Curso

JSF: Minha primeira aplicação Java WEB

JSF é uma tecnologia utilizada na construção de aplicações Java web. Neste curso veremos os passos necessários para a criar a nossa primeira aplicação utilizando essa tecnologia. Criaremos views em XHTML utilizando componentes do JSF e a Expression Language. Além disso, adicionaremos um Managed Bean que será responsável por intermediar a comunicação dessas views com as demais camadas da aplicação.

Esse curso inclui:

Suporte em tempo real

Certificado

Carga horária:

21 horas

Curso de JavaServer Faces (JSF) (10 aulas)

Aula 1 - Introdução

Neste vídeo falamos sobre as tecnologias utilizadas neste curso. Veremos o resultado final, que será um aplicativo para cadastro de notas textuais completo em funcionamento.

Aula 2 - Arquitetura da aplicação

Neste vídeo conheceremos a arquitetura do projeto. Teremos uma visão dos arquivos envolvidos em sua construção, bem como das decisões iniciais de modelagem.

Aula 3 - MVC no JSF

Continuando nossa discussão sobre as decisões de implementação do projeto, neste vídeo falaremos um pouco sobre o MVC com o JSF e sobre a comunicação entre as várias camadas da aplicação.

Aula 4 - Criação e configuração do projeto

Aprenda nesse vídeo a configurar um projeto web no Intellij IDEA Community Edition e integrá-lo ao Tomcat para facilitar a execução da aplicação usando o Maven. Aqui ele também será usado como gerenciador de dependências e construtor.

Aula 5 - Estrutura de pastas e arquivos de configuração

Neste vídeo veremos a criação das pastas necessárias para um projeto Java web. Nela vamos inserir o descritor de implantação, o arquivo de configuração do JSF, além das views que serão desenvolvidas ao longo do curso.

Aula 6 - Criando a primeira view

Neste vídeo executaremos a aplicação pela primeira vez. Criamos um arquivo index.xhtml, no qual será inserido o componente da JSF h:outputText, responsável por exibir um texto estático no navegador.

Aula 7 - Criando a entidade Lembrete

Neste vídeo falamos sobre a classe Lembrete, que representa a entidade a ser persistida em memória. Essa classe possui um construtor vazio, além de métodos getters e setters, que serão utilizados pelos componentes da JSF através do Managed Bean.

Aula 8 - Criando a classe LembreteMapper

No decorrer do curso, faremos a gravação dos lembretes em memória. Para facilitar esse processo, além de isolar as responsabilidades dentro da aplicação.

Aula 9 - Criando a classe LembreteBean

Nessa aula começaremos a construção do Managed Bean da aplicação, o LembreteBean. Aprenderemos como anotar uma classe para a JSF entendê-la como um Managed Bean, bem como os campos e atributos básicos necessários para seu funcionamento.

Aula 10 - Listando dados com DataTable

O componente DataTable é usado para exibir a lista de lembretes em forma de tabela. Nesse vídeo veremos como usá-lo para exibir a listagem de lembretes e outros tipos de dados.

Ver todas as 21 aulas
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Veja outros cursos de Java

Linguagem Java: Hello World!

Linguagem Java: tipos de dados

Linguagem Java: Controle de Fluxo