Curso

Lógica de Programação

Neste curso veremos uma introdução a algoritmos, utilizando como linguagem de apoio o Portugol. Para isso, abordaremos assuntos como descrição narrativa, fluxogramas e pseudocódigos, fundamentais para quem está iniciando na programação. O curso aborda tópicos iniciais no processo de elaboração de algoritmos a partir da descrição narrativa, fluxogramas e pseudocódigos. Como linguagem para o desenvolvimento dos algoritmos o curso vai utilizar o Portugol, junto a ferramenta Portugol Studio.

Esse curso inclui:

Suporte em tempo real

Certificado

Carga horária:

16 horas

Curso Lógica de Programação (10 aulas)

Aula 1 - Apresentação do Curso

Este curso tem como objetivo introduzir o estudante aos conceitos básicos e iniciais de algoritmos. Usando na parte prática a ferramenta Portugol Studio.

Aula 2 - Introdução a Algoritmos

Neste vídeo serão abordados alguns conceitos básicos sobre o que são algoritmos e também dois tipos de representação de algoritmos, a Descrição Narrativa e o Fluxograma.

Aula 3 - Portugol Studio

Neste vídeo serão abordadas as representações de algoritmos por meio de Pseudocódigo, Português Estruturado e Portugol. Além disso, vamos instalar a ferramenta Portugol Studio para o desenvolvimento de algoritmos.

Aula 4 - Tipos de variáveis e operadores aritméticos

Neste vídeo serão demonstrados os tipos de dados usados para se criar variáveis no Portugol, como também, uma lista de operadores aritméticos e de atribuição.

Aula 5 - Operadores lógicos e relacionais

Neste vídeo serão demonstradas as regras e conceitos que tangem os operadores lógicos, assim como os operadores relacionais existentes no Portugol.

Aula 6 - Condicionais Se, Senão e Senão Se

Neste vídeo serão apresentadas as estruturas condicionais se, senão e senão se, bastante utilizadas na construção de algoritmos.

Aula 7 - Condicional Escolha-Caso

Neste vídeo serão apresentadas a estrutura condicional escolha-caso, utilizada na construção de algoritmos em substituição ao se, senão e senão se.

Aula 8 - Laço de repetição: para

Neste vídeo será apresentada a estrutura de repetição ou laço de repetição ‘para’, a qual tem como objetivo permitir que um conjunto de instruções seja executado repetidas vezes até que se atenda a condição desejada.

Aula 9 - Laço de repetição: enquanto

Neste vídeo será apresentada a estrutura de repetição ‘enquanto’, a qual tem como objetivo permitir que um conjunto de instruções seja repetido até que se faça a condição desejada.

Aula 10 - Laço de repetição: faça-enquanto

Neste vídeo será apresentada a estrutura de repetição ‘faça-enquanto’, a qual se diferencia das demais porque o conjunto de instruções que deve ser repetido sempre será executado pelo menos uma vez.

Ver todas as 16 aulas
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Veja outros cursos de Canal Mais

Publique seu site na internet

API - Application Programming Interface

Programador Back-end: Introdução