Curso

Django REST: Criando uma API web

Neste curso veremos como desenvolver uma API RESTful utilizando os frameworks Django e Django REST Framework. Para isso, será implementado um CRUD de vagas com os recursos de validação e paginação dos registros.

Esse curso inclui:

Suporte em tempo real

Certificado

Carga horária:

21 horas

Curso de Django REST (10 aulas)

Aula 1 - Introdução

Dando início ao curso, veremos quais tecnologias serão utilizadas e a aplicação final que será desenvolvida.

Aula 2 - Configurando o ambiente

Para iniciar a criação da aplicação, precisamos configurar o ambiente de desenvolvimento. Sendo assim, veremos como criar o projeto utilizando o PyCharm.

Aula 3 - Instalando os pacotes necessários

Para o desenvolvimento da nossa API, serão necessários alguns pacotes. Sendo assim, veremos como instalá-los em nosso projeto.

Aula 4 - Criando o projeto

Neste vídeo veremos como criar o projeto Django utilizando o terminal integrado do PyCharm. Será visto quais comandos necessários e o funcionamento de cada um.

Aula 5 - Criando o model

Agora precisamos definir os atributos que a entidade Vaga possuirá. Para isso, utilizaremos o arquivo models.py da aplicação.

Aula 6 - Configurando o banco de dados

Neste vídeo veremos como realizar a configuração do banco de dados MySQL dentro do nosso projeto configurando todos os parâmetros.

Aula 7 - Realizando as migrações

Com a conexão entre nosso projeto e o banco de dados realizada, precisamos realizar as migrações para que as tabelas que serão utilizadas no projeto sejam criadas.

Aula 8 - Criando o Serializer

Neste vídeo veremos como criar o serializer, arquivo responsável por mapear como a entidade Vaga será retornada através das requisições feitas à API.

Aula 9 - Inserindo registros

Dando início ao desenvolvimento das funcionalidades da nossa API, veremos como implementar o método responsável por inserir registros em nosso banco de dados.

Aula 10 - Definindo as rotas para os métodos GET e POST

Para que os métodos definidos na classe VagaList sejam chamados, precisamos definir a rota responsável por isso. Sendo assim, veremos nesse vídeo todo este processo.

Ver todas as 21 aulas
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Veja outros cursos de Python

Curso de Python

Django REST Framework: Criando uma API RESTful 1:N

ORM no Django: Implementando o relacionamento N:N