3 Máquinas Ib Lerdo Só em Uma! Como é Possivel?
Olá amigos,
Tenho um sistema Rodando em rede em 3 Máquinas, classificaremos as máquinas assim Ruim, Boa, Otima.
O Banco de Dados está na Máquina Boa, Logicamente as Máqunas Ruim e Otima estão acessando na Máquina Boa. E o Programa abre muito Rapido, é um Click e Zum! abriu!
Dae, o Meu cliente quer passar o banco para a Maquina Otima, ok até ai tudo bem, Instalei o banco na Maquina Otima, e o Programa leva entre 5 a 7 minutos para abrir, todos sabemos que isso é uma eternidade para o usuario, mas acontece que não é só o Sistema o IB tb. Quando o IB vai Acessar o GDB leva um Tempão para abrir... Todas as Máquinas possuem o Windows XP instalado, mas somente na Maquina Otima o Programa leva um tempão para abrir, alquém já passou por isso?
alguem pode me ajudar?
Tenho um sistema Rodando em rede em 3 Máquinas, classificaremos as máquinas assim Ruim, Boa, Otima.
O Banco de Dados está na Máquina Boa, Logicamente as Máqunas Ruim e Otima estão acessando na Máquina Boa. E o Programa abre muito Rapido, é um Click e Zum! abriu!
Dae, o Meu cliente quer passar o banco para a Maquina Otima, ok até ai tudo bem, Instalei o banco na Maquina Otima, e o Programa leva entre 5 a 7 minutos para abrir, todos sabemos que isso é uma eternidade para o usuario, mas acontece que não é só o Sistema o IB tb. Quando o IB vai Acessar o GDB leva um Tempão para abrir... Todas as Máquinas possuem o Windows XP instalado, mas somente na Maquina Otima o Programa leva um tempão para abrir, alquém já passou por isso?
alguem pode me ajudar?
Daniel Martins
Curtidas 0
Respostas
Nilza
08/05/2005
Oi
é realmente estranho. Você configurou corretamente a conexão? a versão do banco de dados cliente e servidor?
[]´s
é realmente estranho. Você configurou corretamente a conexão? a versão do banco de dados cliente e servidor?
[]´s
GOSTEI 0
Daniel Martins
08/05/2005
Claro, estao todas configuradas corretamente, tenho certeza por q verifiquei um monte de vezes....
GOSTEI 0
Daniel Martins
08/05/2005
Suspeito que seja algum conflito entre o IB e algum servico que esta rodando na maquina.. desativei o norton e mesmo assim demorou..
GOSTEI 0
Gandalf.nho
08/05/2005
Uma coisa que pode estar afetando é o System Restore do windows XP, tente renomear seu banco de dados pondo uma extensão diferente de GDB
GOSTEI 0
Daniel Martins
08/05/2005
Já tentei tb, coloquei a extensão .IB e desabilitei o System Restore... Continuou o mesmo pobrema...
GOSTEI 0
Massuda
08/05/2005
A velocidade das placas de rede é a mesma? Já tive problemas com placas que podiam operam a 10 ou 100 Mb/s mas que teimavam sempre em operar em 10 Mb/s.
Outra coisa... essa máquina ´ótima´ apenas hospeda o servidor de BD, ou faz algum mais, tipo compartilhar internet, etc?
Outra coisa... essa máquina ´ótima´ apenas hospeda o servidor de BD, ou faz algum mais, tipo compartilhar internet, etc?
GOSTEI 0
Daniel Martins
08/05/2005
a Função dela na empresa é só hospedar o BD, e rodar o programa.
mas eu tava pensando... tipo toda vez que o IB tenta acessar o arquivo.GDB ele demora talvez por que ele verifica se tem Vírus, mas acontece que eu desabilitei o Norton que tem um Monte de Serviço rodando e mesmo assim ele demora, o problema é entre o IB e o GDB, consequentemente será entre o Programa e o GDB.... Bota Bruxaria!
--------------
Se alguém me falar uma desculpa que posso dar tb ajuda muiiito...
mas eu tava pensando... tipo toda vez que o IB tenta acessar o arquivo.GDB ele demora talvez por que ele verifica se tem Vírus, mas acontece que eu desabilitei o Norton que tem um Monte de Serviço rodando e mesmo assim ele demora, o problema é entre o IB e o GDB, consequentemente será entre o Programa e o GDB.... Bota Bruxaria!
--------------
Se alguém me falar uma desculpa que posso dar tb ajuda muiiito...
GOSTEI 0
Dorivansousa
08/05/2005
ja um problema assim q a comunicação com o bd ficava lenta sempre q tinha um programa dos rodado ou se tivesse DNS configurada sem acesso a internet...
talvez ajude
talvez ajude
GOSTEI 0
Daniel Martins
08/05/2005
tipo se ja tem um programa rodando ele fica lerdo,e um DNS sem acesso a internet tb..é isso?
GOSTEI 0
Daniel Martins
08/05/2005
a Coisa ta Braba de Resolver....
GOSTEI 0
Massuda
08/05/2005
A questão do DNS que o dorivansousa citou depende de como sua rede local está configurada mas não deveria fazer diferença se você estiver usando o IP da máquina servidora na hora de fazer a conexão do cliente para o servidor.
Você pode ler mais sobre o problema dos arquivos .GDB no Windows XP [url=http://bdn.borland.com/article/0,1410,28142,00.html]neste artigo do BDN[/url] (talvez tenha que fazer login ou se registrar gratuitamente no site para poder ler o artigo).
Finalmente, essa sua máquina ´maravilhosa´ usa HiperThreading (tecnologia HT)? Se sim, desabilite o HT (na BIOS, se não me engano). Somente o IB 7.1 ou mais recente suporta HT.
Você pode ler mais sobre o problema dos arquivos .GDB no Windows XP [url=http://bdn.borland.com/article/0,1410,28142,00.html]neste artigo do BDN[/url] (talvez tenha que fazer login ou se registrar gratuitamente no site para poder ler o artigo).
Finalmente, essa sua máquina ´maravilhosa´ usa HiperThreading (tecnologia HT)? Se sim, desabilite o HT (na BIOS, se não me engano). Somente o IB 7.1 ou mais recente suporta HT.
GOSTEI 0
Daniel Martins
08/05/2005
não causa problema se desabilitar isso?
GOSTEI 0
Massuda
08/05/2005
[quote:ec529fc467=´DAniel S Martins´]não causa problema se desabilitar isso?[/quote:ec529fc467]Se não me engano, se você desabilitar o HT sua máquina passa a funcionar como se tivesse apenas um único processador ao invés de ´dois´.
Alguns programas tem problemas com HT e acabam executando mais devagar do que se estivesse em um máquina com um único processador.
Se isso for a causa da lentidão, outra solução seria mudar para IB 7.1 (comercial) ou FB 1.5 (open source).
Alguns programas tem problemas com HT e acabam executando mais devagar do que se estivesse em um máquina com um único processador.
Se isso for a causa da lentidão, outra solução seria mudar para IB 7.1 (comercial) ou FB 1.5 (open source).
GOSTEI 0
Daniel Martins
08/05/2005
Obrigado pelas dicas...
FB 1.5 é free? não sabia...
Ond tem pra Download?
FB 1.5 é free? não sabia...
Ond tem pra Download?
GOSTEI 0
Ariovaldo
08/05/2005
Essa Maquina que esta o Banco tem Service Pack II do XP instalado?? se tiver e o FireWall que esta Bloqueando
GOSTEI 0
Massuda
08/05/2005
[quote:f3dee5a95a=´DAniel S Martins´]Obrigado pelas dicas...[/quote:f3dee5a95a]Mexer no HT resolveu?
[quote:f3dee5a95a=´DAniel S Martins´]FB 1.5 é free? não sabia... Ond tem pra Download?[/quote:f3dee5a95a]Tem no site [url=http://www.firebirdsql.com/]www.firebirdsql.com[/url] (site oficial em inglês), mas pode tentar também no [url=http://www.firebase.com.br/]www.firebase.com.br[/url] (em português).
[quote:f3dee5a95a=´DAniel S Martins´]FB 1.5 é free? não sabia... Ond tem pra Download?[/quote:f3dee5a95a]Tem no site [url=http://www.firebirdsql.com/]www.firebirdsql.com[/url] (site oficial em inglês), mas pode tentar também no [url=http://www.firebase.com.br/]www.firebase.com.br[/url] (em português).
...tem Service Pack II do XP instalado?? se tiver e o FireWall que esta Bloqueando
Não seria problema de firewall porque, pelo que foi escrito, o programa consegue conectar mas está demorando para abrir.GOSTEI 0
Daniel Martins
08/05/2005
Parece que tem o Service II instalado, e no princípio o firewall até deu problema, mas depois deu pra reolver.
Ainda não testei mexer no HT por que, não fui lá, hj vou relover isso... se der certo eu aviso..ok!?
Ainda não testei mexer no HT por que, não fui lá, hj vou relover isso... se der certo eu aviso..ok!?
GOSTEI 0
Daniel Martins
08/05/2005
Ai pessoal!!
cêis São Realmente Feras!
Valeu massuda, desabilitei o HT e o programa e o Ib abriram em Segundos!!
Obrigado mais uma vez... espero sempre poder contar com vcs,, no q precisarem d mim... estammos sempre ae!!
cêis São Realmente Feras!
Valeu massuda, desabilitei o HT e o programa e o Ib abriram em Segundos!!
Obrigado mais uma vez... espero sempre poder contar com vcs,, no q precisarem d mim... estammos sempre ae!!
GOSTEI 0