Curso

Manipulação de Imagens com Java

Neste curso de Java vamos apresentar a utilização de imagens em aplicativos. Embora o foco seja o Java SE, os conceitos apresentados podem ser utilizados em outras plataformas, como Java EE ou ME.

Esse curso inclui:

Suporte em tempo real

Certificado

Carga horária:

24 horas

(10 aulas)

Aula 1 - Swing

Na primeira aula da série serão apresentos os conceitos iniciais, será preparado o ambiente de desenvolvimento baseado na IDE Netbeans.

Aula 2 - JOptionPane

Nesta aula, será apresentado o código para exibir em um formulário swing algumas imagens do tipo JPG e GIF.

Aula 3 - Classes BufferedImage e ImageIO

Nesta aula, será apresentada a utilização de imagens em um aplicativo desenvolvido de forma visual com a IDE Netbeans 6.8, usando o framework Matisse.

Aula 4 - Informações sobre cores de pixel

Nesta aula, será apresentado o procedimento para recuperar as informações das cores existentes em cada pixel de uma imagem.

Aula 5 - Classe AffineTransform

Nesta aula, a última da série que apresenta utilização de imagens em Java, são utilizados conceitos básicos de manipulação de imagens.

Aula 6 - Classes AWT para criação de jogos

Vamos apresentar a utilização das classes Canvas e Graphics para o desenvolvimento de um primeiro jogo, este muito semelhante ao primeiro jogo eletrônico desenvolvido na década de 50.

Aula 7 - Métodos em Canvas

Nesta aula, vamos desenhar na tela os elementos do jogo, esse formado por um círculo (bola do jogo), e dois batedores ou pás, um do lado esquerdo e o outro do lado direito, os quais competirão entre si e serão controlados por dois usuários.

Aula 8 - Programação Multithread

Nesta aula, vamos desenvolver uma nova thread (programação multithread) para realizar a movimentação do elemento “bola” na tela do jogo, a qual acontece automaticamente, seguindo um padrão de movimentação na diagonal.

Aula 9 - Tratamento de colisão

Nesta aula é desenvolvido a lógica para manipulação do placar do jogo, fazendo com que, cada vez que o elemento “bola” alcance as bordas esquerda ou direita do cenário, é incrementado um na pontuação do respectivo jogador.

Aula 10 - Interação do usuário com o jogo

Nesta última vídeo aula para Desenvolver um primeiro Jogo, é realizado a captura das teclas pressionadas pelo usuário, fazendo com que esta reflita na movimentação dos elementos do jogo.

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