Curso

Exportando dados para o Excel com Delphi ComObj

Aprenda neste curso como manipular uma planilha do Excel utilizando, em conjunto com esse programa, a biblioteca ComObj no Delphi. Aqui você verá na prática como exportar os dados vindos de um DataSet para uma planilha, armazenando nas células correspondentes os mais variados tipos, como datas, moedas, números, textos e ainda fórmulas. Veja também como inserir novas abas, bem como definir uma apresentação para o seu documento formatando a aparência das suas células.

Esse curso inclui:

Suporte em tempo real

Certificado

Carga horária:

9 horas

Curso de Excel com Delphi (9 aulas)

Aula 1 - Introdução

Aprender a trabalhar com a biblioteca ComObj é fundamental para quem precisará integrar suas aplicações Delphi com objetos externos, por exemplo, o Excel.

Aula 2 - Aplicação desenvolvida

A aplicação desenvolvida é um cliente Delphi que tem o objetivo de consumir o método exportar da classe TRelatorioVenda.

Aula 3 - Formatando células

A próxima etapa é aprender a formatar as células a serem geradas no Excel e, para isso, avançaremos um pouco mais no conhecimento da biblioteca comObj.

Aula 4 - Formatando as colunas

Neste momento aprenderemos a preencher mais células, além de definir um título para a nossa aba. Por fim, ajustaremos automaticamente a largura das nossas células.

Aula 5 - Exportando Dados

Neste momento faremos a exportação de dados armazenados em uma query, vinculada a uma tabela do banco de dados.

Aula 6 - Trabalhando com fórmulas

Neste momento aprenderemos a usar as fórmulas disponíveis no Excel, como count e sum, responsáveis por contar e somar, respectivamente.

Aula 7 - Criando uma nova aba

Exportar dados não necessariamente precisa ser feito em uma mesma aba. Podemos criar outras abas e utilizá-las normalmente.

Aula 8 - Salvar documento

Após criar a planilha e exportar os dados, precisamos de um mecanismo para salvar o documento criado, além de fechar o Excel também.

Aula 9 - Liberando objetos da memória

Manter objetos na memória é considerado uma má prática no desenvolvimento, por isso precisamos garantir que todos os objetos criados sejam destruídos. Utilizando a function Unassigned conseguimos liberar os objetos do tipo Variant da memória.

Iniciar agora
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Veja outros cursos de Delphi

Como criar um Cliente SOAP em Delphi

Como manipular XML em Delphi

Delphi: Cadastro Orientado a Objetos com FireDAC