Curso

JWT: Web services seguros em Java

Aprenda a programar web services RESTful seguros utilizando JWT (JSON Web Tokens). Para isso tomaremos como base uma Web API que já fornece um CRUD de marcas e produtos, mas que ainda não provê nenhum mecanismo de segurança, nenhum controle de autenticação e autorização. Neste curso você aprenderá: como funciona a autenticação baseada em tokens; a criar um endpoint para autenticação; como programar um filtro de autenticação; como programar um filtro de autorização; tudo isso tendo como base JSON Web Tokens, que, como o próprio nome indica, é um token leve, seguro e autocontido, que pode trazer consigo todas as informações que uma Web API precisa para viabilizar a camada de segurança. E como não poderia faltar, você também aprenderá sobre JWT e conhecerá uma biblioteca Java que permite a criação e manipulação de tokens desse tipo.

Esse curso inclui:

Suporte em tempo real

Certificado

Carga horária:

19 horas

Web Services RESTful com JWT (10 aulas)

Aula 1 - Introdução

Aprenda a programar uma camada de segurança para APIs RESTful utilizando JSON Web Tokens, ou JWT. Ao final você será capaz de proteger suas Web APIs com um dos mecanismos mais seguros e recomendados atualmente. Tudo isso com Java, Jersey e JWT.

Aula 2 - Segurança em APIs RESTful com JWT

Saiba o que é necessário para programar a camada de segurança de um web service RESTful com JWT. Nesta aula vamos falar sobre autenticação e autorização, filtros, Basic Authentication, Token Based Authentication e JWT.

Aula 3 - O que é JWT

Aprenda o que é um JSON Web Token. Saiba porque ele é considerado leve, seguro e autocontido. Saiba porque JWT passou a ser a opção mais recomendada e utilizada para troca de mensagens entre aplicações com segurança.

Aula 4 - Conhecendo o projeto

Antes de começar a parte prática, entenda exatamente o cenário do nosso exemplo e o que precisa, de fato, ser programado.

Aula 5 - Estrutura do projeto

Começaremos a parte prática analisando a estrutura inicial do projeto. Falaremos sobre as classes que representam o domínio da aplicação, a camada de acesso a dados, a camada service, assim como as classes que representam os recursos dos web services

Aula 6 - Autenticação e o token JWT

Aprenda a criar um endpoint em sua API REST responsável pela autenticação dos usuários. Este é o primeiro passo para a programação de uma camada de segurança que utiliza o esquema Token Based para autenticação.

Aula 7 - Geração de JWTs

Após confirmar as credenciais do usuário, o próximo passo é a geração do token, a ser devolvido para o usuário. Aprenda nesta aula como criar tokens do tipo JWT utilizando a biblioteca JJWT.

Aula 8 - Testando a autenticação e a geração do token

Nesta aula será realizado um teste para verificar se o recurso de login está funcionando corretamente, assim como aprenderemos a verificar se o JWT gerado por nosso código é um token válido.

Aula 9 - Filtro para autenticação

Aprenda a programar um filtro de modo que toda requisição direcionada à Web API passe por ele. Dessa forma o acesso aos recursos será limitado apenas a usuários autenticados, isto é, com um token válido.

Aula 10 - Validando o JWT

Com o filtro criado, é preciso saber como validar um token. Este é o assunto que vamos abordar nesta aula. Aprenda a validar um token utilizando a biblioteca JJWT.

Ver todas as 19 aulas
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Veja outros cursos de Java

Linguagem Java: Hello World!

Linguagem Java: tipos de dados

Linguagem Java: Controle de Fluxo