Curso

Delphi Memory Leak: Criando e destruindo objetos

Neste curso veja como identificar vazamentos de memória no Delphi (Memory Leak) e como corrigi-los. Memory Leak acontecem quando criamos objetos e não os destruímos. Diferente de .NET ou Java, que possuem garbage collector, o Delphi não possui um mecanismo para liberar sozinho objetos instanciados e por isso o programador precisa criá-los e destruí-los.

Esse curso inclui:

Suporte em tempo real

Certificado

Carga horária:

5 horas

Curso de Delphi: Memory Leak (5 aulas)

Aula 1 - Introdução

Como no Delphi não temos garbage collector, o programador precisa criar e destruir seus próprios objetos e para isso, utilizamos o comando ReportMemoryLeakOnShutdown.

Aula 2 - Habilitando o relatório de vazamento de memória

Neste vídeo veremos um exemplo clássico de vazamento de memória, onde declaramos e instanciamos uma variável do tipo TStringList, porém não a destruímos.

Aula 3 - Caso comum de Memory Leak

Neste vídeo veremos um caso comum de Memory Leak, onde temos duas entidades TVenda e TVendaItem. A classe TVenda possui uma lista do tipo TVendaItem e em seu método constructor estamos instanciando a propriedade FListaVendaItem.

Aula 4 - Memory Leak e Herança

Neste vídeo veremos mais um caso bem comum de Memory Leak, onde temos uma classe Pai, chamada de TSistema e a classe TVenda (vista no vídeo anterior) herdando de TSistema.

Aula 5 - Memory Leak com lista de objetos

Existem diversas situações do nosso dia-a-dia nas quais podemos esquecer de liberar um objeto da memória e isso acabar gerando memory leak, não é mesmo? Neste vídeo você verá um caso muito comum em que criamos uma coleção de objetos.

Iniciar agora
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Veja outros cursos de Delphi

Como criar um Cliente SOAP em Delphi

Exportando dados para o Excel com Delphi ComObj

Como manipular XML em Delphi