Curso

Curso Extreme Programming (XP)

O Objetivo desse curso é permitir que o profissional de TI, envolvido com o desenvolvimento de software, possa aplicar a metodologia ágil de desenvolvimento estabelecida nos conceitos da eXtreme Programming (XP). Através do Curso o aluno se tornará familiarizado com os conceitos, áreas de conhecimento, princípios, práticas e processos por trás do desenvolvimento ágil, mas principalmente os que são aplicáveis ao método XP. O curso também mostrará os aspectos práticos, as vantagens e em que momentos não serão possíveis a utilização do XP. Após o curso o você estará habilitado para aplicar o a método XP tanto com sua equipe ou até mesmo a possibilidade de implantá-la em sua empresa.

Esse curso inclui:

Suporte em tempo real

Certificado

Carga horária:

63 horas

Curso de eXtreme Programming (10 aulas)

Aula 1 - Panorama da XP

Desenvolvimento ágil é um assunto que está em alta quando se trata de processo de Software, seja nas universidades ou nas empresas desenvolvedoras, de forma aceitável ou polêmica.

Aula 2 - Introdução à Metodologia XP e Plano de Curso

Esta videoaula tem por objetivo introduzir a Metodologia em estudo e apresentar o plano de curso que se seguirá. Serão passados os tópicos desde os introdutórios até os tópicos que envolvem projetos práticos.

Aula 3 - Retrospectiva do Desenvolvimento de Software Tradicional

Para entendermos o porquê da metodologia ágil e porque ela representa uma inovação ao processo de software é necessário entender os processos de software mais tradicionais que surgiram no passado e/ou que ainda vigoram.

Aula 4 - Modelos de Processo e Ciclo de Vida do Software Parte 01 - Conceitos Gerais

Nesta videoaula introduziremos os conceitos inerentes ao ciclo de vida do software.

Aula 5 - Modelos de Processo e Ciclo de Vida do Software Parte 02 - Cascata e Prototipagem

Nesta Videoaula abordaremos dois modelos de ciclo de vida do software bem clássicos: Modelo Cascada e Prototipagem.

Aula 6 - Modelos de Processo e Ciclo de Vida do Software Parte 03 - Espiral e Componentização

Serão apresentados, nesta videoaula, outros dois modelos de ciclo de vida que são mais compatíveis com a metodologia ágil e são eles: Modelo Espiral e Componentização.

Aula 7 - Conceitos do Desenvolvimento Ágil

Atualmente, inúmeros autores e acadêmicos já reconhecem a metodologia ágil como realidade no processo de desenvolvimento de software, em comparação com as décadas anteriores onde era relutante aceitar seus conceitos e bem menos divulgados.

Aula 8 - Simplicidade

Nesta videoaula introduziremos os princípios da XP, princípios estes que direcionam todas as atividades de iniciativa, planejamento, criatividade, habilidade, conhecimento e comunicação.

Aula 9 - Feedback

Seguindo a sequencia de quatro videoaula sobre os valores da programação XP, será tratado nesta videoaula o segundo valor que é o Feedback.

Aula 10 - Comunicação

Nesta videoaula, seguindo a sequencia dos valores que norteiam a Extreme Programming, vamos falar do 3º valor que é a Comunicação.

Ver todas as 63 aulas
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Veja outros cursos de Engenharia de Software

Aplicando eXtreme Programming (XP) na prática

O que é teste unitário?

Levantamento de Requisitos: Exemplo prático de entrevista