste vídeo iremos criar os métodos responsáveis por editar um registro inserido no banco de dados. Para isso, iremos criar a view e reaproveitar o template de cadastro de registros para a edição, além da definição da rota.

Aula 10 - Removendo registros

Neste vídeo vamos criar a última funcionalidade do sistema: a remoção de registros. Para isso, iremos criar nossa view e um template para confirmação de exclusão.

Ver todas as 11 aulas
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Veja outros cursos de Python

Curso de Python

Django REST Framework: Criando uma API RESTful 1:N

Django REST: Criando uma API web