Curso

Spring e JPA: Criando um Web Service RESTful 1:N

Neste curso vamos trabalhar com sub-recursos em uma Web API RESTful desenvolvida com o Spring Framework. Um sub-recurso é formado por registros que estão diretamente relacionados à existência de outros registros ou recursos. Um exemplo bastante comum de sub-recursos em uma API RESTful é encontrado quando temos um relacionamento no banco de dados do tipo um para muitos (1:N). Dito isso, o curso vai apresentar algumas técnicas de como lidar com situações em que sub-recursos são necessários.

Esse curso inclui:

Suporte em tempo real

Certificado

Carga horária:

18 horas

Curso de Spring e JPA (10 aulas)

Aula 1 - Introdução

Neste curso será demonstrado como trabalhar com sub-recursos em um web service RESTful desenvolvido com Spring Framework e JPA. Veja como lidar com o relacionamento entre o recurso e o sub-recurso para persisti-los na base de dados.

Aula 2 - Visão geral do projeto

Conhecer a estrutura do projeto é uma importante etapa para se ter a visão geral do que será abordado ao longo do curso. Além disso, facilita na compreensão dos recursos da tecnologia em análise e como esses são empregados para atender à demanda

Aula 3 - Relacionamento Curso (1):(N) Videoaula

Ao trabalhar com um relacionamento do tipo 1:N no banco de dados, é preciso saber como mapear esse relacionamento junto à JPA. Essa etapa será apresentada nesta aula.

Aula 4 - Lidando com Lazy Exception

O relacionamento 1:N em sistemas com persistência de dados via JPA pode vir a lançar uma exceção do tipo LazyInitializationException em operações de consulta. Veja como resolver este problema com um simples recurso do Spring Framework.

Aula 5 - Lidando com StackOverflowError

StackOverflowError é um problema que pode acontecer ao se tentar converter um objeto Java em um objeto JSON quando temos um relacionamento 1:N em um sistema JPA. Saiba porque ele acontece e como resolvê-lo.

Aula 6 - Problemas ao salvar um curso com videoaulas

Na JPA, um relacionamento 1:N pode realizar a operação de inserção via modo cascata. Para isso, no entanto, é necessário saber lidar com esse tipo de operação e evitar um problema no relacionamento entre as duas tabelas. Veja que problema é este

Aula 7 - Vinculando videoaulas a um curso

Para uma operação de insert em cascata com a JPA, em um relacionamento 1:N, é necessário vincular as duas entidades envolvidas nesta operação. Aprenda a criar esse vínculo e a garantir que o relacionamento seja salvo com sucesso no banco de dado

Aula 8 - Salvando um curso com videoaulas

Nesta aula veremos como lidar com o objeto Curso que foi enviado pelo cliente ao web service e como recuperar a lista de videoaulas que deverá ser salva em modo cascata e torná-la apta à operação de insert.

Aula 9 - Omitir videoaulas em uma consulta por cursos

Ao consultar a lista de cursos no web service, o retorno ao cliente trás para cada curso também sua lista de videoaulas. Veja então, como criar um método de consulta via JPA que não retorna a lista de videoaulas para cada curso retornado.

Aula 10 - Opção de videoaulas para o recurso GET cursos

Veja nesta aula como criar um recurso no web service que retorna para o cliente uma lista de cursos com sua lista de videoaulas apenas se o cliente pedir na solicitação por esta opção. Caso contrário, o retorno será sem a lista de videoaulas.

Ver todas as 18 aulas
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Veja outros cursos de Spring

O que é Spring?

Hello world com Spring Boot

Primeiros passos com Spring Security