A Opção é Segura?
olá pessoal, vou começar um projetos grande com o firebird um sistema financeiro onde irá armazenar em torno de 700 registro por dia, optei utilizar os componentes ibdataset para cadastro, ibquery para consultas e clientdataset/datasetprovider/ibquery para transações financeiras e master/detail, com essa opção irei ter problemas no futuro ou elas são seguras?
Tap_pedroso
Curtidas 0
Respostas
Fsflorencio
16/09/2004
Eu uso ibx com FireBird e ainda não tive problemas, mas como este componente é da Borland é natural que o Interbase e o FireBird se distanciem tornando talvez inviável o uso destes componentes futuramente.
Vc tem como opção o IBO do Jason Warton que é muito bom. Vc pode encontrar o caminho no site www.firebase.com.br. Neste site tem muito material sobre Firebird. Tem também Zeos Library que também é uma boa opção a se pensar.
Como uma outra opção sugeriria a paleta DbExpress que não é nada má, mas não tenho muito conhecimento sobre seu uso.
Talvez outro colega possa te dar mais informações.
Vc tem como opção o IBO do Jason Warton que é muito bom. Vc pode encontrar o caminho no site www.firebase.com.br. Neste site tem muito material sobre Firebird. Tem também Zeos Library que também é uma boa opção a se pensar.
Como uma outra opção sugeriria a paleta DbExpress que não é nada má, mas não tenho muito conhecimento sobre seu uso.
Talvez outro colega possa te dar mais informações.
GOSTEI 0
Rafs
16/09/2004
Eu utilizo os componentes da palheta dbExpress e não tive nenhum problema. Na realidade estou alterando os componentes do sistema da empresa de IBX para DBX, pois os componentes IBX, apesar de funcionarem no Firebird, foram escritos para o Interbase (é claro seu funcionamente devido a origem do FB ser o IB), porém diante dos rumos que está sendo tomado pelo FB e pelo IB, acredito que em breve haverá problemas de compatibilidade entre os componentes IBX e o FB.
Outro fato que me levou a optar pelo DBX é que já está em desenvolvimento dll´s de comunicação entre o DBX e o FB (chama-se UIB, site = [url]http://www.progdigy.com/[/url]). Atualmente utilizo as dll´s desenvolvidas pela Borland (para acesso ao IB), mas quando começar a causar incompatibilidades, basta alterar a dll.. :)
Testei os componentes ZeosLib, mas encontrei algumas propriedades que não funcionam corretamente e que eu precisaría delas, por isso descartei-os. (Exemplo: PacketRecords não funciona)
Outro fato que me levou a optar pelo DBX é que já está em desenvolvimento dll´s de comunicação entre o DBX e o FB (chama-se UIB, site = [url]http://www.progdigy.com/[/url]). Atualmente utilizo as dll´s desenvolvidas pela Borland (para acesso ao IB), mas quando começar a causar incompatibilidades, basta alterar a dll.. :)
Testei os componentes ZeosLib, mas encontrei algumas propriedades que não funcionam corretamente e que eu precisaría delas, por isso descartei-os. (Exemplo: PacketRecords não funciona)
GOSTEI 0
Vinicius2k
16/09/2004
optei utilizar os componentes ibdataset para cadastro, ibquery para consultas e clientdataset/datasetprovider/ibquery para transações financeiras e master/detail
Não creio q seria estritamente necessário utilizar provider+clientdataset para mestre/detalhe, mas sem dúvida é mais prático e também uma boa opção...
É uma tendencia sim q o IBX deixe de ser compatível com o versões futuras do FB, por isso, creio q ao iniciar um projeto hoje com IBX, apesar de totalmente seguro, existe um risco de possível migração que deve ser calculado...
Dentre as opcoes free ou nativas, creio que o dbExpress seja a melhor, mas não somente pelo driver da UIB (free) que o Rafs mencionou, por que este tem problemas ainda, mas pq existem outras empresas produzindo drivers (comercias).
Zeos, definitivamente, não é uma boa opção... o projeto é altamente tendencioso para utilização com o MySQL e é bastante instável com o FB... além disso não suporta Provider...
Dentre as opções pagas, na minha opinião o FIBPlus é a melhor... eu diria que bem melhor que o IBO...
O IBO é ´complicado´ demais... se vc está habituado a usar controles data-aware como DBEdits, DBGrids, etc. vai ter alguma dificuldade com o IBO, já que também os componentes data-aware são parte do pacote (isso para usar da forma ´ideal´ sugerida pelo fabricante que é não usar descendentes de TDataSet)...
T+
GOSTEI 0
Gandalf.nho
16/09/2004
Outra alternativa gratuita é o projeto brasileiro MDO
[url]https://sourceforge.net/projects/mdo/[/url]
[url]https://sourceforge.net/projects/mdo/[/url]
GOSTEI 0
Tap_pedroso
16/09/2004
ok pessoal muito obrigado pela atenção, com a ajuda de vcs eu decidi continuar com o ibx pelo o que estão me falando é o que eu faço de melhor [b:df1482ff06]por enquanto[/b:df1482ff06], tanto é que eu não vou ter muito tempo para me adaptar com outro componente, acabamos de fechar negócio com o cliente e eles precisam de algo até novembro, e eu acho então que o ibx vai me dar uma boa performance e segurança que é o que eles precisam, depois ao longo do tempo eu migro para outro componente se precisar.estou certo?
GOSTEI 0
Vinicius2k
16/09/2004
Vc está correto. Se precisa de produção e está habituado ao uso do IBX, não existe motivo para não utilizá-lo...
E acrescento que, vc só precisara alterar sua solução de acesso, se alterar o SGBD, lógico que, com certeza, vc vai querer evoluir juntamente com o SGBD, mas não existe motivo de pânico.
T+
E acrescento que, vc só precisara alterar sua solução de acesso, se alterar o SGBD, lógico que, com certeza, vc vai querer evoluir juntamente com o SGBD, mas não existe motivo de pânico.
T+
GOSTEI 0