Abrir Aplicativo e Aguardar o fechamento..?
Colegas..
Como faço para abrir um aplicativo externo ao delphi, e esperar até que seja encerrado o processo para continuar executando o delphi..?
por exemplo :
Pretendo abrir um arquivo armazenado no firebird com a extensão .doc.
Como faço para chamar o aplicativo responsável pelo processo desta extensão, achá-lo, executá - lo e aguardar que o arquivo seja fechado para continuar a utilizar o sistema?
Agradeço muito a atenção de todos, antecipadamente.
Como faço para abrir um aplicativo externo ao delphi, e esperar até que seja encerrado o processo para continuar executando o delphi..?
por exemplo :
Pretendo abrir um arquivo armazenado no firebird com a extensão .doc.
Como faço para chamar o aplicativo responsável pelo processo desta extensão, achá-lo, executá - lo e aguardar que o arquivo seja fechado para continuar a utilizar o sistema?
Agradeço muito a atenção de todos, antecipadamente.
Cabelo
Curtidas 0
Respostas
Aroldo Zanela
29/11/2004
Colega,
Como eu já te conheço há muito tempo, tenho certeza que você deve ter pesquisado antes de postar. Mas mesmo assim, neste link tem uma resposta que considero suficiente, veja: http://delphiforum.icft.com.br/forum/viewtopic.php?t=21753&highlight=winexec+aguardar
Como eu já te conheço há muito tempo, tenho certeza que você deve ter pesquisado antes de postar. Mas mesmo assim, neste link tem uma resposta que considero suficiente, veja: http://delphiforum.icft.com.br/forum/viewtopic.php?t=21753&highlight=winexec+aguardar
GOSTEI 0
Cabelo
29/11/2004
Cra valeu a dica, mas eu esquecí de mencionar uma informação primordial, eu estou compilando em .CLX, e não posso usar a classe windows, como fazer?
GOSTEI 0
Cabelo
29/11/2004
Alguém??
GOSTEI 0
Dopi
29/11/2004
Por incrivel que pareça é bem mais simples que no Windows...
Ou seja, é só dar um System( ´SeuComando´ ) sem o & no final...
procedure RunCommand(Command: String; Wait : Boolean);
var
{$ifdef MSWINDOWS} Show : Integer;{$endif}
ConnectCommand : PChar;
begin
{$ifdef LINUX}
if not Wait then
Command := Command + ´ &´ ; { & = Rodar em BackGround}
ConnectCommand := PChar(Command);
Libc.system(ConnectCommand);
{$endif}
{$ifdef MSWINDOWS}
{ IMPLEMENTAR AQUI O CODIGO WINDOWS PARA ESPERA }
ConnectCommand := PChar(Command);
Show := sw_ShowNormal;
winexec(ConnectCommand, Show);
{$endif}
end;
Ou seja, é só dar um System( ´SeuComando´ ) sem o & no final...
GOSTEI 0
Dopi
29/11/2004
Esqueci de um detalhe, adcione na Uses da Unit:
Nao há problema uma aplicaçao CLX fazer uso da unit Windows... os proprios fontes da CLX / Delphi 7 fazem isso... No Linux, obviamente essa Unit não existe...
Veja o inicio da Unit QForms.pas do Delphi 7
{$ifdef LINUX} Libc, {$endif}
{$ifdef MSWINDOWS} Windows, {$endif}
Nao há problema uma aplicaçao CLX fazer uso da unit Windows... os proprios fontes da CLX / Delphi 7 fazem isso... No Linux, obviamente essa Unit não existe...
Veja o inicio da Unit QForms.pas do Delphi 7
{ *************************************************************************** }
{ }
{ Delphi and Kylix Cross-Platform Visual Component Library }
{ }
{ Copyright (c) 2000-2002 Borland Software Corporation }
{ }
{ *************************************************************************** }
unit QForms;
{$P+,S-,W-,R-,T-,H+,X+}
interface
uses
{$IFDEF LINUX}
Xlib,
{$ENDIF}
{$IFDEF MSWINDOWS}
Windows, Messages,
{$ENDIF}
Qt, QTypes, SysUtils, Classes, Types, QGraphics, QControls, QMenus,
QActnList, QStyle, HelpIntfs;
GOSTEI 0
Cabelo
29/11/2004
Colega Dopi..
Funcionou perfeitamente, tanto no Delphi 7 quanto no Kylyx 3...
Só tem um problema com a função indicada pelo colega Aroldo Zanela, no windows, usando esta função que ele me passou, não consigo fechar o Editor de Text MSWord, ele dá um tempo e manda uma mensagem do Word :
´Esta operação demorou tempo demais, deseja continuar tentando?´..
se eu colocar sim ele dáum novo tempo de depois dá a mesma mensagem novamente, mas se der um não, ele fecha e volta tudo ao normal, vc sabe me dizer o pq?
Funcionou perfeitamente, tanto no Delphi 7 quanto no Kylyx 3...
Só tem um problema com a função indicada pelo colega Aroldo Zanela, no windows, usando esta função que ele me passou, não consigo fechar o Editor de Text MSWord, ele dá um tempo e manda uma mensagem do Word :
se eu colocar sim ele dáum novo tempo de depois dá a mesma mensagem novamente, mas se der um não, ele fecha e volta tudo ao normal, vc sabe me dizer o pq?
GOSTEI 0
Dopi
29/11/2004
Ola Cabelo....
A funçao citada é bem conhecida na Internet... quase todas as buscas por funçao desse tipo retornam algo semelhante...
Se vc possui a Biblioteca JEDI instalada com a JCL voce pode usar a funçao: ShellExecAndWait
function ShellExecAndWait(const FileName: string; const Parameters: string = ´´; const Verb: string = ´´; CmdShow: Integer = SW_SHOWNORMAL): Boolean;
da Unit: JclShell
é possível ainda abrir a Unit e importar o código da Funçao para o seu aplicativo... Pelo que notei ela tem o código um pouco diferente da funçao citada pelo Aroldo...
A funçao citada é bem conhecida na Internet... quase todas as buscas por funçao desse tipo retornam algo semelhante...
Se vc possui a Biblioteca JEDI instalada com a JCL voce pode usar a funçao: ShellExecAndWait
function ShellExecAndWait(const FileName: string; const Parameters: string = ´´; const Verb: string = ´´; CmdShow: Integer = SW_SHOWNORMAL): Boolean;
da Unit: JclShell
é possível ainda abrir a Unit e importar o código da Funçao para o seu aplicativo... Pelo que notei ela tem o código um pouco diferente da funçao citada pelo Aroldo...
GOSTEI 0
Cabelo
29/11/2004
Como faço para abrir esta UNIT, não consegui achá - la?
GOSTEI 0
Dopi
29/11/2004
A JclShell faz parta da JCL que pode ser instalada junto com a Jedi.
A JCL não são componentes como a JVCL, mas sim um conjunto de Units com Functions/Procedures muito interessantes...
Se vc instalou a Jedi full ela estará em:
($JEDI)\JCL\source
Onde ($JEDI) é o path onde vc instalou a biblioteca JEDI
Vc pode baixar a Jedi full em:
http://sourceforge.net/project/showfiles.php?group_id=45786
eu uso a versão JVCL 2.10 Stable. Arquivo: JCL+JVCL210FullInstall.zip
O arquivo Help da JCL é bem completo e já é instalado na IDE do Delphi automaticamente.
A JCL não são componentes como a JVCL, mas sim um conjunto de Units com Functions/Procedures muito interessantes...
Se vc instalou a Jedi full ela estará em:
($JEDI)\JCL\source
Onde ($JEDI) é o path onde vc instalou a biblioteca JEDI
Vc pode baixar a Jedi full em:
http://sourceforge.net/project/showfiles.php?group_id=45786
eu uso a versão JVCL 2.10 Stable. Arquivo: JCL+JVCL210FullInstall.zip
O arquivo Help da JCL é bem completo e já é instalado na IDE do Delphi automaticamente.
GOSTEI 0
Cabelo
29/11/2004
Colegas..
Já estou com este problema a muito tempo, e está ficando nsustentável, pois a reclamação dos usuários em relação ao uso do Word, é muito complicado.
Continua dando o erro :
tenho a UNIT Jedi instalado, e mesmo assim continua dando o erro, mesmo utilizando a função ShellExecuteAndWait como o colega Dopi me passou.
Mas o problema continua, alguém sabe como resolver este problema?
Já estou com este problema a muito tempo, e está ficando nsustentável, pois a reclamação dos usuários em relação ao uso do Word, é muito complicado.
Continua dando o erro :
tenho a UNIT Jedi instalado, e mesmo assim continua dando o erro, mesmo utilizando a função ShellExecuteAndWait como o colega Dopi me passou.
GOSTEI 0
Cabelo
29/11/2004
Colegas..
Continua dando o erro :
Alguém ????
GOSTEI 0
Marco Salles
29/11/2004
Cabelo , amigo... So me responda o seguinte
Resta saber se isto te enteressa e se te serve.. Porque o codigo que faz uso da Unit Windows :cry: :cry:
mas pelo que falaram:
Se esta idéia te interressar e o fato de se usar a unit Windows não for um incoveniente e so postar..
Uma vez eu criei uma rotina , que fazia o seguinte... O Usuário clicava no botão , para chamar por exemplo a calculadora do delphi... Neste ponto o programa era minimizado e so voltava no estado Normal apos o fechamento da Calculadora
Resta saber se isto te enteressa e se te serve.. Porque o codigo que faz uso da Unit Windows :cry: :cry:
mas pelo que falaram:
Nao há problema uma aplicaçao CLX fazer uso da unit Windows...
Se esta idéia te interressar e o fato de se usar a unit Windows não for um incoveniente e so postar..
GOSTEI 0
Marco Salles
29/11/2004
Uma vez eu criei uma rotina , que fazia o seguinte...
O Usuário clicava no botão , para chamar por exemplo a calculadora do delphi... Neste ponto o programa era minimizado e so voltava no estado Normal apos o fechamento da Calculadora
Corrigindo...
[b:422ebe5408]para chamar por exemplo a calculadora do delphi[/b:422ebe5408]... trocar por:
[b:422ebe5408]para chamar por exemplo a Calculadora do Windows[/b:422ebe5408]
p:s .. o fato de ser [b:422ebe5408]minimizado[/b:422ebe5408] , pode ser alterado para[b:422ebe5408] escondido[/b:422ebe5408], :arrow: sem perda de generalidade...
GOSTEI 0
Cabelo
29/11/2004
[quote:e7894a3e8d=´Marco Salles´]Cabelo , amigo... So me responda o seguinte
mas pelo que falaram:
Se esta idéia te interressar e o fato de se usar a unit Windows não for um incoveniente e so postar..[/quote:e7894a3e8d]
Colega..
Interessa sim, já que tenho que usar codificação diferentes tanto pra Windows quanto pra Linux.
mas pelo que falaram:
Nao há problema uma aplicaçao CLX fazer uso da unit Windows...
Se esta idéia te interressar e o fato de se usar a unit Windows não for um incoveniente e so postar..[/quote:e7894a3e8d]
Colega..
Interessa sim, já que tenho que usar codificação diferentes tanto pra Windows quanto pra Linux.
GOSTEI 0
Marco Salles
29/11/2004
com oeu dise é so ara te dar um idéia .. E claro que se pode fazer a mesma coisa com alguma função especifica.. Mas na época eu não obtive sucesso e então eu adaptei com as minhas que eu tinha
Veja se da para entender:
Aqui eu chamo o aplicativo externo ao delphi... No meu caso foi a calculadora
e finalmente no evento ontimer do componente fiz assim
:P :P :P :P :P
Rodou que era uma beleza ..Para mim serviu como uma luva , espero que sirva para voce tb
Veja se da para entender:
Function VerficarSeAplicaticoEstarRodandoPeloNomeDoExecutavel(Nome:String):Boolean; var rId:array[0..999] of DWord; i,NumProc,NumMod:DWord; HProc,HMod:THandle; sNome:String; Tamanho, Count:Integer; sNomeTratado:String; begin result:=False; SetLength(sNome, 256); // Aqui vc pega os IDs dos processos em execução EnumProcesses(@rId[0], 4000, NumProc); // Aqui vc faz um for p/ pegar cada processo for i := 0 to NumProc div 4 do begin // Aqui vc seleciona o processo HProc := OpenProcess(Process_Query_Information or Process_VM_Read, FALSE, rId[i]); if HProc = 0 then Continue; // Aqui vc pega os módulos do processo // Como vc só quer o nome do programa, então será sempre o primeiro EnumProcessModules(HProc, @HMod, 4, NumMod); // Aqui vc pega o nome do módulo; como é o primeiro, é o nome do programa GetModuleBaseName(HProc, HMod, @sNome[1], 256); sNomeTratado := trim(sNome); Tamanho:=Length(SnomeTratado); Count:=1; While Count <= Tamanho do begin if SnomeTratado[Count]= ´´ Then Break; count:=Count+1; end; sNomeTratado:=Copy(SnomeTratado,1,Count-1); if AnsiUpperCase(sNomeTratado)=AnsiUpperCase(Nome) Then Result:=True; // Aqui vc libera o handle do processo selecionado CloseHandle(HProc); end; end;
Aqui eu chamo o aplicativo externo ao delphi... No meu caso foi a calculadora
procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); begin WinExec(´C:\Windows\System32\Calc.exe´,SW_ShowNormal); //Escondo a aplicação Form1.Hide; //Habilito um componente Timer com intervalo a seu gosto.. //Na epoca fiz c0m Intervalo 10 = que é o mesmo que 1s /100 Timer1.Enabled:=True; end;
e finalmente no evento ontimer do componente fiz assim
procedure TForm1.Timer1Timer(Sender: TObject); begin if not(VerficarSeAplicaticoEstarRodandoPeloNomeDoExecutavel(´Calc.exe´)) then begin Timer1.enabled:=False; Form1.Show; Form1.FormStyle := fsStayOnTop; end; end;
:P :P :P :P :P
Rodou que era uma beleza ..Para mim serviu como uma luva , espero que sirva para voce tb
GOSTEI 0
Cabelo
29/11/2004
Qual a UNIT que devo declara..
Só a Windows..
Se for, não funcionou.. :cry:
Tem mais alguma?
Só a Windows..
Se for, não funcionou.. :cry:
Tem mais alguma?
GOSTEI 0
Marco Salles
29/11/2004
Qual a UNIT que devo declara..
PSApi
GOSTEI 0
Cabelo
29/11/2004
Muito obrigado pela dica..
Está dando um erro assim que eu abro o aplicativo..
Erro : ´ACCESS Violation ......´
nesta linha
HProc := OpenProcess(Process_Query_Information or Process_VM_Read, FALSE, rId[i]);
tem idéia do motivo..?
Erro : ´ACCESS Violation ......´
nesta linha
HProc := OpenProcess(Process_Query_Information or Process_VM_Read, FALSE, rId[i]);
tem idéia do motivo..?
GOSTEI 0
Marco Salles
29/11/2004
So uma dica...
Pelo que sei EAccessviolation é um erro gerado quando um programa tenta acessar memória alocada para um objeto que não mais existe , ou mesmo que nunca existiu...
[b:c3f0c20e36]A propriedade Enabled do componente Timer Deve ser cetada inicialmente Como false..[/b:c3f0c20e36]. É Interresante que o evento onTimer so seja disparado quando o aplicativo é chamado..Logo apos o aplicativo ser fechado , o evento Ontimer deve ficar desabilitado...
:idea: :idea:
Isto é so uma dica , talves voce não tenha feito isto , e quando o programa for executado , por alguma razão , o envento timer é disparado antes que o objeto em questão tenha sido criado...
Mesmo que isto , não seje o problema , tb por razoes de otimização, o evento ontimer so deve ser habilitado quando o aplicativo for chamado...
Não ha porque o programa ficar processando ´contas´ qua não serão usadas...
Talvez isto resolva o Problema , talves não... Por se tratar de compiladores diferentes , como voce mencionou no inicio..
Pelo que sei EAccessviolation é um erro gerado quando um programa tenta acessar memória alocada para um objeto que não mais existe , ou mesmo que nunca existiu...
[b:c3f0c20e36]A propriedade Enabled do componente Timer Deve ser cetada inicialmente Como false..[/b:c3f0c20e36]. É Interresante que o evento onTimer so seja disparado quando o aplicativo é chamado..Logo apos o aplicativo ser fechado , o evento Ontimer deve ficar desabilitado...
:idea: :idea:
Isto é so uma dica , talves voce não tenha feito isto , e quando o programa for executado , por alguma razão , o envento timer é disparado antes que o objeto em questão tenha sido criado...
Mesmo que isto , não seje o problema , tb por razoes de otimização, o evento ontimer so deve ser habilitado quando o aplicativo for chamado...
Não ha porque o programa ficar processando ´contas´ qua não serão usadas...
Talvez isto resolva o Problema , talves não... Por se tratar de compiladores diferentes , como voce mencionou no inicio..
GOSTEI 0
Cabelo
29/11/2004
Estou habilitando o evento do timer somente quando eu abro o Word, pois ele precisa ficarverificando se o aplicativo está aberto não?
Portanto logo após a linha do winexec, eu já dou um enable true no timer.
Logo depois de fechar sua função já dá um enable false nele também.
Percebí que enquanto estiver debugando funciona blz.
Já tive problemas assim com timer, mas não me lembro o pq?
Portanto logo após a linha do winexec, eu já dou um enable true no timer.
Logo depois de fechar sua função já dá um enable false nele também.
Já tive problemas assim com timer, mas não me lembro o pq?
GOSTEI 0
Marco Salles
29/11/2004
É um bom começo...
Eu tb ja tive um problema com o timer , que é mais ou menos isto...
Parece que , mesmo a que a aplicação , continue rodando em segundo plano, algo ´paralisa´ a contagem do timer...
Tente duas coisas:::
[b:3f1df07571]Tente so trocar a propriedade formSystle do form para fsStayOnTop no objecto inspector[/b:3f1df07571]
[b:3f1df07571]Tente aumentar um pouco o tempo do intervalo
do timer[/b:3f1df07571]
GOSTEI 0
Cabelo
29/11/2004
Não funcionou.. o erro persiste, coloquei 5 segundos.. no timer e nada..
continua dando erro..
Na mesma linha..
Alterei também o form style...
Tem alguma idéia do que pode aestar acontecendo?
continua dando erro..
Na mesma linha..
Alterei também o form style...
Tem alguma idéia do que pode aestar acontecendo?
GOSTEI 0
Marco Salles
29/11/2004
Quando eu disse aumentar , na verdade eu pensei que voce estivesse trabalhando com valores bem pequenos no intervalo do Timer... No meu caso eu trabalhava na ordem de 10 ====1/100 segundos
[b:4236086a79]então tente diminuir , o intervalo como uma alternativa desesperada [/b:4236086a79]:lol:
Eu não entendi essas passagens :?: :?:
Não é na função , mas sim no próprio evento ontimer do componenteTimer
procedure TForm1.Timer1Timer(Sender: TObject);
[b:4236086a79]e nen essas duas afirmaçoes que parecem contraditórias[/b:4236086a79] :?: :?: :?:
[b:4236086a79]Continua isto mesmo[/b:4236086a79] :?: :?:
[b:4236086a79]então tente diminuir , o intervalo como uma alternativa desesperada [/b:4236086a79]:lol:
Eu não entendi essas passagens :?: :?:
Logo depois de fechar sua função já dá um enable false nele também
Não é na função , mas sim no próprio evento ontimer do componenteTimer
procedure TForm1.Timer1Timer(Sender: TObject);
begin if not(VerficarSeAplicaticoEstarRodandoPeloNomeDoExecutavel(´Calc.exe´)) then begin Timer1.enabled:=False; Form1.Show; Form1.FormStyle := fsStayOnTop; end; end;
[b:4236086a79]e nen essas duas afirmaçoes que parecem contraditórias[/b:4236086a79] :?: :?: :?:
[b:4236086a79]Continua isto mesmo[/b:4236086a79] :?: :?:
GOSTEI 0
Cabelo
29/11/2004
Continua o erro, na mesma linha..
Será que é problema com o compilador?
Será que é problema com o compilador?
GOSTEI 0
Marco Salles
29/11/2004
voce ainda não me respondeu a esta pergunta::::
Citação:
Citação:
essas duas afirmaçoes que parecem contraditórias , porque se o erro da quando se abre o aplicativo , deveria dar tb quando se debuga.. Logo no inicio :?: :?: :?:
Citação:
Citação:
essas duas afirmaçoes que parecem contraditórias , porque se o erro da quando se abre o aplicativo , deveria dar tb quando se debuga.. Logo no inicio :?: :?: :?:
GOSTEI 0
Cabelo
29/11/2004
É exatamente isso...
É contraditório, mas está ocorrendo..
Só dá erro se eu não debugar o programa..
quando eu debugo, passa pela linha e não dá erro..
É contraditório, mas está ocorrendo..
Só dá erro se eu não debugar o programa..
quando eu debugo, passa pela linha e não dá erro..
GOSTEI 0
Marco Salles
29/11/2004
Deixa eu fazer um teste aqui... Qual é o nome do Word que voce esta usando para testar a função
qual o nome :?: :?: :?:
No caso da calculadora é calc.exe e o word como é ::::
Function VerficarSeAplicaticoEstarRodandoPeloNomeDoExecutavel(Nome:String):Boolean;
qual o nome :?: :?: :?:
No caso da calculadora é calc.exe e o word como é ::::
GOSTEI 0
Cabelo
29/11/2004
WinWord.Exe
GOSTEI 0
Marco Salles
29/11/2004
Qual o comando que voce esta usando para abrir este aplicativo via delphi
Não consegui abri-lo via comando:
:cry: :cry: :cry:
Bem resolvi abri-lo na mão.. Foi um tiro :P :P :P :P :P
Abrir o woed e cliquei no botão para ativar o timer :arrow: .. o aplicativo some
Fechei o word e :::: tiro novamente o aplicativo aparece :P :P :P
coloquei um intervalo de tempo pequeno ..Intervalo=10
mas sabe de uma coisa:
[b:35c5247c6d]Tudo dá certo no final, se não deu certo é porque não chegou o fim ainda.[/b:35c5247c6d]
Não consegui abri-lo via comando:
WinExec(´C:\Windows\System32\WinWord.Exe´,SW_ShowNormal);
:cry: :cry: :cry:
Bem resolvi abri-lo na mão.. Foi um tiro :P :P :P :P :P
Abrir o woed e cliquei no botão para ativar o timer :arrow: .. o aplicativo some
Fechei o word e :::: tiro novamente o aplicativo aparece :P :P :P
coloquei um intervalo de tempo pequeno ..Intervalo=10
mas sabe de uma coisa:
[b:35c5247c6d]Tudo dá certo no final, se não deu certo é porque não chegou o fim ainda.[/b:35c5247c6d]
GOSTEI 0
Cabelo
29/11/2004
Você tem o Office instalado?
Se tiver está assim :
WinExec(C:\Arquivos de programas\Microsoft Office\Office\WinWord.Exe´,SW_ShowNormal);
você usa VCL??
Se tiver está assim :
WinExec(C:\Arquivos de programas\Microsoft Office\Office\WinWord.Exe´,SW_ShowNormal);
você usa VCL??
GOSTEI 0
Marco Salles
29/11/2004
Você tem o Office instalado?
Se tiver está assim :
No meu windows xp esta assim:
[b:6fc35146d6]WinExec(´C:\Arquivos de programas\Microsoft Office\Office10\WinWord.Exe´,SW_ShowNormal);[/b:6fc35146d6]
você usa VCL??
Nos testes que estou fazendo sim.. O Uso de pacotes é frequente mas não sempre recomendado... Pelo que ja li em biografias so é mais recomendável quando se tem muitos aplicativos em um do Sistema..
Os aplicativos construidos com pacotes em tempo de execução aparentemente menor somados ao tamanho destas Bibliotecas dinamicas, geralmente sera maior do que o espaço exigido pelo arquivo executável aparentemente maior ... Bem isto é do uma Opinião...
GOSTEI 0
Cabelo
29/11/2004
Ainda não resolvi o meu problema...
Por quê será que dá este erro..?
Por quê será que dá este erro..?
GOSTEI 0