Curso

Criando meu primeiro banco de dados no MySQL

Neste curso você aprenderá como criar seu primeiro banco de dados utilizando o MySQL. O MySQL é um sistema de gerenciamento de banco de dados, que utiliza a linguagem SQL como interface para manipulação dos seus recursos.

Esse curso inclui:

Suporte em tempo real

Certificado

Carga horária:

8 horas

Curso de MySQL (8 aulas)

Aula 1 - Introdução

O MySQL é um dos SGBDs mais utilizados atualmente, e por esse motivo adotamos o mesmo para criarmos o nosso primeiro banco de dados. Veremos como criar um banco de dados, tabelas, campos, chave primária, chave estrangeira, index, e muito mais.

Aula 2 - Preparando o ambiente

A primeira etapa do curso é preparar o ambiente para trabalhar com o MySQL e para isso utilizaremos o MySQL Installer, responsável por fornecer as ferramentas necessárias para criar bancos de dados MySQL.

Aula 3 - Instalando o XAMPP

Veremos nesse vídeo como implementar o formulário para ler a estrutura fixa do XML contendo os dados de um cliente e seus respectivos telefones.

Aula 4 - Criando o primeiro banco de dados

Neste ponto criaremos o nosso primeiro banco de dados. Essa etapa é o início de todo o processo para elaboração de um banco de dados com tabelas, campos, relacionamentos, etc.

Aula 5 - Criando uma tabela

Criar tabela é uma das principais atividades na hora de montar o nosso banco de dados. A tabela tem a função de armazenar os registros em linhas e colunas, para posteriormente serem consultadas, alteradas ou até mesmo removidas.

Aula 6 - Criando Índices

A criação de índices ajuda na organização dos registros de uma determinada tabela. Um índice permite otimizar uma determinada instrução SQL, diminuindo o tempo de resposta do nosso banco de dados.

Aula 7 - Criando Chave Estrangeira

A chave estrangeira é responsável por manter a integridade dos dados e controlar o relacionamento entre tabelas. Geralmente uma chave estrangeira é gerada a partir de uma chave primária de outra tabela.

Aula 8 - Exportando o banco de dados

Depois de criar um banco de dados é comum realizar a exportação da estrutura e dados do mesmo para que possamos ter uma cópia de segurança, ou até mesmo importá-lo e recriá-lo em outro ambiente, como um servidor de produção.

Iniciar agora
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Veja outros cursos de Banco de Dados

SQL: Seleção Múltiplas tabelas

Hello World com Elasticsearch

Avançando com Subqueries