'Key Violation.' Mensagem não qualificada usando ClientDataset

Delphi

15/06/2010

Bom dia a todos!

Srs., estou diante do seguinte problema, toda vez que forço um erro de chave primaria ou de unique no firebird através de uma simples aplicação feita em delphi, retorna a mensagem de "Key violation.". Mais precisamente... "First chance exception at $7C812AEB. Exception class EDBClient with message 'Key violation.'. Process Project1.exe (3728)". Vejam que a mensagem não é qualificada. Ou seja, não me mostra se é uma violação de chave primária ou de unicidade. Se faço a simulação usando o IBExpert, a mensagem de erro é completa. Pesquisei, mas não encontrei nada que pudesse me ajudar. Já mudei o drive de conexão, tentei no delphi 2010 e nada.

Estou usando:

- Delphi 2006 (Tentei no Delphi 2010)
- Firebird 2.0
- Drive UIB (No Delphi 2010 tentei com o drive Firebird)

Obs. Se a inserção ocorrer via comando Sql(usando um SqlQuery por exemplo), a mensagem de retorno é qualificada(Exibe se a violação é oriunda de um Primary Key ou de uma Unique) . Já pelo clientDataset, a mensagem, conforme citado acima, é genérica('Key Violation.').

Alguém já passou por isso ou teria alguma referência para que eu possa estudar o problema?

[]'s
Junior Miranda

Junior Miranda

Curtidas 0
POSTAR