Curso

Delphi Exceptions: Trabalhando com exceções em Delphi

Neste curso você aprenderá a realizar o tratamento de exceções no Delphi, técnica que visa garantir o bom funcionamento da aplicação mesmo na ocorrência de certos erros. Esse é um passo fundamental no aprendizado de diversas linguagens de programação e portanto deve ser conhecido por todo programador Delphi.

Esse curso inclui:

Suporte em tempo real

Certificado

Carga horária:

9 horas

Curso de Delphi Exceptions (9 aulas)

Aula 1 - Introdução

Iniciando nosso curso veremos o cenário que será utilizado como exemplo ao longo dos próximos vídeos e como a aplicação se comporta quando uma exceção sem tratamento é lançada.

Aula 2 - Identificando erros na aplicação

Afim de entender como os erros são gerados no Delphi, veremos aqui um código que apresenta anomalia em seu funcionamento devido à tentativa de manipulação de um objeto nulo.

Aula 3 - Try Except: Primeiro passo

Para evitar o mau funcionamento da aplicação na ocorrência das exceções, usamos o bloco try-except.

Aula 4 - Tratando exceção pelo tipo

Há diversos tipos de exceção pré-definidos no Delphi e identificar cada um deles é muito importante para o bom funcionamento de sua aplicação. Veja neste vídeo como identificar erros do tipo Access Violation em sua aplicação.

Aula 5 - Resolvendo Access Violation

Não basta apenas identificarmos o problema, o mesmo precisa ser resolvido para que a aplicação continue funcionamento perfeitamente. Veja agora como solucionar o erro de Access Violation gerado no vídeo anterior.

Aula 6 - Tratando mais de um tipo de Exceção

No Delphi também é possível efetuar o tratamento de diferentes tipos de exceção em um mesmo bloco try-except, garantindo o bom funcionamento da aplicação independente do problema ocorrido.

Aula 7 - Ordem de tratamento das exceções

Quando tratamos diferentes tipos de exceção, a ordem em que elas são explicitadas no bloco except é relevante, de forma que exceções mais genéricas devem ser tratadas por último, enquanto as mais específicas devem vir primeiro.

Aula 8 - Criando uma exceção customizada

Além das exceções já existentes por padrão na linguagem, veremos neste vídeo que também podemos criar as nossas próprias classes de exceção a fim de representar um problema específico que pode ocorrer na aplicação.

Aula 9 - Try Finally

O bloco Try Finally, que será apresentado neste vídeo, tem o objetivo de garantir que determinadas ações sempre sejam executadas ao final do processamento de um bloco de código, ainda que ocorram exceções.

Iniciar agora
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Veja outros cursos de Delphi

Como criar um Cliente SOAP em Delphi

Exportando dados para o Excel com Delphi ComObj

Como manipular XML em Delphi