Curso

.Net com NHibernate - Sistema de Administração de Sites

Veja neste curso de .Net com NHibernate como construir um sistema para realizar a administração de um site. Vamos utilizar muitos recursos interessantes do ASP.NET para customização visual como: Herança Múltipla de MasterPage, Skin e App_Themes. Através dessas implementações, para mudar todo o visual da aplicação, basta apenas implementar uma MasterPage. Além disso implementaremos o projeto em camadas, onde criaremos nossa camada de persistência utilizando o NHibernate, que deixará a nossa aplicação compatível para diversos banco de dados, bastando apenas algumas configurações, além da geração do banco ser feita pela aplicação. No nosso projeto deixaremos nosso sistema totalmente funcional para os bancos SQL Server, MySQL, e PosgreSQL. Para consultas mais específicas ao banco de dados utilizaremos o LINQ, que já é compatível com NHibernate, para abstrair totalmente qualquer lógica de banco do nosso sistema, deixando-a totalmente genérica. Alguns outros assuntos, abordados no curso, bastante interessante serão: Autenticação com forms authentication, galeria de fotos com lightbox, Menu DevExpress na administração do sistema. No final mostraremos como publicar nosso sistema utilizando tanto o Publish Web Site quanto o Copy Web Site.

Esse curso inclui:

Suporte em tempo real

Certificado

Carga horária:

56 horas

(10 aulas)

Aula 1 - Apresentação e criação das camadas do projeto

Nessa vídeo aula iremos apresentar o nosso projeto e iniciar a criação do projeto. Na apresentação falaremos do que se trata o nosso curso e citaremos alguns temas que serão abordados e utilizados no decorrer do nosso projeto. Além disso, criaremos o nosso projeto, adicionando as 3 camadas que farão parte do mesmo.

Aula 2 - MasterPage: Herança Visual

Nessa vídeo aula mostraremos a MasterPage, para que serve, como utilizar a herança simples e a herança múltipla. Criaremos três temas no nosso App_Themes, que serão implementados com base no conteúdo dos 3 templates baixados na vídeo anterior. Implementaremos uma masterpage base, que chamaremos de root, e em seguida implementaremos três MasterPages.

Aula 3 - Classe PagestTheme: Herança da classe Page

Nessa vídeo aula daremos continuidade de onde paramos na última aula, onde realizaremos a implementação da nossa classe PagestTheme na App_Code, que herdará de Page. Essa herança servirá para que façamos uma nova implementação do método Page_PreInit, para que com apenas 1 linha de código possamos alterar o template de toda a nossa aplicação.

Aula 4 - Configuração: FCK Editor

Nessa vídeo aula vamos incluir o editor do texto do nosso sistema, onde poderemos editar os conteúdos das páginas, de cada área do site, inclusive com upload de imagens facilitando bastante o trabalho do usuário final que irá editar o conteúdo do site. Mostraremos inicialmente como realizar o download do nosso editor, o FCK Editor

Aula 5 - Configurando Permissões: Microsoft Ajax e WebService

Nessa vídeo aula vamos criar a classe que identificará, se há usuário logado e a classe que retornará o conteúdo a ser exibido na página principal. Em seguida criaremos um webservice para cada classe criada e incluímos a diretiva para que o webservice possa trabalhar com script.

Aula 6 - Trabalhando com WebService : Microsoft Ajax e WebService

Nesse vídeo veremos como fazer a chamada de um webservice e trabalhar com o retorno dessa chamada.

Aula 7 - Construção do Domínio da Aplicação : Entidades

Nessa vídeo aula vamos construir o domínio da nossa aplicação, que é composto por todas as entidades úteis ao nosso projeto. Através dessas entidades é que o NHibernate irá gerar o banco de dados da nossa aplicação. Além da criação do domínio, será mostrado alguns conceitos importantes que devem ser utilizando na implementação dessa camada.

Aula 8 - Arquivo de configuração para o NHibernate: FluentSessionFactory

Nessa vídeo aula vamos iniciar a implementação da camada Persistencia. Vamos adicionar a pasta Mapeamento, e as referências necessárias para que possamos criar o nosso arquivo de configuração FluentSessionFactory, que permitirá com que possamos realizar a persistência dos nossos dados e geração do banco de dados, usando o NHibernate, tanto para o SQL Server, MySQL e PostgreSQL.

Aula 9 - Gerando o banco para SQL Server, MySQL e PostgreSQL: Teste Unitário

Nessa vídeo aula vamos inicialmente realizar o mapeamento de alguns campos, no único arquivo de configuração, até o momento, na nossa aplicação. Após isso implementaremos a primeira classe na nossa camada BLL, que conterá o método gerarBanco(), responsável pela geração do nosso banco de dados. Na sequência criaremos um projeto chamado Teste, responsável pelos Testes unitários da nossa solução.

Aula 10 - Classes de Mapeamento: FluentMapping – Curso .Net com NHibernate

Nessa vídeo aula vamos implementar as classes de mapeamento da nossa aplicação. Na implementação dessas classes será mostrado a praticidade e legibilidade de utilizar o FluentMapping para mapeamento, usando o encadeamento de métodos. Será mostrado situações de mapeamento “one to many”, “many to one” e “many to many”.

Ver todas as 56 aulas
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Veja outros cursos de .NET

Hello World com a linguagem C#

Relatórios com o Stimulsoft Reports.Web para .NET

O que é .NET Core?