Curso

Introdução ao Java Message Service - JMS

Neste curso de JMS apresenta-se uma série de vídeo aulas sobre seus recursos, tais como tópicos e tópicos duráveis, filas, etc. O Java Message Service é uma API da linguagem Java para middleware orientado à mensagens na arquitetura de grandes aplicações web, onde há necessidade de atender a requisitos extremos de performance, escalabilidade, manutenibilidade e segurança. Através da API JMS duas ou mais aplicações podem se comunicar por mensagens.um componente central. Ele permite que os componentes do aplicativo baseado em J2EE possam criar, enviar, receber e ler mensagens, permitindo uma comunicação flexível, confiável e assíncrona. O modelo apresentado no curso será o publish/subscribe - suporta a publicação de mensagens para um determinado tópico de mensagens (message topic). O subscriber podem registrar interesse em receber mensagens de um tópico. Neste modelo, nem o publisher ou o "assinante" sabem um do outro.

Esse curso inclui:

Suporte em tempo real

Certificado

Carga horária:

16 horas

(10 aulas)

Aula 1 - Criando o ambiente

Esta vídeo aula apresenta como usar tópicos com JMS. O autor mostra como criar o ambiente, desde a instalação e configuração do Eclipse. Veja a importância de trabalhar com tópicos, onde a mensagem é enviada para vários receptores.

Aula 2 - Classe JMSUtil.java

Esta vídeo aula apresenta como usar tópicos com JMS. O autor mostra como criar pacores e as classes JMSUtil e StockPublisher

Aula 3 - Exemplo 1

Esta vídeo aula dá continuidade à nossa discussão sobre o uso de tópicos com JMS. Finalizaremos o exemplo, mostrando como enviar uma mensagem, deixando que tres objetos a consumam que estão registrados no mesmo tópico.

Aula 4 - Método StockVariationPublisher

Esta é a quarta vídeo aula da séria sobre o uso de tópicos com JMS. Iniciaremos a construção de um segundo exemplo onde enviaremos a cotação de ações sendo disparadas para aplicações recebendo através de tópicos.

Aula 5 - Método Map

Esta vídeo aula apresenta como usar tópicos com JMS. Continuaremos criando o nosso exemplo para ilustrar o trabalho e as vantagens de trabalhar com tópicos em JMS. Criaremos o método retornaremos o conteúdo do arquivo de cotações.

Aula 6 - Classe StockClient

Esta vídeo aula apresenta como usar tópicos com JMS. Continuaremos contruindo o segundo exemplo, onde serão criados os ultimos métodos que permitirão a conexão com a aplicação.

Aula 7 - Edição e envio do arquivo de cotações

Esta vídeo aula apresenta como usar tópicos com JMS.Veremos o exemplo em funcionamento através da edição do arquivo com as cotações das ações e quando salvarmos esse arquivo o mesmo será enviado para todos os clientes registrado no tópico trabalhado.

Aula 8 - Introdução

Esta vídeo aula apresenta como usar tópicos duráveis com JMS. Iniciaremos o download e a instalação do Eclipse e JBoss e a criação do projeto.

Aula 9 - Configurando componentes

Esta vídeo aula apresenta como usar tópicos duráveis com JMS. Veremos a criação de alguns componentes necessários ao nosso projeto.

Aula 10 - Publicando mensagens no tópico

Esta vídeo aula apresenta como usar tópicos com JMS. Finalizaremos a criação do método que obtem os recursos do servidor e da classe que publica mensagens no tópico. Ao final serão efetuados testes.

Ver todas as 16 aulas
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Veja outros cursos de Java

Linguagem Java: Hello World!

Linguagem Java: tipos de dados

Linguagem Java: Controle de Fluxo