Abrir catraca eletrônica via sistema ???

Delphi

29/11/2003

Bom dia a todos,

Estou finalizando um sistema de controle de portaria para um Clube Recreativo aqui em Belo Horizonte.

A portaria possui uma catraca eletrônica (TCA-51 da Tecnibra) que deve ser destravada pelo sistema caso a leitura das bases de dados retornem um valor possitivo e permanecer travada caso o valor retornado seja negativo. A leitura dos dados (código de barras) está funcionando perfeitamente bem e também a busca em base de dados.

O problema é que não consigo destravar a catraca.

Entrei em contato com o fabricante através do site www.tecnibra.com.br e obtive a seguinte resposta:

[color=blue:115aa47b98]A catraca TCA51 não comunica com o computador, ela só tem uma placa controladora que trava ou destrava os braços da catraca. Para travar não é necessário fazer nada, pois ao mover o braço, os sensores enviam um pulso para a placa controladora que impedem o giro dos braços. Para liberar o acesso, essa catraca é controlada via Botoeira (Uma chave simples). Colocando esta chave entre os terminais ´1 e 3´ do conector CN2 da referida placa controladora, quando a chave fechar libera a entrada. Colocando esta chave entre os terminais ´1 e 4´ do conector CN2 da placa controladora, quando a chave fechar libera a saída. Se quisermos controlar a entrada e a saída, basta colocar duas chaves, uma para a entrada e outra para a saída.[/color:115aa47b98]

Acontece que o sistema que opera a portaria no momento (insatisfario em termos de gerenciamento, por isso a substituição) trava/destrava a catraca via sistema sem o menor problema. Ele processa a leitura das carteiras e dependendo da resposta destrava a catraca via sistema.

Se eu não conseguir destravar a catraca, todo o meu trabalho terá ido por água abaixo.

Espero que alguém do fórum possa me ajudar a resolver esse problema.

Obrigado a todos.

.com

.com

.com

Curtidas 0

Respostas

Aroldo Zanela

Aroldo Zanela

29/11/2003

Colega,

No site do fabricante tem vários arquivos para download, no entanto, não encontrei nada para o modelo TCA-51 mas encontrei o manual para o modelo TCA-52 que presumo ter características semelhantes.
A principal informação no seu caso está na página 14 do manual do usuário, que transcrevo abaixo:

[quote:f6935b8091=´http://www.tecnibra.com.br/´]A Catraca dispõe de um canal de comunicação serial (interface serial) no padrão RS232/CCITT V24, que opera com velocidade de 4800 BPS. A Catraca é interligada ao computador através deste canal de comunicação, que é responsável pela carga de parâmetros do coletor, consulta de dados e descarga de dados.[/quote:f6935b8091]

Portanto, o uso de componente especializado em comunicação serial como o ASYNC32 (www.veloso.kit.net) poderá facilitar o trabalho.

GOSTEI 0
.com

.com

29/11/2003

Prezado amigo Aroldo Zanela,

Já tentei seguir por esse caminho, até que descobri através do próprio site da Tecnibra que as catracas modelos TCA-52 e TCA-51 são bem diferentes entre si.

A TCA-51 possui apenas a placa controladora de relés não possuindo placa pincipal nem placa de memória, conforme informado pelo Sr. Wellison de Oliveira Tavares, Técnico em eletrônica da Técnibra, conforme segue:

[color=blue:07aafbe04f]Augusto, estou enviando o diagrama elétrico da placa controladora da TCA52 que tem todas as informações a respeito do acionamento da catraca TCA51. Neste diagrama você vai utilizar somente a parte da placa controladora de relés, pois a TCA51 não possui placa principal e nem placa de memória.[/color:07aafbe04f]

A TCA-52 é operacionalizada através de uma DLL distribuída gratuitamente com a catraca (online.dll) más esta DLL não funciona com a catraca TCA-51.

Agradeço sua atenção e espero continuar contando com sua ajuda.

.com
ajvieira@terra.com.br

GOSTEI 0
Alisson Conceição

Alisson Conceição

29/11/2003

Amigo vc conseguiu resolver? estou precisando de ajuda também porem não sei por onde começar.
GOSTEI 0
Augusto Vieira

Augusto Vieira

29/11/2003

Sim, consegui resolver. Pode postar suas dúvidas que tentarei te ajudar.

Augusto.
GOSTEI 0
Alisson Conceição

Alisson Conceição

29/11/2003

Amigo vc pode enviar o demo do procedimento para da uma clareada em minha mente, preciso de uma noção de como funciona. Obrigado!
GOSTEI 0
POSTAR