Curso

Introdução ao Django Admin

Neste curso veremos uma importante funcionalidade do framework Django. O Django Admin é uma ferramenta que automatiza a criação de módulos administrativos para o sistema de forma rápida e fácil. Durante o curso veremos como utilizar o Django Admin, além de criar um blog com o cadastro das informações realizadas através do módulo de administração e a listagem desses dados através do uso de templates do Django.

Esse curso inclui:

Suporte em tempo real

Certificado

Carga horária:

13 horas

(10 aulas)

Aula 1 - Introdução

Neste vídeo veremos o que é o Django Admin e o que ele proporciona como ferramenta para criar módulos administrativos de forma rápida e extremamente fácil. Veremos, também, a aplicação final que iremos desenvolver ao longo do curso.

Aula 2 - Configuração do ambiente

Neste vídeo veremos o que será necessário para desenvolver nossa aplicação com o Django, como o Python e nossa IDE de desenvolvimento.

Aula 3 - Criando o projeto

Neste vídeo veremos como criar nosso projeto utilizando o PyCharm. Além disso, iremos ativar o módulo do Django Admin para que ele seja utilizado no projeto.

Aula 4 - Criando o model e realizando a migração

Neste vídeo iremos definir, através do model, quais atributos nossa classe terá. Além disso, iremos realizar a migração desses dados para o banco e, assim, criar a tabela de postagens automaticamente.

Aula 5 - Registrando o model no Django Admin

Neste vídeo veremos um dos passos mais importantes do nosso projeto, que é registrar nosso model no módulo do Django Admin para permitir que o módulo de administração realize todas as tarefas de CRUD, o que será feito nesta vídeo aula.

Aula 6 - Conhecendo o Django Admin

Neste vídeo iremos realizar um “tour” pelo Django Admin, onde conheceremos todas as suas funcionalidades e características, além de verificar todo o seu poder de controle de manipulação dos usuários.

Aula 7 - Entendendo a classe Meta

A classe Meta é muito importante para a criação dos models, pois, com ela, conseguimos definir algumas configurações adicionais para a exibição dos modelos de dados, como poderá ser visto nesse vídeo.

Aula 8 - Montando o template base

Para um maior reaproveitamento de código, é importante a criação de um template base contendo todo o HTML comum da aplicação, evitando, assim, repetição de código.

Aula 9 - Listando todos os posts através do template

Nesse vídeo inserimos os dados através do Django Admin e agora precisamos listar os posts do nosso blog através de templates, já que os usuários não terão acesso ao módulo de Administração. Iremos criar um template para listagem desses dados

Aula 10 - Exibindo um post pelo ID

Neste vídeo iremos exibir um post através de seu ID, passado como parâmetro através da URL. Para isso utilizaremos o sistema de rotas, views e templates do Django.

Ver todas as 13 aulas
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Veja outros cursos de Python

Curso de Python

Django REST Framework: Criando uma API RESTful 1:N

Django REST: Criando uma API web