Curso

Curso Online de JSF (Java Server Faces)

Nesse curso de JSF (Java Server Faces) com a IDE Eclipse, veremos todos os conceitos deste framework MVC, para que o aluno tenha uma formação completa de JSF2. Durante o curso, serão abordados conceitos como configuração do ambiente de desenvolvimento, managed beans, navegação entre paginas, conversores, validação de dados, componentes JSF, uso de ajax, internacionalização de mensagens, templates com Facelets, integração com JPA e desenvolvimento de CRUD. O estudo de caso abordado para desenvolvimento das manutenções será o de o gerenciamento de projeto de uma empresa, onde cada funcionário da empresa possui um setor, pertence a um grupo (Usuários ou Administradores), e cada projeto possui um setor, e pode ter vários funcionários alocados a este projeto. O diagrama de classes pode ser visualizado na figura abaixo. Será utilizada a IDE de desenvolvimento Eclipse, pois é uma ferramenta gratuita, largamente utilizada para o desenvolvimento com Java EE, além disso, permite a instalação de complementos, visando facilitar o desenvolvimento. O JSF (Java Server Faces) é a especificação para um framework de componentes para desenvolvimento web em Java. Esta especificação foi definida por meio do Java Community Process (JCP), que é a entidade que tem como objetivo especificar a evolução da linguagem Java de acordo com o interesse do mercado. Atualmente JSF é a principal plataforma para desenvolvimento do Java EE. A primeira versão da tecnologia surgiu em 2004, com a liberação da versão 1.0. A especificação original do JSF ficou muito aquém do ideal, era muito genérica e propunha situações que na prática não eram ideais. O JSF 2.0 surgiu em 2009, criado a partir de frameworks que visavam completar a especificação original, projetos de software aberto e que haviam tido tempo de amadurecer, o que melhorou a facilidade de uso e integração com Java EE, além de fornecer suporte a novas tecnologias como Ajax e REST. Ao final do curso, o aluno será capaz de desenvolver aplicações utilizando a tecnologia Java Server Faces, integrar com bases de dados e instalar sua aplicação em um servidor.

Esse curso inclui:

Suporte em tempo real

Certificado

Carga horária:

48 horas

Curso de Java Server Faces (10 aulas)

Aula 1 - Introdução a Java Server Faces

Nesta videoaula é possível entender o que é a tecnologia JSF (Java Server Faces). Além disso serão apresentados os recursos que este framework MVC possui e porque se tornou o padrão para desenvolvimento de interfaces do Java EE.

Aula 2 - Configuração do ambiente de desenvolvimento

Nesta videoaula veremos como configurar o ambiente de desenvolvimento. Será visto o download e instalação do ambiente de desenvolvimento Java (JDK), bem como o ambiente de execução Java (JRE).

Aula 3 - Primeiro projeto com JSF

Nesta videoaula criaremos o primeiro projeto JSF (Java Server Faces) na IDE Eclipse. Veremos como configurar as bibliotecas já pensando na posterior distribuição da aplicação.

Aula 4 - Ciclo de vida dos managed beans

Nesta videoaula veremos os managed beans. O que define o seu ciclo de vida, o que é o ciclo entre a sua criação e posterior liberação da memória.

Aula 5 - Navegação entre páginas

Nessa videoaula veremos como funciona a navegação entre paginas no Java Server Faces. Primeiro, trataremos a navegação de forma estática.

Aula 6 - Principais componentes HTML do JSF: Visão geral dos componentes

Nessa videoaula teremos uma visão geral dos principais componentes Core e HTML do Java Server Faces.

Aula 7 - Principais componentes HTML do JSF: Componentes para saída de texto e imagem

Nessa videoaula, que é a segunda sobre os componentes do Java Server Faces, veremos componentes para exibição de texto e imagens na tela.

Aula 8 - Principais componentes HTML do JSF: Botões e links

Nessa videoaula, que é a terceira sobre os componentes do Java Server Faces, veremos como trabalhar com botões e links.

Aula 9 - Principais componentes HTML do JSF: Entrada de dados

Nessa videoaula, que é a quarta sobre os componentes do Java Server Faces, veremos como trabalhar com entrada de dados.

Aula 10 - Curso Java Server Faces: Formulários no JSF: Mensagens

Nessa videoaula, que é a primeira de duas aulas sobre formulários, veremos como criar mensagem no managed bean, para serem exibidas na tela, usando o contexto do Java Server Faces.

Ver todas as 48 aulas
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Veja outros cursos de Java

Linguagem Java: Hello World!

Linguagem Java: tipos de dados

Linguagem Java: Controle de Fluxo