Curso

Curso Dominando XML com SQL Server

Nesse curso veremos a integração do XML usando o SQL Server. A XML se tornou a linguagem padrão para a integração entre sistemas e plataformas heterogêneas, pois é flexível e baseada em texto, que pode ser manipulado por diversas linguagens e tecnologias. A necessidade de promover a integração e interoperabilidade entre aplicações e serviços hoje é uma necessidade real, tendo por exemplo, a Lei de Acesso a Informação do Governo Federal. Nesse contexto surge a necessidade de utilização de XML em conjunto com Banco de Dados. O Microsoft SQL Server, desde a sua versão 2005, oferece suporte à linguagem XML, seja para armazenar dados nesse formato ou extrair informações estruturadas em formatos XML hierárquicos, que podem ser personalizados.

Esse curso inclui:

Suporte em tempo real

Certificado

Carga horária:

12 horas

(10 aulas)

Aula 1 - Introdução ao XML e tipos de dados

Nessa videoaula veremos uma introdução à linguagem XML como forma para representar dados. São apresentados os três tipos de dados: estruturados, semiestruturados e não estruturados.

Aula 2 - Documentos XML

Nessa videoaula veremos como são representados os modelos de dados hierárquicos (em árvore) da XML, quais são os tipos de documentos XML (centrados em dados, em documentos ou híbridos).

Aula 3 - DTD e Esquemas XML

Nessa videoaula veremos como validar documentos XML usando duas abordagens: DTD e Esquemas. DTD - Document Type Definition - é um critério mais forte para certificar que um XML seja válido.

Aula 4 - XQuery e XPath

Nessa videoaula veremos algumas técnicas utilizadas para extrair e armazenar XML de bancos de dados relacionais, como usar o SGBD para armazenar os documentos como texto, usar o SGBD para armazenar conteúdos de documento como elementos de dados.

Aula 5 - Extraindo Documentos XML

Nessa videoaula veremos algumas soluções para extrair dados XML de um banco de dados a partir de um estudo de caso, o BD de uma Universidade, com Alunos, Turmas e Disciplinas.

Aula 6 - Curso XML com SQL Serve: Criando o Banco de Dados

Nessa videoaula veremos como criar o banco de dados no SQL Server, a ser utilizado nos exemplos práticos das aulas. O banco de dados consta de tabelas que representam um sistema de universidade.

Aula 7 - Usando o FOR XML AUTO

Nessa videoaula veremos como usar o comando FOR XML AUTO para gerar documentos XML extraídos a partir do banco de dados Universidade. Essa cláusula cria o XML baseado em atributos, e ainda é capaz de aninhar os elementos automaticamente conforme especificado na cláusula JOIN.

Aula 8 - Usando o FOR XML RAW

Nessa videoaula veremos como usar o comando FOR XML RAW para gerar documentos XML extraídos a partir do banco de dados Universidade. Essa cláusula, assim como a XML AUTO, cria o XML baseado em atributos.

Aula 9 - Usando o FOR XML EXPLICIT

Nessa videoaula veremos como usar o comando FOR XML EXPLICT, para gerar documentos XML extraídos a partir do banco de dados Universidade.

Aula 10 - Usando o FOR XML PATH

essa videoaula veremos como usar o comando FOR XML PATH, para gerar documentos XML extraídos a partir do banco de dados Universidade. Essa cláusula permite customizar o documento XML.

Ver todas as 12 aulas
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Veja outros cursos de Banco de Dados

SQL: Seleção Múltiplas tabelas

Hello World com Elasticsearch

Avançando com Subqueries