Desenvolvimento Mobile - Iniciando uma pequena aplicação

Veja neste artigo como criar uma aplicação com muso de botões quevai tranferir o conteúdo de um objeto para outro, abordando alguns conceitos de propriedades e métodos dos objetos de uma aplicação.

Dando continuidade à nossa série de desenvolvimento para Windows Phone, vamos implementar uma aplicação simples mas que abordará novos conceitos de desenvolvimento para Windows Phone. Nesse artigo serei mais direto ao me referir aos templates e ações da IDE, uma vez que estas informações já foram abordadas no artigo anterior.

Você pode acompanhar o artigo anterior no link: https://www.devmedia.com.br/rumo-ao-desenvolvimento-mobile-iniciacao-com-windows-phone/24225

Começaremos criando um novo projeto, usando o template Visual C#, opção Silverlight for Windows Phone e no painel central selecionar a opção Windows Phone Aplication. Daremos o nome ao projeto de “usandoBotoes” , escolheremos o Windows Phone OS 7.1 e OK, o projeto está criado.

Mudaremos o título da nossa aplicação, então no lugar de “MY APLICATION”, podemos colocar “Novos Conceitos”, no segundo título “page name” vamos mudar para “UTILIZANDO BOTÕES”.

Percebe-se que, após substituirmos o nome “page name” para “UTILIZANDO BOTÕES”, a descrição ultrapassou os limites da tela, o que no Window Phone é comum, porque pode indicar que temos mais opção à frente, bastando apenas navegar naquela página, mas este não é o nosso caso, temos que alterar o tamanho da fonte.

Para fazer isso temos duas formas, através do código xaml ou através das propriedades edste objeto; para fazer isso através do código clique com o botão direito do mouse no objeto e escolha a opção “View XAML”, o cursor será posicionado no painel central no código referente ao objeto selecionado e basta encontrar a propriedade FontSize e alterar o valor dela para 56; a outra opção é através das propriedades do objeto que pode ser acessada clicando com o botão direito do mouse em cima do objeto e escolhendo a ultima opção que é “Properties”, no painel da direita procurar pela propriedade FonteSize e alterar para 56.

Listagem 1: A propriedade “FonteSize” está no final da declaração do objeto TextBlock

Vamos então adicionar dois objetos à nossa pequena aplicação, do lado esquerdo no template do telefone, selecionar o retângulo logo abaixo do TextBox “Utilizando botões”, mais à esquerda nas abas laterais, selecionar a opção “Toolbox”, aparecerá um menu, escolher a opção “TextBox” e dar um duplo click nesta opção, depois escolher a opção “Button” e dar um duplo click; dê um click no template e poderemos observar que os dois objetos já estão inseridos no template.

O TextBlock está com um tamanho inadequado para a nossa aplicação, para alterar o tamanho dele pode-se simplesmente selecionar o objeto, clicar no canto inferior direito e arrastar até chegar ao tamanho desejado ou acessar o código do painel central referente ao objeto e alterar a propriedade “Height” para 70 e ao final das propriedades do objeto alterar a propriedade “Width” 440, caso esta propriedade não seja encontrada, basta acrescetá-la ao final das propriedade antes do símbolo “/>”, que significa o fechamento da tag.

Listagem 2: mudando o tamanho e a altura do objeto.

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