Curso

ListView no Delphi: Como listar objetos

Neste curso você aprenderá a trabalhar com o componente ListView no Delphi. Veremos aqui como adicionar, exibir e remover itens com texto avulso e usando classes/objetos. Isso nos permitirá exibir dados em forma de linhas e colunas e acessá-los posteriormente com facilidade.

Esse curso inclui:

Suporte em tempo real

Certificado

Carga horária:

11 horas

Curso de ListView no Delphi (10 aulas)

Aula 1 - Introdução

Neste curso aprenderemos a trabalhar com um dos principais componentes visuais do Delphi utilizados para listar dados: o ListView. Veremos aqui como proceder para adiciona, ler e remover itens em sistemas que usam ou não orientação a objetos.

Aula 2 - Criando o projeto

O primeiro passo para explorarmos o componente TListView será criar um novo projeto VCL Forms. Nele configuraremos a interface da aplicação que usaremos para demonstrar as funcionalidades do ListView.

Aula 3 - Configurando as colunas do ListView

Tendo criado o projeto e adicionado os componentes visuais ao formulário principal da aplicação, vamos agora configurar o ListView para que ele exiba as colunas que desejamos. Nesse caso vamos adicionar duas colunas: Nome e Email.

Aula 4 - Adicionando itens com texto

Agora nós veremos como adicionar itens no ListView, obtendo os dados do item diretamente dos edits presentes na tela. Para isso precisamos instanciar um novo TListItem e preencher suas propriedades Caption e Subitems.

Aula 5 - Removendo itens com texto

Remover um item do LsitView é um procedimento bastante simples, como veremos neste vídeo. Porém, é importante verificar se há um item selecionado antes de invocar o método Delete da propriedade Selected do ListView.

Aula 6 - Exibindo item com texto

Uma vez que temos muitos itens no ListView, é comum precisarmos acessar esses itens, permitindo ao usuário selecionar o registro desejado na lista. Para acessar os dados de cada item usamos as propriedades Caption e Subitems.

Aula 7 - Criando a classe TCliente

A partir de agora vamos trabalhar com uma classe que representa um cliente no nosso sistema. Então criaremos aqui uma nova unit para conter a classe TCliente, que possuirá algumas propriedades a serem listadas no ListView.

Aula 8 - Adicionando itens com objeto

Semelhante ao que fizemos anteriormente quando trabalhamos com textos isolados, veremos agora como adicionar itens ao ListView vinculados a um objeto do tipo TCliente. Para isso utilizaremos a propriedade Data da classe TListItem.

Aula 9 - Exibindo item com objeto

Para acessar o item selecionado no ListView podemos usar a propriedade Selected, que agora possui uma referência a um objeto do tipo TCliente. Logo, para acessar os dados do cliente não precisaremos mais usar as propriedades Caption e Subitems.

Aula 10 - Excluindo item com objeto

A exclusão de itens do ListView consiste principalmente de invocar o método Delete da propriedade Selected. No entanto, quando temos um objeto vinculado a esse item, ele não é removido da memória automaticamente, causando vazamento de memória.

Ver todas as 11 aulas
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Veja outros cursos de Delphi

Como criar um Cliente SOAP em Delphi

Exportando dados para o Excel com Delphi ComObj

Como manipular XML em Delphi