Curso

Spring: Criando uma aplicação MVC completa com JPA

O objetivo deste curso é abordar alguns dentre os principais projetos no ecossistema Spring. Para isso criaremos uma aplicação completo com o Spring Framework/Spring MVC e o Spring-Data JPA, um subprojeto do SpringSource com o objetivo de facilitar, de forma muito eficiente, o trabalho dos desenvolvedores Java em aplicações com acesso a banco de dados relacionais. Com o uso do Spring-Data JPA o desenvolvedor não precisa implementar seus métodos de CRUD, pois este projeto se encarrega disto. Assim, o programador fica livre de criar classes concretas para a persistência de dados. Além disto, o Spring-Data fornece um excelente sistema de paginação de dados e de auditoria. Outros recursos abordados neste curso serão o sistema de injeção de dependências (DI/IoC), o gerenciamento de transações, o Spring MVC, validação de dados pelo no back-end e segurança com o Spring Security. Todos estes recursos serão trabalhados em uma aplicação web como projeto de conclusão do curso.

Esse curso inclui:

Suporte em tempo real

Certificado

Carga horária:

115 horas

Curso Spring Data JPA (10 aulas)

Aula 1 - Curso de Spring-Data JPA: Introdução

Esta será a videoaula de introdução ao curso Java de Persistência com Spring-Data JPA. Você será apresentado as vantagens de se utilizar o Spring-Data JPA e a outros tópicos importantes que serão abordados neste curso.

Aula 2 - Instalação do Eclipse e MySQL

Nesta videoaula vamos focar no download e instalação das ferramentas MySQL Server, MySQL Workbench e Eclipse Mars, as quais serão utilizadas durante este curso.

Aula 3 - Introdução ao Maven

Nesta videoaula vamos abordar uma introdução ao Maven, um excelente gerenciador de builds e de dependências para projetos Java. Esta ferramenta será importante no decorrer do cursos de Persistência com Spring-Data JPA.

Aula 4 - Hello JPA!

Nesta videoaula vamos realizar uma introdução aos conceitos da especificação JPA, como ela trabalha, e como deve ser configurada em um projeto. E também as diferenças entre a especificação e a implementação (Framework ORM).

Aula 5 - Configurando recursos JPA

Nesta videoaula vamos desenvolver um projeto de introdução aos recursos JPA. O projeto terá as dependências gerenciadas pelo Maven, e veremos como configurar o arquivo persistence.xml e como construir uma unidade de persistência.

Aula 6 - Criando um DAO genérico com JPA

Nesta videoaula vamos desenvolver a classe GenericDAO para trabalhar com os recursos da especificação JPA. Esta classe deverá ser herdada por classes concretas do tipo DAO.

Aula 7 - Finalizando o DAO genérico com JPA

Nesta videoaula vamos encerrar o desenvolvimento da classe abstrata GenericDAO. Serão adicionados a esta classe, três novos métodos de consulta que são: find(), findOne() e count().

Aula 8 - Mapeando a entidade Person

Durante esta videoaula vamos desenvolver a classe Person, que será a primeira classe de entidade deste projeto utilizando as anotações nativas da especificação JPA.

Aula 9 - PersonDAO, herdando GenericDAO

Durante esta videoaula vamos desenvolver a classe PersonDAO. Esta classe vai herdar os métodos de GenericDAO e assim, vamos testar alguns destes métodos.

Aula 10 - PersonDAO & JPQL, Update e Delete

Durante esta videoaula vamos continuar a trabalhar com PersonDAO. Serão adicionados três métodos específicos para PersonDAO e testaremos também os métodos update() e delete().

Ver todas as 115 aulas
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Veja outros cursos de Spring

O que é Spring?

Hello world com Spring Boot

Primeiros passos com Spring Security