Curso

Java Exceptions: Trabalhando com exceções em Java

Neste curso você aprenderá a lidar com exceções em suas aplicações Java. Veremos como o programa se comporta ao ser lançada uma exceção, quais os mecanismos para capturá-la, bem como em que momento podemos lançar exceções em nossos códigos. Além disso, criaremos exceções customizadas a partir de RuntimeException, apresentando quais os benefícios dessa decisão.

Esse curso inclui:

Suporte em tempo real

Certificado

Carga horária:

8 horas

Curso de Java Exceptions (8 aulas)

Aula 1 - Introdução

Aprender a utilizar exceções em Java é um importante passo para a construção de códigos consistentes e de maior qualidade. Ao longo deste curso apresentaremos algumas possíveis exceções que podem ser lançadas em uma aplicação.

Aula 2 - Como ocorrem as exceções

Antes de iniciar qualquer tratamento de exceções precisamos saber como elas são geradas. Neste vídeo veremos como um programa se comporta ao ser lançada uma exceção, bem como as informações disponíveis nesse objeto.

Aula 3 - Utilizando try/catch

Quando não tratadas, as exceções causam o encerramento da aplicação, sem que o programador tenha controle desse momento. Conforme demonstrado neste vídeo podemos utilizar blocos try/catch para capturar exceções em nossos programas.

Aula 4 - Usando throw

Uma das maiores dúvidas entre programadores é não apenas quando, mas também como tratar exceções. Neste vídeo falaremos sobre esse assunto, utilizando como exemplo a passagem do parâmetro ItemVenda para o método adicionar da classe Venda.

Aula 5 - Capturando mais de uma exceção

Adicionado no Java 7, o recurso multi catch permite reduzir a duplicidade do código. Veja como utilizá-lo neste vídeo.

Aula 6 - Hierarquia de exceções

Ao utilizar mais de um bloco catch devemos ter cuidado quanto a ordem na qual capturamos as exceções. Neste vídeo apresentamos como realizar esse tratamento quando há a necessidade de tratar a exceção mais geral.

Aula 7 - Herdando de RuntimeException

Algumas vezes pode ser útil criar exceções customizadas. Para isso devemos estender Exception ou, no caso de exceções não verificadas, RuntimeException. Saiba como fazer isso, bem como adicionar informações extras a exceção neste vídeo.

Aula 8 - Usando finally

Até agora vimos como blocos try/catch funcionam, permitindo tratar partes sensíveis do código. Neste vídeo veremos que um bloco try também pode ser seguido por finally, bem como as situações em que isso pode ser útil.

Iniciar agora
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Veja outros cursos de Java

Linguagem Java: Hello World!

Linguagem Java: tipos de dados

Linguagem Java: Controle de Fluxo