Curso

Django Admin: Criando uma aplicação web completa

Neste curso você aprenderá a desenvolver uma aplicação completa utilizando o Django Admin, um módulo administrativo do Django, o framework mais utilizado para desenvolvimento web com Python. O Django Admin facilitará a manipulação dos dados, permitindo personalizar a aparência e traduzir a interface do painel administrativo, bem como tornará simples o controle de acesso.

Esse curso inclui:

Suporte em tempo real

Certificado

Carga horária:

16 horas

(10 aulas)

Aula 1 - Introdução

Iniciaremos nosso curso vendo quais ferramentas serão necessárias para o desenvolvimento do nosso projeto. Além disso, veremos a aplicação final que será desenvolvida ao longo do curso.

Aula 2 - Criando o projeto

Veremos agora como instalar as ferramentas que serão utilizadas no projeto (Python, MySQL e PyCharm) e como criar nosso projeto com o Django.

Aula 3 - Criando os models

Para definir quais atributos nossas classes terão, precisamos defini-las no arquivo models.py. Em projetos Django esse arquivo agrupa as classes que representam as entidades da aplicação.

Aula 4 - Configurando o MySQL na aplicação

Neste vídeo veremos como configurar nossa aplicação para trabalhar com o MySQL e armazenar as informações cadastradas no sistema utilizando esse banco de dados.

Aula 5 - Criando as migrações para o banco de dados

Após configurar o banco de dados na aplicação, iremos realizar as migrações, a fim de criar uma tabela equivalente no banco de dados a partir de cada classe definida no arquivo de models.

Aula 6 - Configurando o cadastro de imagens no projeto

Para permitir o upload de imagens em nosso projeto, precisamos definir em qual diretório estas serão armazenadas. Isso será feito definindo a URL da pasta “media”, que será criada dentro do projeto.

Aula 7 - Ativando o Django Admin e registrando os models

Veremos agora como ativar o módulo de administração do Django e como registrar os models criados, a fim de permitir que o Django Admin manipule-os. Além disso, criaremos o usuário para realizar login no módulo de administração.

Aula 8 - Criando o template base

Para aumentar o reaproveitamento do nosso código, criaremos um template base que irá conter toda a estrutura HTML e CSS comum das nossas páginas. As próximas páginas então serão injetadas no corpo desse template.

Aula 9 - Listagem de veículos

Para realizar a listagem dos veículos veremos como obter todos os veículos do banco de dados e renderizar essa lista de objetos em nosso template.

Aula 10 - Busca de veículos

A busca de veículos é uma funcionalidade muito importante em nosso projeto, pois podemos localizar os veículos de acordo com seu modelo. Para isso criaremos um campo na listagem de veículos no qual o usuário poderá digitar o texto desejado.

Ver todas as 16 aulas
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Veja outros cursos de Python

Curso de Python

Django REST Framework: Criando uma API RESTful 1:N

Django REST: Criando uma API web