Curso

Primeira Single Page Application com Angular

Neste curso você aprenderá a criar uma Single Page Application com o Angular, um dos frameworks JavaScript para criação de aplicações client-side mais utilizados. Para isso, usaremos como cenário um Dashboard, que apresenta um resumo das consultas marcadas, assim como do faturamento de uma clínica médica. Esta aplicação cliente receberá os dados com os quais trabalhará de uma Web API em produção, publicada na internet, e os apresentará em painéis criados para este fim. Ao longo deste curso você aprenderá como trabalhar com o a Angular CLI para iniciar um projeto, criar componentes que manipulam o DOM e conversam entre si através de eventos, bem como a se comunicar com web services por meio de serviços. Com isso você também conhecerá o funcionamento da navegação por meio de rotas no Angular, um dos recursos fundamentais deste framework, muito utilizado neste tipo de aplicação.

Esse curso inclui:

Suporte em tempo real

Certificado

Carga horária:

25 horas

Conteúdo do Curso de Angular (10 aulas)

Aula 1 - Introdução

Apresentamos nesta aula a aplicação em execução que construímos ao longo do curso. Trata-se de um Dashboard que apresenta um resumo das consultas marcadas, bem como do faturamento de uma clínica médica, em painéis.

Aula 2 - Criando o projeto

Um projeto Angular possui diversos arquivos, em grande parte destinados a criação da infraestrutura necessária para que a aplicação funcione. Para que não seja necessário criá-los manualmente utilizamos uma ferramenta chamada Angular CLI.

Aula 3 - Executando o projeto

Agora que criamos o projeto podemos executá-lo para vê-lo em funcionamento no navegador. Com isso seremos apresentados a um componente e ao seu papel dentro de uma aplicação Angular, bem como ao mecanismo que permite exibir conteúdo HTML.

Aula 4 - Criando um componente Olá Mundo

Antes de criarmos componentes mais complicados, iniciaremos com um que contém apenas um parágrafo com uma cor de texto personalizada, conhecendo assim a sua estrutura. Veja como criá-lo nesta aula.

Aula 5 - Ng serve

Na última aula vimos que a aplicação foi iniciada com o comando ng serve e, com isso, conseguimos visualizar o componente App no navegador. Agora entenderemos o que aconteceu durante este processo.

Aula 6 - Criando um componente com a Angular CLI

Criar um componente manualmente é um processo repetitivo e que envolve cuidado com certos detalhes. Uma vez que uma aplicação pode conter inúmeros componentes podemos facilitar sua criação automatizando os passos com a Angular CLI.

Aula 7 - Adicionando o Bootstrap

Veremos nesta aula como instalar no projeto o Bootstrap para, a partir dele, determinarmos como será a apresentação do componente painel-simples.

Aula 8 - Conhecendo o Input e o ng-content

Precisamos finalizar a criação do painel-simples, adicionando as classes do Bootstrap. Veremos como manipular o HTML com a sintaxe do Angular.

Aula 9 - Módulos

Veremos aqui um conceito fundamental na criação de componentes: por que declará-los em módulos? Com isso falaremos também sobre as motivações do Angular em adotar este mecanismo.

Aula 10 - Adicionando a Barra de Navegação

Em muitos casos precisamos construir a aplicação sobre um template pronto, que já contém algum HTML/CSS, porém ainda sem funcionalidade. Vamos iniciar a criação da interface do Dashboard, partindo da sua barra de navegação.

Ver todas as 25 aulas
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Veja outros cursos de Angular

Laboratório Angular: Criando uma Tooltip

Preparando o ambiente para programar com Angular

O que é Angular?