Abrindo uma empresa para criar softwares caseiros

Java

09/04/2009

Estou coletanto informações afim de saber como criar softwares e vende-los, softwares caseiros. Sei que muitos programadores sempre tiveram essa ideia. E é muito comum em paises como Japão e Taiwan, Entende, como padaria, você faz o pão em casa e depois sai vendendo em porta em porta. Eu pensei que para poder vender meus proprios programas precisaria ter uma empresa correto? Se tiver que fazer isso eu poderia trabalhar em meu proprio escritório, quero dizer no meu quarto mesmo? :lol: É para trampar nas horas vagas, eu poderei colocar isso na minha carteira de trabalho e assinar eu mesmo em nome de minha firma? :arrow: Não entendo nada de abrir empresas para criar softwares qualquer ajuda é valida!
Jeux

Jeux

Curtidas 0

Respostas

Daniel Martins

Daniel Martins

09/04/2009

Nossa também penso seriamente nisso.. não aguento mais minha chefe :lol:
GOSTEI 0
Marcos Pereira

Marcos Pereira

09/04/2009

Jeux, dica valiosissima: vá ao SEBRAE da sua cidade. Lá eles irão sanar todas as suas duvidas e ainda lhe orientar em coisas que vc sequer pensou. Acredite, aqui é um lugar onde sanamos bem suas duvidas sobre Java, mas nesse caso, o SEBRAE é MUITO mais recomendado. valeuz..
GOSTEI 0
Marcos Pereira

Marcos Pereira

09/04/2009

Olá, Escrevi um pouco do que aprendi com minha experiência nessa empreitada [url=http://pcalcado.blogspot.com/2005/05/extreme-freelancer-guia-de-guerra-para.html]aqui[/url]. Boa sorte :)
GOSTEI 0
Marcos Pereira

Marcos Pereira

09/04/2009

Obrigado pelo Artigo pcalcado! Obrigado pela dica do SEBRAE jack! A ideia inicial é fazer projetos pequenos sem grande complexidade e que não exija que eu tenha muito contado com o cliente quero ficar mais dedicado nos projetos ou arranjar alguém para fazer isso para mim. Todas as dicas são bem vindas se alguém tiver mais alguma informação para mandar fique a vontade. :)
GOSTEI 0
Marcos Pereira

Marcos Pereira

09/04/2009

Jeux, A Abertura de uma empresa tem uma variação imensa no nosso Brasil, que vai de alguns dias a vários meses (fiquei uns 4 meses para abrir a minha). Fui obrigado a abrir essa empresa para poder trabalhar como Pessoa Juridica e prestar serviços (Tercerização ou Quarterização). Você não é obrigado a ter um escritório físico e pode tranquilamente continuar a trabalhar no seu quarto. Tambem recomendo uma consultoria do SEBRAE, eles te fornecerão todo o suporte necessário. Tente enquadar sua empresa no Simples pois a carga tributária é muito menor (aproximadamente de 3 a 4 vezes menor) Infelizmente voce não pode assinar sua propria carteira. Apartir do momento da abertura voce será um empresário Agora começe a guardar um dinherinho, boa parte do dinheiro que você receberá vai para o governo (IRRF, ISS, TFE, PIS, COFINS, CSLL, Contador, GPS , deve ter algum outro que eu esqueci). Aproveiro para parabenizar o Phillip pelo excelente artigo. Um Abraço, Dennis
GOSTEI 0
Marcos Pereira

Marcos Pereira

09/04/2009

Dennis , muito obrigado ! Essas informações estão sendo de grande utilidade para mim. Deve ser legal ser empresário ir naquelas conferências onde só empresários podem ir tipo em Hotel 5 estrelas e beber champagne hehehe.. tô zuando. Valeu :wink:
GOSTEI 0
Asdfasdfa

Asdfasdfa

09/04/2009

[quote="Jeux"]Dennis , muito obrigado ! Essas informações estão sendo de grande utilidade para mim. Deve ser legal ser empresário ir naquelas conferências onde só empresários podem ir tipo em Hotel 5 estrelas e beber champagne hehehe.. tô zuando. Valeu :wink:
Ai te beliscam e tu acorda. :D Cara, ter empresa da um trabalho sem tamanho. É tanta incomodacao que as vezes nao sei se vale a pena. Tem coisas boas, mas tem muita coisa chata que temos que fazer. ]['s
GOSTEI 0
Dennisrosa

Dennisrosa

09/04/2009

Eu tenho uma empresa com um sócio (governo) que ganha muito mais do que eu e não faz nada. Na verdade esse cretino até queria aumentar o sua participação (MP 232). Ainda bem que não deixaram ! Dennis
GOSTEI 0
Jeux

Jeux

09/04/2009

[quote="fabio_patricio"] Ai te beliscam e tu acorda. :D
Não precisam me beliscar tão cedo :lol: estou animado hehehe [quote="dennisrosa"] Eu tenho uma empresa com um sócio (governo) que ganha muito mais do que eu e não faz nada. Na verdade esse cretino até queria aumentar o sua participação (MP 232).
Maldito governo :( Valeu pessoal Abraços
GOSTEI 0
Rodrigo Cansian

Rodrigo Cansian

09/04/2009

[quote="Jeux"] Não precisam me beliscar tão cedo :lol: estou animado hehehe
Cara, me desculpe, mais você tá viajando na maionese legal. Abrir uma empresa não é facil, NÃO É ! Muitas pessoas quebram, porque [b]acham[/b] que como conhecem a parte técnica, vai ser simples simples abrir uma empresa, e e encher de clientes... Essa realidade [b]não existe[/b]. Como o Dennis disse, faça um curso do SEBRAE, vale a pena, eu faço sempre, elabore um plano de negocio (é, isso mesmo, mesmo sendo em casa) e veja quais serão os seus clientes em potencial. E o que o Fabio disse ali em cima, é verdade, acorda ! Bem, só posso te dizer isso, se você não pensar antes de criar sua empresa, ir nas cegas, você pode se dar muito mal, e ser mais um para ajudar as estatisticas negativas que o SEBRAE tem sobre empresas que quebram no primeiro ano. Abraço e boa sorte.
GOSTEI 0
Vitor Pamplona

Vitor Pamplona

09/04/2009

Já queimei muitos neurônios por causa deste problema. Como ganhar dinheiro. Uma vez que esperar um bom salário de uma empresa como funcionário é algo desanimador, as suas saídas são criar uma empresa ou seguir o ramo acadêmico. Criar uma empresa, além de acabar com o tempo e a tranquilidade da sua vida, fará você trabalhar com tudo quanto é tipo de situação, menos com a programação. Principalmente se você não ter um sócio para cuidar da parte administrativa. Além do mais, basta a sua empresa ter mais de 7 funcionários e você não conseguirá mais nem chegar perto da área técnica. Como nós estudamos 5 anos para aprender a área técnica, eu concluo que todo dinheiro investido durante esses 5 anos será jogado fora. Ralo abaixo. E lembre-se que se você já tem experiência com programação, você é muito mais produtivo programando e analisando do que gerenciando, então para que perder dinheiro? A única saída que resta é a área acadêmica. Que parece pagar bem, mas requer que a pessoa se foda em estudar primeiro (Mestrado e Doutorado). Porém, acredito que depois desses dois "cursinhos" a pessoa possa se sentir realizada com o salário e com a sua posição social. É claro que, dar aulas não é para qualquer um, isto também exige uma preparação grande do indivíduo.
GOSTEI 0
Giovane Kuhn

Giovane Kuhn

09/04/2009

Caia na REAL conforme o Cansian disse... é díficil pra cacete, faça um bom PLANO DE NEGÓCIO inicialmente, não abra uma empresa sem foco, empresa highlander é furada !!! Mas fora esta burocracia toda, vou ser sincero em dizer que a maior dificuldade que enfrento nas duas empresas que sou sócio não é a questão fincanceira, isso tira de letra, encolhe um poko aqui, corta um poko ali, sempre se ajeita a parte financeira... o mais foda é a administração de recursos humanos, PQP vocês não têm noção a dor de cabeça que dá "cuidar" de pessoas... isso é cansativo !!! Toda hora brigas internas, [i]picuinhas[/i], doença, afastamento, enfim... Alguém mais passa estas dores de cabeça na sua empresa ?!?!? Flow
GOSTEI 0
Asdfasdfa

Asdfasdfa

09/04/2009

Eu concordo com tudo que o Cansian, Vitor e o Giovane falaram. No inicio eu achava que seria facil, mas realmente nao é. Alem de todos problemas falados nenhuma empresa (a menos que tu va fazer bico) vai pra frente sem organizacao. Sitando algumas coisas que sao indispensaveis na abertura de uma empresa séria. Plano de Negocios Capital de Giro Muitos contatos pra alavancar clientes Na parte tecnica Metodologia de desenvolvimento Profissionais qualificados (se vc pensa em desenvolver e ainda administrar esquece, nao ha tempo pra isso). Alem disso tem coisas chatas que aparecem e tu nunca imaginava. Clientes que nao pagam, ou atrasam. E tu precisa de capital de giro pra suportar. Formar uma equipe é muito complicado, tu nunca consegue agradar a todos. Tu corre o rsico de algum funcionario te colocar na justica e la vai mais gastos. Uma dica que eu do sempre pra quem me pergunta, nao tente abrir uma empresa de Software sozinho, é muita coisa pra se fazer e das mais variadas areas. Eu por exemplo nao manjo nada de gerencia de projetos, orcamentos, etc e isso é o que pode fazer tu quebrar se for mal feito. Um projeto mal dimensionado te leva a falencia. Bom a galera ja comentou bastante, acho que é +- isso. O resto só abrindo uma empresa e passando os problemas na pele. Haa em tempo, a carnificina é grande nesse meio e os clientes querem preco e qualidade. Coisa muito dificil de consciliar. ]['s
GOSTEI 0
Marcos Pereira

Marcos Pereira

09/04/2009

Concordo com tudo que foi dito, especialmente com o post do Fabio do Rodrigo e boa parte do post do Vitor sobre os quais tenho alguns comentarios. [quote="vfpamp"]Criar uma empresa, além de acabar com o tempo e a tranquilidade da sua vida, fará você trabalhar com tudo quanto é tipo de situação, menos com a programação. Principalmente se você não ter um sócio para cuidar da parte administrativa.
"Não trabalhar com programação" não necessariamente quer dizer não cuidar de algum aspecto tecnico da empresa. Aqui eu e outros 3 colegas estamos criando uma empresa e eu sou um dos mais responsaveis pela parte tecnica. Como toda empresa em fase de nascimento, eu e todos participamos de todas as atividades relaciondas a empresa: de varrer o chão (literalmente, não espere glamour), carregar mesas e cadeiras, a escrever varias versões do planos de negocio de acordo com quem vai ler. Nós conversamos bastante, fizemos testes entre nós mesmos e assumimos responsabilidades de acordo com o que cada um pensava sobre si mesmo e tambem de acordo como todos os outros pensavam. No mais, sobre a falta de tempo, como isso acontece com BASTANTE frequencia mesmo quando vc é empregado, eu prefiro gastar boa parte do meu tempo trabalhando em algo meu (não por orgulho de dizer que é meu), onde eu e meus socios, de comum acordo, pensamos, estudamos (e muito) sobre mercado, modelos de trabalho, etc. [quote="vfpamp"]Além do mais, basta a sua empresa ter mais de 7 funcionários e você não conseguirá mais nem chegar perto da área técnica. Como nós estudamos 5 anos para aprender a área técnica, eu concluo que todo dinheiro investido durante esses 5 anos será jogado fora. Ralo abaixo.
Isso é que o [url=http://www.google.com/search?q=Philip+Zimmermann]Phillip Zimmermann[/url] chama de ser "elevado ao seu nivel de incompetencia", mas eu prefiro me espelhar no exemplo de um professor. Ele travalhava com na parte de segurança, algoritmos de criptografia, algo bastante tecnico, mas sempre se preparava para duas coisas: 1) ser extremamente capaz de atuar na sua area atual e 2) ser capaz de atuar na area acima da sua. É claro que isso tem um limite, mas é meu plano dentro da empresa. [b]Editado[/b]: Ah, claro, procure sempre se manter a par do que seu cliente realmente precisa, nem precisava dizer isso, mas muitos programadores sempre tendem a pensar o quão legal para ele é aquele recurso super intrigante e inutil para o cliente. Ter alguem da area de dominio, ajuda enormemente. valeuz...
GOSTEI 0
Marcos Pereira

Marcos Pereira

09/04/2009

Muito Obrigado Jack! Felizmente não tenho tanta pressa. Estou só coletando informações de quem já está na area e pelo visto vocês estão gostando bastante :lol: Vou fazer um curso de Planejamento e Gerência de Projetos na impacta é esse aqui o que vocês acham? alguém aqui já fez?: http://www.impacta.com.br/treinamentos/trn_SubCategoria.asp?categ=17&subcateg=10 Isso é apenas o inicio tenho muito que me preparar em algumas coisas antes. A experiência de vocês está sendo de grande utilidade! Valeu pessoal Abraços
GOSTEI 0
Andre Valdestilhas

Andre Valdestilhas

09/04/2009

Resumumindo, vc precisa: * de cliente(s) (Principalmente); Sem isso não tem nada. * Vendedore(s) O cara que vai falar super bem do seu produto. * Analista(s) O cara que vai transmitir o que o cliente quer para o programador. * Programador(es) Uma cara que entenda o que o Analista diz e codifique tudo. * Gerente(s) O cara que vai motivar o pessoal e se comunicar com todos e coordenar o negócio pra que não vire uma bagunça. (Todos tem que gostar do que faz) Bom, lógico que ainda tem uma visão mais aprofundada, como gerencia de projetos, planejamento, estruturação de equipe, etc... e acho que vc vai programar apenas por hobby. Mas tem que começar né... Não queira tomar conta de tudo. Colaboratividade é fundamental. Distribua tarefas. Não tenha medo de perder o que conquistou. Espero ter ajudado André Valdestilhas
GOSTEI 0
Rodrigo Cansian

Rodrigo Cansian

09/04/2009

[quote="Jeux"]Muito Obrigado Jack! Felizmente não tenho tanta pressa. Estou só coletando informações de quem já está na area e pelo visto vocês estão gostando bastante :lol: Vou fazer um curso de Planejamento e Gerência de Projetos na impacta é esse aqui o que vocês acham? alguém aqui já fez?: http://www.impacta.com.br/treinamentos/trn_SubCategoria.asp?categ=17&subcateg=10 Abraços
Não recomendo você fazer esse curso agora, sem noção sobre empreendedorimo, faça primeiro o curso Aprender a Empreender do Sebrae: http://educacao.sebrae.com.br/ Detalhe: é gratuito e é MUITO bom. Lógico, não pare nesse ;) Boa sorte :!:
GOSTEI 0
Marcos Pereira

Marcos Pereira

09/04/2009

http://ipgn.iea.com.br/ Eu fiz esse e é muito bom, especialmente se vc se dispuser a participar legal, trocar experiências com outros participantes e tudo mais. Tambem é gratuito, mas vc só pode tentar fazer uma vez. Se não concluir o curso, não pode tentar novamente. Outro MUITO (muito mesmo) bom é o Empretec, recomendo bastante, mas é pago, e não é barato. valeuz...
GOSTEI 0
André Meira

André Meira

09/04/2009

Super Gerador de Aplicativos Rápidos em Java Olá depois de mais de 2 anos, mais de 1.000 horas de muita pesquisa e principalmente programação, está pronto a primeira versão desse super programa que gera aplicativos completos em java em poucos segundos. São 149 vídeo aulas em 5.5 gigabyte em vídeo aulas e arquivos fonte+instalação. 3 em 1 pois: 1) Você poderá usar o software para criar suas aplicações em segundos. 2) Poderá usar o código fonte para incrementar e personalizar ainda mais esse software (menos trocar o autor né). 3) Poderá usar as 149 vídeo aulas para ver, ouvir e aprender como desenvolvi esse software linha a linha, e aprender muito de java. Usei o Netbeans 6.5 e Eclipse 3.4. Mas como usei somente código java puro (sem usar componentes das IDE`s), você poderá usar qualquer editor. Obrigado Prof Neri www.informaticon.com.br – videoaulasneri@gmail.com Av Flores da Cunha, 1545, centro Fone/Fax (0xx54)3330-1222 Carazinho-RS cep 99500-000
GOSTEI 0
Alice Galindo

Alice Galindo

09/04/2009

Sei naum...os programadores precisando de administradores...e no meu caso de administradores precisando de programadores... Eu acabei de me formar em administração de empresas na Federal daqui de Pernambuco....e eu e um grupo de amigos estavamos pensando em criar softwares para gestão de empresas...de preferência pequenas e médias empresas porque são a maioria na região...mas claro nenhum de nós entende nadica de nada sobre programação....e precisariamos encontrar algum programador que se interessase pela idéia....pois é se alguém estiver interessado em discutir essas idéias seria legal.... Acho que já tá na hora de ter maior integração entre as áreas....além de alguém que entende mais de práticas de gestão..vcs ganham de quebra um administrador para as partes burocráticas de abrir e gerenciar uma empresa :D
GOSTEI 0
Camila Martins

Camila Martins

09/04/2009

Ola tenho um pouco de experiência em VB 2008 e gostaria muito de montar um grupo de programadores se você ainda estiver enteressado entre em contato comigo pelo meu chat :::: link do meu chat....>>>>> http://xat.com/chat/room/146860560/
GOSTEI 0
Marcos Júnior

Marcos Júnior

09/04/2009

Quando estava na faculdade, comecei a desenvolver. O primeiro software que fiz vendi baratinho, por 400,00. O segundo ainda mais barato e demorou 3 meses:300,00. O terceiro já foi 600,00 e era bem menor e demorou 1 mês apenas e só pra um cliente. Só fiz esses valores mesmo porque os primeiros que for desenvolver vão ter que ser baratos para você mostrar que sabe mesmo. Se o cliente gostar do seu trabalho, ele vai sim querer outros programas e aí você pode cobrar mais caro. Além disso, ele te indicará para outros. O melhor mesmo é enviar e-mails, divulgar na TV se puder, mas é bem caro, divulgar no carro de som, é bem barato e o resultado é bem rápido e pode também ir em empresas grandes divulgando seu trabalho, entregando seu cartão de visita. Fiz isso em algumas empresas, mas ficou sem estímulo para fazer algo mais. Hoje trabalho na área de T.I apenas consertaando PCs, mas tenho nível superior em Desenvolvimento de Sistemas e Software. Estou com algo fixo agora porque a partir daqui é que vou ter recursos para investir na minha carreira como autônomo futuramente. Comece sem empresa mesmo até ter alguns clientes. O bom é trabalhar em alguma empresa para ter algo fixo e assim investir em divulgação. Primeiro comece sozinho, depois se a demanda for grande, chame outros para te ajudar. Tentei trabalhar como autônomo, mas não deu muito certo e nem sempre tinha cliente e ainda traduzia manuais qu dava bastante dinheiro. É assim que tudo começa. Tenha um emprego fixo primeiro, depois vá fazendo uns trabalhos por fora.
GOSTEI 0
Camila Martins

Camila Martins

09/04/2009

Ola estou pensando em montar um grupo de desenvolvedor de software você não gostaria de participar..... entre em Contato pelo meu Chat: http://software.chatter.com.br/perfil/Saoftware
GOSTEI 0
POSTAR