Curso

Refatoração com Csharp .NET

O objetivo deste curso de C# é apresentar todos os conceitos envolvidos na refatoração de código e o suporte a essa técnica usando o IDE do Visual Studio 2010. Refatoração é uma boa prática de desenvolvimento que visa modificar um sistema de software para melhorar a estrutura interna do código sem alterar o seu comportamento externo. O curso mostra desde refatorações primitivas (primitive refactorings) bem como as refatorações mais complexas obtidas através de composição (composte refactorings). Para aplicação das refatorações são apresentados alguns estudos de caso, como a relação com Testes Unitários, Design Patterns, técnicas avançadas de POO e ferramentas de suporte.

Esse curso inclui:

Suporte em tempo real

Certificado

Carga horária:

37 horas

(10 aulas)

Aula 1 - Introdução à refatoração de código e suporte no IDE do Visual Studio

Nesta video primeira aula será mostrada uma introdução a refatoração de código com C# e o suporte oferecido pelo ambiente de desenvolvimento do IDE do Visual Studio 2010.

Aula 2 - Extract Method e Reorder Parameters

Nesta video será mostrada a aplicação das refatorações Extract Method e Reorder Parameters suportadas pelo IDE do Visual Studio 2010. Extract Method removerá código redundante (“bed smell”) porém agora fazendo uso de parâmetros.

Aula 3 - Encapsulate Field e Extract Interface

Nesta video será mostrada a aplicação das refatorações Encapsulate Field e Extract Interface suportadas pelo IDE do Visual Studio 2010. Encapsulate Field reforça um conceito importante da Programação Orientada a Objetos.

Aula 4 - Adjust Namespaces

Nesta video será mostrada a aplicação da refatoração Adjust Namespaces. Uma boa prática em grandes projetos com o .NET é organizar frameworks de classes em subpastas.

Aula 5 - Change Signature

Nesta video será mostrada a aplicação da refatoração Change Signature. Veremos como criar um método que possui uma dada assinatura, com seus devidos parâmetros, nomes e tipos.

Aula 6 - Convert Abstract Class to Interface

Nesta video será mostrada a aplicação da refatoração Convert Abstract Class to Interface. Classes abstratas são largamente utilizadas na programação orientada a objetos para criar estruturas e frameworks mais adaptáveis a mudanças.

Aula 7 - Curso de Refatoração com Csharp .NET: Convert Anonymous to Named Type

Nesta video será mostrada a aplicação da refatoração Convert Anonymous to Named Type. Uma classe anônima no C# é usada para designar uma estrutura com atributos que não estão projetados dentro de um tipo (classe).

Aula 8 - Convert Extension Method to Plain Static

Nesta video será mostrada a aplicação da refatoração Convert Extension Method to Plain Static. Um método estático de extensão serve para injetar funcionalidades em uma classe pré-existente.

Aula 9 - ConvertIndexertoMethod

Nesta vídeo será mostrada a aplicação da refatoração ConvertIndexertoMethod. Um indexador no contexto de uma classe é uma propriedade especial que permite a manipulação de um índice passado diretamente após o nome da instância.

Aula 10 - Convert Interface to Abstract Class

Nesta vídeo será mostrada a aplicação da refatoração Convert Interface to Abstract Class. No exemplo, veremos que uma interface serve para reduzir o acoplamento entre uma classe que precisa acessar um framework de classes derivadas.

Ver todas as 37 aulas
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Veja outros cursos de .NET

Hello World com a linguagem C#

Relatórios com o Stimulsoft Reports.Web para .NET

O que é .NET Core?