Curso

Python e Django: Primeira aplicação com acesso a dados

Neste curso aprenderemos a desenvolver um CRUD completo em Django, implementando também mecanismos de pesquisa e validação a fim de garantir a integridade do nosso banco de dados. Além disso, aprenderemos como traduzir as mensagens de erro e formatar os campos de acordo com os padrões brasileiros, uma vez que por o Django originalmente exibe todas as mensagens em inglês. Para isso utilizaremos o Python 3.6 e o IDE PyCharm Community.

Esse curso inclui:

Suporte em tempo real

Certificado

Carga horária:

13 horas

Curso de CRUD no Django (10 aulas)

Aula 1 - Introdução

Neste vídeo veremos quais ferramentas vão ser necessárias para o desenvolvimento do projeto. Além disso, veremos também a aplicação final que será desenvolvida ao longo do curso.

Aula 2 - Configurando o ambiente

Neste vídeo vamos instalar as ferramentas necessárias para o desenvolvimento (Python, MySQL e PyCharm) e criar nosso projeto com o Django.

Aula 3 - Criando o model

Neste vídeo vamos criar a classe e model e definir quais atributos ela terá, ou seja, quais campos estarão presentes no nosso cadastro de veículos.

Aula 4 - Configurando o MySQL na aplicação

Neste vídeo aprenderemos a configurar nossa aplicação para trabalhar com o MySQL, a fim de armazenar todas as informações cadastradas nesse banco de dados.

Aula 5 - Criando as migrações para o banco de dados

Após a configuração do banco de dados, iremos realizar as migrações para que a partir da classe criada no model seja criada uma tabela equivalente no banco.

Aula 6 - Criando o template base

Neste vídeo criaremos um template base contendo todo o HTML comum da aplicação, evitando assim repetição de código em todos os templates da aplicação.

Aula 7 - Cadastro de veículos

Neste vídeo veremos os métodos e template envolvidos no cadastro de veículos. Analisaremos aqui o que é necessário para que o usuário possa informar os dados em um formulário e eles serem persistidos no MySQL.

Aula 8 - Testando validação dos dados

A validação de dados é um importante passo para manter a confiabilidade do nosso banco, pois, através dela, conseguimos garantir que os dados estão em um formato definido na sua criação.

Aula 9 - Listagem de veículos

Neste vídeo vamos desenvolver a funcionalidade de listagem dos nosso veículos. Para isso vamos criar a view, a URL e nosso template de listagem de dados.

Aula 10 - Edição de veículos

Neste vídeo vamos desenvolver a edição dos veículos para que caso algum dado precise ser alterado, isso seja possível.

Ver todas as 13 aulas
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Veja outros cursos de Python

Curso de Python

Django REST Framework: Criando uma API RESTful 1:N

Django REST: Criando uma API web