Curso

O que são Servlets?

A programação para a Web nem sempre foi a área mais forte do Java. No início, ficávamos restritos a scripts CGI e Applets. Com a criação da Servlet API, no entanto, esse cenário mudou e, como consequência, o Java se tornou a principal tecnologia para desenvolvimento Web, passando a ser, inclusive, referência para outras linguagens! Mas, qual o propósito dessa API? O que são Servlets? Por que eles são tão importantes? Como programar um Servlet? É sobre esses assuntos que vamos tratar neste curso. A partir dele você saberá que servlets são a base da programação web em Java, representando o ponto de partida para os principais frameworks que atendem a esse tipo de aplicação e, portanto, algo fundamental para se conhecer quando se tem como meta ser um bom programador.

Esse curso inclui:

Suporte em tempo real

Certificado

Carga horária:

3 horas

Curso de Servlets (3 aulas)

Aula 1 - Introdução

Aprenda o que é um Servlet, para que ele serve e sua importância para o Java. Como você aprenderá nesta aula, servlets representam a base do Java para o desenvolvimento web dinâmico. É com servlets que recebemos e respondemos às requisições web.

Aula 2 - Programando com Servlets

Dê os primeiros passos no desenvolvimento Web em Java criando seu primeiro servlet. Aprenda a programar um estendendo a classe HttpServlet, o anotando com @WebServlet e programando métodos para tratar as requisições de acordo com o verbo HTTP.

Aula 3 - Recuperando parâmetros com Servlets

Agora que você já sabe como criar servlets, aprenda também o que fazer para recuperar valores passados por parâmetro nas requisições, algo fundamental na programação web.

Iniciar agora
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Veja outros cursos de Java

Linguagem Java: Hello World!

Linguagem Java: tipos de dados

Linguagem Java: Controle de Fluxo