Curso

Curso Padrões de Projeto com C#

Neste curso, todos os Padrões de Projeto (design patterns) conhecidos como “GoF” são abordados em detalhes, onde descrevo seus princípios e objetivos, estrutura, implementação e exemplo. A implementação é representada através da UML, com código gerado nas linguagens C# e Delphi. A parte introdutória do curso apresenta os fundamentos essenciais para o bom entendimento de todos os padrões apresentados. Após a apresentação detalhada de todos os padrões catalogados, é feito um estudo de caso onde o correto e oportuno uso de padrões é apresentado. Bons projetistas de software definem estruturas que possam ser reutilizáveis. Através de abstrações, definição de interfaces, classes, heranças e relacionamentos, essas estruturas são capazes de resolver problemas específicos do projeto, enquanto flexíveis o suficiente para resolverem problemas futuros. Projetistas sabem que não podem resolver novos problemas a partir de princípios elementares ou do zero. Ao invés disso, eles reutilizam soluções que já funcionaram no passado, fruto da experiência que outros projetistas tiveram ao resolverem problemas comuns e fizeram questão de documentá-los. Podendo assim definir os padrões de projeto como soluções comprovadas e testadas para problemas recorrentes de estruturas orientadas a objeto.

Esse curso inclui:

Suporte em tempo real

Certificado

Carga horária:

66 horas

(10 aulas)

Aula 1 - Classes

Nessa videoaula veremos como utilizar classes na programação orientada a objetos, como etapa preliminar aos estudos de padrões de projeto. Classes são uns dos principais fundamentos da orientação a objetos.

Aula 2 - Herança

Nessa videoaula veremos como aplicar um dos principais fundamentos da reutilização de código na programação orientada a objetos, a herança. Classes podem herdar de outras classes, formando hierarquias.

Aula 3 - Polimorfismo

Nessa videoaula veremos como usar umas das técnicas mais poderosas da programação orientada a objetos, o polimorfismo, que é a capacidade de uma classe base definir um método polimórfico.

Aula 4 - Encapsulamento

Nessa videoaula veremos como esconder detalhes complexos em classes promovendo o encapsulamento, outro ponto fundamental na programação orientada a objetos. O ocultação de informação (information hiding) é importante para encapsular o que muda.

Aula 5 - Classes Abstratas

Nessa videoaula veremos como abstrair detalhes do mundo real usando o conceito de abstração na programação orientada a objetos. A abstração pode ser promovida na OO usando- se classes abstratas ou interfaces.

Aula 6 - Interfaces

Nessa videoaula veremos como usar um dos principais recursos da programação orientada a objetos quando se trata do uso de padrões de projeto e abstração, as interfaces.

Aula 7 - Delegação

Nessa videoaula veremos como usar delegação (delegation) na orientação a objetos.

Aula 8 - Apresentando Design Patterns

Nessa videoaula veremos uma introdução teórica aos Padrões de Projeto (também conhecidos como Design Patterns).

Aula 9 - Abstract Factory

Nessa videoaula veremos uma introdução ao padrão Abstract Factory. Este padrão fornece uma interface para criação de famílias de objetos relacionados ou dependentes sem especificar suas classes concretas.

Aula 10 - Aplicando Abstract Factory

Nessa videoaula veremos como aplicar na prática o padrão Abstract Factory. A aplicação deste padrão traz como benefício principal o isolamento de classes concretas.

Ver todas as 66 aulas
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Veja outros cursos de .NET

Hello World com a linguagem C#

Relatórios com o Stimulsoft Reports.Web para .NET

O que é .NET Core?