Curso

FireDAC: Como acessar Banco de Dados com Delphi

Neste curso você aprenderá como acessar um banco de dados MySQL no Delphi utilizando a biblioteca FireDAC. Será desenvolvido um projeto com um formulário contendo um DBGrid e um botão para carregar os dados, além de um datamodule organizando os componentes para acessar o banco de dados MySQL utilizando o FireDAC.

Esse curso inclui:

Suporte em tempo real

Certificado

Carga horária:

11 horas

Curso de FireDAC (10 aulas)

Aula 1 - Introdução

Acessar bancos de dados é muito comum em qualquer linguagem de programação. Neste contexto o FireDAC é a tecnologia recomendada para essa tarefa no Delphi.

Aula 2 - Configurando conexão

O primeiro passo para realizar o acesso ao banco de dados utilizando FireDAC é configurar uma conexão, o que pode ser feito por meio do Data Explorer, uma ferramenta integrada do Delphi e que veremos como funciona neste vídeo.

Aula 3 - Construindo o formulário

Veja neste vídeo como criar a interface gráfica da aplicação de exemplo, na qual utilizaremos um DBGrid para listar os registros da nossa tabela e um botão para carregar os dados.

Aula 4 - Binding em Delphi

O binding de componentes consiste em vincular os controles visuais (DBEdit, DBCombobox, DBGrid ) com campos em uma tabela do seu banco de dados, usando um DataSource como intermediário para essa ligação.

Aula 5 - Criando acesso ao banco de dados

Utilizar um datamodule nos permite organizar melhor o nosso projeto, concentrando e organizando componentes não visuais como FDConnection, FDQuery, DataSetProvider, ClientDataSet, entre outros.

Aula 6 - Criando um FDQuery

Quando trabalhamos com banco de dados precisamos de um componente para definir os comandos a serem executados no mesmo, como o FDQuery que será visto nesse vídeo.

Aula 7 - Adicionando DataSource

O componente DataSource é responsável por conectar os controles visuais (DBGrid, DBEdit, DBCombobox, etc.) com um determinado DataSet (FDQryLembrete). Com isso podemos exibir nos controles visuais os dados que estão neste DataSet.

Aula 8 - Configurando DBGrid

O DBGrid é um componente que podemos personalizar e deixar com um layout mais apresentável. Neste vídeo veremos como configurar e ajustar ao layout do nosso formulário.

Aula 9 - Executando Query via Botão

O DBGrid é um componente que podemos personalizar e deixar com um layout mais apresentável. Neste vídeo veremos como configurar e ajustar ao layout do nosso formulário.

Aula 10 - Adicionando componentes DBWare

Existem outros componentes DBWare que podem ser usados para exibir os dados de uma determinada tabela em um formulário, como DBEdit, DBCombobox, DBMemo, DBText utilizando as propriedades DataField.

Ver todas as 11 aulas
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Veja outros cursos de Delphi

Como criar um Cliente SOAP em Delphi

Exportando dados para o Excel com Delphi ComObj

Como manipular XML em Delphi