3 Camadas: DataSnap x Sockets

Delphi

19/09/2005

A maioria dos artigos da ClubeDelphi fala da arquitetura em 3 Camadas usando [b:f56b7b7251]DataSnap[/b:f56b7b7251]. Li um artigo no site da revista sobre a possibilidade de implementação usando [b:f56b7b7251]sockets[/b:f56b7b7251] (talvez haja uma edição falando sobre isto, também; não estou certo, agora).

Quais as vantagens e desvantagens de cada uma?

José Cordeiro

José Cordeiro

Curtidas 0

Respostas

Ipc$

Ipc$

19/09/2005

Não sei quanto ao DataSnap, mas com Sockets vc tem que escrever tudo.

GOSTEI 0
Titanius

Titanius

19/09/2005

é, na realidade voce pode usar o aplicativo scktsrvr.exe da propria borland, que fica na pasta bin do delphi, ele é um servidor Socket, que usa o COM para acesso aos dados... mas eu usaria outra coisa... pois estou tendo problemas com ele, principalmente de performance... e até o presente momento nao cosegui achar nenhuma solucao viave3l para acesso a minha base de dados via internet.. :-(

GOSTEI 0
Kotho

Kotho

19/09/2005

Eu uso COM+ e DataSnap, e tenho gostado bastante (inclusive da performance)...

Como disseram acima, o DataSnap já tem um bocado de implementações que, usando Socket, você teria que escrever...

Agora, não é muito simples de implementar... tem alguns detalhes que requerem um pouco de pesquisa...

GOSTEI 0
Thomaz_prg

Thomaz_prg

19/09/2005

Realmente, eu implementei um sistema usando sockets e ficou muito mais extenso (e complicado) do que usando DataSnap. O principal problema é o acesso e requisições simultâneas dos clientes, que para resolver, criei os datasets dinamicamente, sendo criados de acordo com a requisição do cliente, e executando e/ou retornando as informações e então sendo destruídos. Dá um pouco de trabalho, mas o desempenho é muito bom (inclusive com acesso na internet).
Gostei do desempenho do DataSnap (usando Sockets). Nao tive maiores problemas não, mas para a net, estou criando WebServices...

GOSTEI 0
POSTAR