Dicas para dicionarização de elementos em um modelo de dados

Neste artigo Bergson Lopes dá dicas de como fazer uma boa dicionarização dos elementos estruturais (entidades, atributos e relacionamentos) em um modelo de dados.

1.Introdução

A representação gráfica e denominação dos elementos que compõem um modelo de dados, de forma geral, não são suficientes para traduzir todos os conceitos envolvidos e que são necessários para caracterizá-los, interpretá-los, defini-los e compreendê-los de forma evidente, tanto para o responsável por sua criação, quanto para qualquer leigo em relação ao ambiente modelado que se interesse em conhecê-lo.

Para alcançar tal propósito, faz-se necessário tomar medidas que evitem ambiguidade nas interpretações desses elementos e permitam esclarecê-los por completo. A dicionarização dos elementos dos modelos é um instrumento essencial que possibilita dotá-los de informações que atendam tais requisitos.

A dicionarização dos elementos é considerada como parte fundamental do processo de modelagem já que por seu intermédio, além dos benefícios citados em relação à leitura do modelo, abrem-se possibilidades de disseminação do conhecimento relativo aos negócios corporativos representados pelos diagramas de negócio e modelos de dados. Além disso, tal prática permite que se realizem levantamentos de similaridades entre objetos de modelos diversos possibilitando a reutilização dos mesmos.

2.Nomeação de entidades, atributos e relacionamentos

Todo e qualquer objeto (entidade ou atributo) deve ser nomeado através de uma identificação unívoca. Seguem abaixo dicas de como nomear estes objetos:

Exemplo: Uma entidade denominada como “ESPECIALIDADE” possui significados diferentes dependendo da sua área de aplicação. Se utilizarmos nomes mais qualificados como: “ESPECIALIDADE_MEDICA" e “ESPECIALIDADE_FORNECEDOR” não teríamos duas entidades com o mesmo nome, porém com significados diferentes.

Exemplo:“VL_PARCELA_RECOLHER” (Incorreto) – “VL_PARCELA_RECOLHIDA” (Correto)

Exemplo:“TIPO_DE_CLIENTE” (Incorreto) – “TIPO_CLIENTE” (Correto).

Exemplo: “DT_2_CHAMADA” (Incorreto) – “DT_SEGUNDA_CHAMADA” (Correto)

Nomeação de relacionamentos

3.Conceituação de entidades e atributos

Toda e qualquer objeto deve ser conceituada através de uma definição unívoca ou declaração de propósitos, que esteja em conformidade com um conjunto de regras pré-definidas. Seguem abaixo dicas de como conceituar estes objetos:

O que deve ser evitado na definição de Entidades e Atributos:

BOLETO_COBRANCA: Guia de pagamento representativo de um valor a receber emitido a um sacado para a quitação de um bem ou serviço. O boleto de cobrança deve ser quitado na rede bancária. Atributos da entidade:

NR_COBRANCA: Identificador numérico automaticamente atribuído à correspondência eletrônica dirigida a uma Empresa, informando-a do evento de cobrança.

DT_VENCIMENTO: Dia, mês e ano limites para que o pagamento do valor cobrado seja efetivado pelo devedor.

VL_COBRANCA: Importância cobrada mensalmente a organização a título de prestação de serviços. Este valor é reajustado semestralmente.

DT_PAGAMENTO: Dia, mês e anoem que foi efetuada a quitação de uma cobrança.

VL_MULTA_ATRASO: Importância cobrada uma única vez ao devedor inadimplente, a título punitivo, pela quebra de expectativa de receita por parte do credor. Esta importância é fixada contratualmente, podendo ser um percentual do valor originalmente cobrado ou uma quantia fixa.

CONTRATO_CONCESSAO: Documento que oficializa um acordo entre duas ou mais partes (pessoas) que se sujeitam a cumprir as obrigações estabelecidas em um contrato judicial devido à utilização de bens públicos, ou de exploração de recursos naturais (jazidas, energia hidráulica) pertencentes à União.

ESPECIALIDADE_MEDICA: Classificação dada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) para distinguir os ramos e especializações em que um referenciado possa ter condições de atuar. Em casos específicos, uma Especialidade pode ser dividida em várias sub-especialidades. Exemplos de Especialidades: Cardiologia, Cardiologia Pediátrica, Cirurgia Cardiovascular, Clinica Geral, Ortopedia, Pediatria, etc.

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados