Curso

Curso Web Service em Java

Web Service é a ferramenta base para integração de sistemas multiplataformas e comunicação entre diferentes linguagens (Java com .NET, PHP com .NET etc.). É também a tecnologia por trás do SOA (Arquitetura Orientada a Serviços), conceito utilizado em praticamente todas as empresas de software hoje em dia. No curso Java: Dominando Web Service veremos os conceitos básicos sobre serviços web e como integrar diferentes linguagens na prática. Você aprenderá a criar um Web Service para fazer o que chamamos de mashup de serviços na sua página principal. Além disso criaremos passo a passo uma aplicação que unificará tecnologias como jQuery, Web Services e Ajax.

Esse curso inclui:

Suporte em tempo real

Certificado

Carga horária:

25 horas

Curso de Java Web Service (10 aulas)

Aula 1 - Instalando o Ambiente

Esta aula inicia o nosso curso de WebServices, vamos trabalhar com Java para mostrar quais as opções a instalar, configurar e executar o ambiente para desenvolvimento destes serviços.

Aula 2 - Introdução ao mundo do Web Service SOAP

Esta aula será explicada como são divididos os web services e como as requisições acontecem dentro do lado do servidor e como são transmitidas para os clientes. Vamos iniciar a codificação do nosso primeiro web service SOAP dentro do Eclipse.

Aula 3 - Publicando meu primeiro Web Service SOAP

Esta aula será um passo importante em nosso curso, vamos criar e publicar nosso primeiro web service SOAP dentro do servidor de aplicações Glassfish da Oracle, vamos aprender como configurar o deploy neste servidor e como que estes serviços aparecem.

Aula 4 - Tipos complexos e os Web Services SOAP

Nesta aula vamos trabalhar com tipos complexos dentro dos web services, se você um dia precisou passar um objeto de um lado para outro vai ficar bem a vontade utilizando este poder dos web services do tipo SOAP.

Aula 5 - Tratamentos em Web Services SOAP

Esta aula vamos trabalhar com tratamentos dentro do array de objeto que estamos passando, quando temos um objeto complexo temos que verificar pontos e interpretar mensagens para que eles não caiam em algum stack overflow na geração do XML.

Aula 6 - Interligando Web Service SOAP

Nesta aula vamos criar uma integração entre nosso recém criado webservice feito em Java diretamente com uma aplicação em C# criada do zero dentro do Visual Studio da Microsoft, demonstrando assim todo o poder de integração dos WebServices.

Aula 7 - Criando seu primeiro Web Service REST

Esta aula vamos aprender um pouco de teoria sobre os Web Services do tipo REST, vamos aprender como eles se comunicam e como eles podem ser criados juntamente com as versões utilizando o protocolo SOAP.

Aula 8 - Executando seu primeiro Web Service REST

Nesta aula vamos executar a nossa aplicação de exemplo onde teremos um web service do tipo REST, nesta aula veremos quais as diferenças na pratica destes dois modelos, vamos entender qual a relação entre os documentos gerados pelo REST e pelo SOAP.

Aula 9 - Criando um Web Service REST com JSON

Nesta aula vamos aprender como configurar o seu webservice REST para responder as chamadas dos clientes via browser em um formato onde o mesmo consiga entender e aproveitar em suas aplicações internas.

Aula 10 - Criando integração do meu Web Service REST com JSON+jQuery

Nesta aula vamos aprender como integrar a nossa resposta da aplicação usando JSON em nosso webservice REST dentro do browser de forma simples e prática utilizando o framework jQuery, uma forma diferente e fácil de trabalhar e integrar.

Ver todas as 25 aulas
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Veja outros cursos de Java

Linguagem Java: Hello World!

Linguagem Java: tipos de dados

Linguagem Java: Controle de Fluxo