Curso

JPQL: Escrevendo consultas na JPA

Aprender a consultar dados armazenados em bancos de dados relacionais é um importante passo na construção de sistemas. Quanto o assunto é JPA/Hibernate, a linguagem base para isso deixa de ser a tão conhecida SQL, e passa a ser a JPQL, ou Java Persistence Query Language. Com ela, acessamos dados com a mesma simplicidade da linguagem SQL, mas sem deixar de lado as vantagens da orientação a objetos. Neste curso você aprenderá sobre essa linguagem e começará a escrever as suas primeiras consultas.

Esse curso inclui:

Suporte em tempo real

Certificado

Carga horária:

7 horas

Introdução ao Curso de JPQL (7 aulas)

Aula 1 - Introdução

Aprenda a escrever consultas ao banco de dados com a JPQL, linguagem definida pela API JPA e que nos permite recuperar dados com uma sintaxe semelhante à SQL, mas sem deixar de lado alguns princípios da orientação a objetos.

Aula 2 - Primeira consulta JPQL

Saiba como escrever a primeira consulta com a JPQL. Como você poderá notar, o código é semelhante ao de uma consulta SQL (como o SELECT * FROM nometabela), porém não referenciamos tabelas e colunas, mas sim entidades e atributos no código.

Aula 3 - Filtros com JPQL

Para que nossas consultas retornem dados mais precisos e não consumam recursos do servidor desnecessariamente, é fundamental saber criar consultas com filtros. É sobre este assunto que vamos aprender agora.

Aula 4 - Como utilizar parâmetros

Quando começamos a escrever filtros em nossas consultas, algo que também se torna fundamental é o uso de parâmetros. Com eles conseguimos reaproveitar o código das nossas consultas. Aprenda o que são e saiba como utilizar os parâmetros nomeados.

Aula 5 - Selecionando apenas um resultado

Já aprendemos como retornar uma lista de resultados, porém, a escrita de consultas que retornam apenas um resultado também é comum. Neste vídeo vamos saber o que fazer para obter resultados únicos.

Aula 6 - Consultas que acessam mais de uma tabela

Outra consulta bastante comum é a que precisa acessar dados em mais de uma tabela para obter o resultado. Em geral, com a linguagem SQL sempre declaramos JOINs. No caso da JPQL, no entanto, temos uma facilidade quanto a isso.

Aula 7 - Consultas com JOIN

Quando em nossa consulta precisamos acessar objetos complexos, como coleções, o uso do JOIN passa a ser fundamental. Vejamos, neste vídeo, como escrever consultas que precisam do JOIN para recuperar os dados desejados.

Iniciar agora
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Veja outros cursos de Java

Linguagem Java: Hello World!

Linguagem Java: tipos de dados

Linguagem Java: Controle de Fluxo