Curso

JSF e Hibernate: Criando uma aplicação de cadastro de lembretes

Neste curso você aprenderá a construir uma aplicação de cadastro de lembretes, que gravará essas informações em um banco de dados MySQL. Para isso usaremos o Hibernate através da API de alto nível disponibilizada pela JPA, Java Persistence API, que facilita o processo de configuração, bem como o mapeamento das entidades por meio de anotações. A JSF, Java Server Faces, será utilizada na criação das interfaces, intermediando a comunicação entre as camadas da aplicação através do Managed Bean, em uma arquitetura MVC, Model View Controller.

Esse curso inclui:

Suporte em tempo real

Certificado

Carga horária:

16 horas

Curso de JSF e Hibernate (10 aulas)

Aula 1 - Introdução

A aplicação web que será desenvolvida ao longo do curso realiza o cadastro de lembretes em um banco de dados MySQL, por meio de algumas telas com papéis bem definidos.

Aula 2 - Estrutura do projeto

Neste vídeo veremos como o projeto foi organizado. Falaremos sobre a configuração, interfaces, bem como as classes pertencentes a ele, além do papel de cada um desses arquivos.

Aula 3 - Apresentação da Entidade Lembrete

Na JPA, o mapeamento da entidade é feito por meio de anotações, sobre as quais falaremos neste vídeo. Sendo assim veremos os atributos e métodos da classe Lembrete, bem como sua importância para a aplicação.

Aula 4 - JpaResourceBean, EntityManagerFactory e Singleton

A documentação da JPA nos orienta a instanciar uma EntityManagerFactory apenas uma vez na aplicação. Por conta disso implementamos a mesma através do padrão de projetos Singleton.

Aula 5 - Criando código de persistência com LembreteDao

É recomendado que em uma aplicação orientada a objetos as classes tenham responsabilidades bem definidas. Sendo assim, isolamos as tarefas relacionadas a persistência de um lembrete na classe LembreteDao.

Aula 6 - Executando a aplicação pela primeira vez

Agora que conhecemos as classes fundamentais da aplicação, podemos falar sobre o Managed Bean, no qual realizaremos a persistência dos dados. Antes disso, veremos a aplicação em execução para apresentar as ações.

Aula 7 - Listagem de lembretes

Na nossa aplicação, a página inicial tem por objetivo listar todos os lembretes, bem como oferecer links para as demais telas. Vamos entender o papel do arquivo index.xhtml nesse processo.

Aula 8 - Estrutura da página adicionar

Para permitir a adição de um lembrete criamos um formulário no arquivo adicionar.xhtml, no qual terá sua estrutura apresentada, bem como os componentes da JSF envolvidos em sua construção.

Aula 9 - Ação inserir do Managed Bean

Para a adição de um lembrete precisamos da interação do Managed Bean com o LembreteDao, que realiza a persistência dos dados. Veremos também como gerar mensagens de erro ou sucesso para a interface.

Aula 10 - Estrutura da página edição

Editar uma informação presente no banco de dados é uma tarefa comum em aplicações CRUD. Para permitir esta ação criamos a página editar.xhtml com os seus componentes.

Ver todas as 16 aulas
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Veja outros cursos de Java

Linguagem Java: Hello World!

Linguagem Java: tipos de dados

Linguagem Java: Controle de Fluxo