Curso

React: Modificando o comportamento da página com State Hook e evento onClick

Uma das tarefas mais comuns que você vai se deparar durante sua carreira de programador front-end é fazer com que a página modifique seu comportamento após o clique do usuário em algum elemento. Por exemplo, abrir um menu quando o usuário clicar em algum ícone do topo (geralmente chamado 'menu sanduíche'). Outro exemplo seria um carrossel de imagens: quando o usuário clica na setinha, o carrossel avança e exibe a próxima imagem. Ou seja, como fazer com que a página 'responda' visualmente ao clique do usuário? Já temos todo o conhecimento técnico necessário para implementar esse comportamento: basicamente, precisamos usar o React com useState, evento onClick e um pouco de JavaScript. Vamos botar a mão na massa nesse curso e produzir diversos exemplos práticos de páginas que respondem ao clique do usuário.

Esse curso inclui:

Suporte em tempo real

Certificado

Carga horária:

5 horas

Curso de React (5 aulas)

Aula 1 - Introdução

Nesta aula veremos alguns exemplos reais de mudança do comportamento de uma página web, em resposta a ação de clique do usuário.

Aula 2 - Revisão useState e evento onClick

Antes de novos desafios, vamos revisar o conteúdo de useState e onClick que foi aprendido no curso anterior.

Aula 3 - Alterando o estilo de um elemento

Nesta aula veremos um exemplo em que você poderá alterar o estilo de um elemento com o uso do Hook State mais o evento de clique.

Aula 4 - JavaScript + useState

Nesta aula aprenderemos como aplicar o JavaScript junto com o useState hook para alterar o estilo de um elemento a cada novo evento de clique. O uso da condicional IF do JavaScript aliado ao useState hook em conjunto com o evento onClick permite criar praticamente qualquer tipo de alteração visual.

Aula 5 - Evoluindo o código

Aprenda uma nova forma de aplicar o JavaScript junto com o useState hook para alterar o estilo de um elemento a cada novo evento de clique. O uso do IF ternário do JavaScript aliado ao operador booleano dentro do código React proporciona a capacidade de escrever um código mais limpo e performático.

Iniciar agora
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Veja outros cursos de React

React: Trabalhando com coleções de dados

React: Componentização de aplicações com Props + useState

React.js: Introdução