Curso

Mapeamento 1:N no Entity Framework

Neste curso aprenderemos a implementar relacionamentos do tipo 1:N (um para muitos) utilizando o Entity Framework. Para isso mapearemos duas tabelas do banco de dados que estão relacionadas e veremos como configurar nossas classes para refletir esse relacionamento.

Esse curso inclui:

Suporte em tempo real

Certificado

Carga horária:

11 horas

Curso de Relacionamento do Tipo 1:N no Entity Framework (10 aulas)

Aula 1 - Introdução

Iniciando nosso curso veremos o cenário que será utilizado como exemplo ao longo dos próximos vídeos e como ocorre o relacionamento 1:N (um para muitos).

Aula 2 - Mapeando o relacionamento no produto

Uma das formas de estabelecer o relacionamento 1:N no Entity Framework é criar uma propriedade do lado “N”, nesse caso, no produto. Isso adicionará automaticamente uma chave estrangeira no banco de dados.

Aula 3 - Mapeando o relacionamento na marca

Também é possível estabelecer o relacionamento 1:N criando uma lista de objetos do tipo N na classe que representa o lado 1. Ou seja, criando uma lista de produtos na marca.

Aula 4 - Explicitando a chave estrangeira no produto

Para definir a obrigatoriedade no relacionamento e fazer com que todo produto esteja vinculado a uma marca é preciso explicitar a chave estrangeira por meio de uma propriedade na classe Produto, como veremos nesse vídeo.

Aula 5 - Inserindo produtos no banco

A inclusão de um novo produto no banco de dados se dará em três cenários possíveis: com uma marca ainda não cadastrada, com uma marca existente e sem marca. Veremos aqui como a aplicação se comporta nos três casos.

Aula 6 - Alterando a marca de um produto

Veremos agora como modificar a marca de um produto, apontando para outro registro já existente no banco de dados.

Aula 7 - Inserindo uma marca com vários produtos

Como veremos neste vídeo, também é possível inserir uma marca com uma coleção de produtos vinculados a ela e todos os registros serão gravados no banco na mesma operação.

Aula 8 - Listando a marca do produto

Ao carregar um produto do banco de dados veremos que automaticamente teremos acesso à sua marca. Isso é feito internamente pelo Entity Framework, que se encarrega de preencher a propriedade Marca.

Aula 9 - Listando os produtos da marca

Agora veremos como listar os produtos pertencentes a uma marca, acessando para isso a propriedade Produtos da classe Marca, que é preenchida automaticamente pelo Entity Framework.

Aula 10 - Excluindo uma marca

Por padrão, o Entity Framework efetua o delete em cascata, ou seja, ao remover uma marca excluímos também todos os produtos vinculados a ela. Neste vídeo analisaremos esse comportamento e veremos como desabilitá-lo.

Ver todas as 11 aulas
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Veja outros cursos de .NET

Hello World com a linguagem C#

Relatórios com o Stimulsoft Reports.Web para .NET

O que é .NET Core?