Curso

Soluções Concretas para Problemas Práticos da Engenharia de Requisitos

Existem diferentes maneiras de estruturar um processo com atividades relacionadas à engenharia de requisitos em empresas desenvolvedoras de software. Modelos de maturidade, como o MPS, podem servir como um arcabouço para a definição deste processo. Além disso, é fundamental para um processo de engenharia de requisitos que ele seja capaz de lidar com dificuldades e problemas relacionados a requisitos que possam surgir durante o desenvolvimento de software na prática. Uma iniciativa rumo ao levantamento destas dificuldades e problemas e de maneiras de estruturar um processo para lidar com estes problemas será apresentada nesta sequência de vídeo aulas

Esse curso inclui:

Suporte em tempo real

Certificado

Carga horária:

9 horas

(9 aulas)

Aula 1 - Conceitos Introdutórios

Nesta primeira aula, serão relembradas algumas definições iniciais sobre a engenharia de requisitos.

Aula 2 - Desafios da elicitação de requisitos

Nesta segunda aula, serão apresentados um processo genérico de engenharia de requisitos e alguns desafios genéricos associados à atividade de elicitação de requisitos.

Aula 3 - Soluções da elicitação de requisitos

Nesta terceira aula, serão apresentados dois problemas práticas e duas soluções concretas associadas à atividade de elicitação de requisitos.

Aula 4 - Análise e Negociação de requisitos

Nesta quarta aula, serão apresentados dois problemas práticas e duas soluções concretas associadas à atividade de análise e negociação de requisitos.

Aula 5 - Documentação de requisitos

Nesta quinta aula, serão apresentados dois problemas práticas e duas soluções concretas associadas à atividade de documentação de requisitos.

Aula 6 - Documentação de requisitos - Parte 2

Nesta sexta aula, serão apresentados mais dois problemas práticas e duas soluções concretas associadas à atividade de documentação de requisitos.

Aula 7 - Verificação e validação de requisitos

Nesta sétima aula, serão apresentados problemas e sugestões de solução associadas a atividades de verificação e validação de requisitos.

Aula 8 - Atividades de gerenciamento de requisitos.

Nesta oitava aula, serão apresentados problemas e sugestões de solução associadas a atividades de gerenciamento de requisitos.

Aula 9 - Atividades de gerenciamento de requisitos

Nesta nona e última aula desta série, serão apresentados problemas e sugestões de solução associadas a atividades de gerenciamento de requisitos, ferramentas e recursos humanos associados às atividades da engenharia de requisitos.

Iniciar agora
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Veja outros cursos de Engenharia de Software

Aplicando eXtreme Programming (XP) na prática

O que é teste unitário?

Levantamento de Requisitos: Exemplo prático de entrevista