2 Dúvidas - dbgrid e sorteio

Delphi

18/10/2007

Olá amigos do fórum, hoje duas dúvidas:
1 - como realizar sorteio em dados que estão em um dbgrid?
2 - apos realizar o sorteio e mostrar resultado, abrir form com o resultado e ficha completa do cliente


este sistema que estou desenvolvendo é para uma radio, então sera feito o sorteio de participantes de promocoes, como realizar esse sorteio de um dbgrid, que comando usar, e apos o sistema escolher o felizardo, abrir um form com o ouvinte escolhido valeu gente.


Junior-programador

Junior-programador

Curtidas 0

Respostas

Junior-programador

Junior-programador

18/10/2007

só lembrando a galera, realizar sorteio eu sei fazer no random, como tem várias opcoes aqui no forum, para dizer que nao procurei rsrsrs, mas preciso fazer isso no dbgrid, e após o sorteio, na hora que o sistema escolheu ele abre um pequeno form com os dados do escolhido


GOSTEI 0
Diegus

Diegus

18/10/2007

o dbgrid estará ligado a alguma query... provavelmente..

var
x : Integer;
begin
x := Random(ClientDataSet1.RecordCount);
while x = 0 do
x := (ClientDataSet1.RecordCount);
showmessage(ClientDataSet1Nome.AsString);


GOSTEI 0
Diegus

Diegus

18/10/2007

o dbgrid estará ligado a alguma query... provavelmente.. var x : Integer; begin x := Random(ClientDataSet1.RecordCount); while x = 0 do x := RANDOM (ClientDataSet1.RecordCount); showmessage(ClientDataSet1Nome.AsString);


esqueci de colocar o RANDOM....


GOSTEI 0
Junior-programador

Junior-programador

18/10/2007

nao deu certo diegus, ele simplesmente exibe o que esta selecionado no dbgrid, nao faz sorteio.


[quote:482f0ac145=´Diegus´]o dbgrid estará ligado a alguma query... provavelmente.. var x : Integer; begin x := Random(ClientDataSet1.RecordCount); while x = 0 do x := RANDOM (ClientDataSet1.RecordCount); showmessage(ClientDataSet1Nome.AsString);


esqueci de colocar o RANDOM....[/quote:482f0ac145]


GOSTEI 0
Imoreira

Imoreira

18/10/2007

randomize;
x:=random(tb.recordcount);
tb.recno:=x; //Posiciona no registro sorteado


GOSTEI 0
Junior-programador

Junior-programador

18/10/2007

PERFEITO - PROBLEMA RESOLVIDO, obrigado pela ajuda dos amigos do forum.

Segue abaixo o resultado.

var
x : integer;
begin
randomize;
x := random(tbmusica.RecordCount);
tbmusica.RecNo:=x;
while x = 0 do
x := random (tbmusica.RecordCount);
showmessage(tbmusicadescricao.AsString);
end;


obrigado.


GOSTEI 0
POSTAR