Acessando o Interbase pela Internet
Oi gente, gostaria de saber como fazer uma conexão remota ao Interbase usando a internet. Sabe, um programa acessando um arquivo gdb de outro micro.
Agradeço a todos que coloborarem... não tenho noção nenhuma de como começar :D ...
bjux
Agradeço a todos que coloborarem... não tenho noção nenhuma de como começar :D ...
bjux
Vanessa_d
Curtidas 0
Respostas
Vinicius2k
20/01/2006
Colega,
Exatamente como seria em uma LAN. Você precisa apenas saber o IP (fixo ou dinamico) do servidor IB na Internet.
T+
Exatamente como seria em uma LAN. Você precisa apenas saber o IP (fixo ou dinamico) do servidor IB na Internet.
T+
GOSTEI 0
Vanessa_d
20/01/2006
Se fosse uma LAN, no parâmetro SERVER NAME eu usaria [b:a9748cc772]\\192.168.0.1\C:\TESTE.GDB[/b:a9748cc772] agora eu pergunto como fazer referencia ao ip fixo?
E ainda, preciso usar o servidor para armazenar a base de dados ou posso usar uma outra máquina tipo: IP_FIXO/OUTRA_MAQUINA/C/teste.gdb...
obrigada pela atenção, bjux
E ainda, preciso usar o servidor para armazenar a base de dados ou posso usar uma outra máquina tipo: IP_FIXO/OUTRA_MAQUINA/C/teste.gdb...
obrigada pela atenção, bjux
GOSTEI 0
Romulocpd
20/01/2006
É a mesma coisa.
Acesso um servidor remoto via DNS DINAMICO (no-ip.org) assim:
Mas eu criei um Alias no arquivo Aliases.conf e fica mais fácil, assim:
É exatamente a mesma coisa.
Acesso um servidor remoto via DNS DINAMICO (no-ip.org) assim:
servidor.no-ip.org:/opt/sistema/BANCO.FDB
Mas eu criei um Alias no arquivo Aliases.conf e fica mais fácil, assim:
servidor.no-ip.org:banco
É exatamente a mesma coisa.
GOSTEI 0
Vanessa_d
20/01/2006
Ai romulo, vc é um anjo... mas será q vc pode ser um pouquinho mais prático... sou meio lerdinha :oops: ....kkkk... bom vamos supor o seguinte
- registrei o dns dinamico o endereço é [b:1224fdd112]vanessadallas.no-ip.org[/b:1224fdd112]
- e o GDB ta em [b:1224fdd112]c:/teste/dados.gdb[/b:1224fdd112]
Como ficaria o SERVER NAME?
bjux
- registrei o dns dinamico o endereço é [b:1224fdd112]vanessadallas.no-ip.org[/b:1224fdd112]
- e o GDB ta em [b:1224fdd112]c:/teste/dados.gdb[/b:1224fdd112]
Como ficaria o SERVER NAME?
bjux
GOSTEI 0
Vinicius2k
20/01/2006
Se fosse uma LAN, no parâmetro SERVER NAME eu usaria [b:19e7c63749]\\192.168.0.1\C:\TESTE.GDB[/b:19e7c63749] agora eu pergunto como fazer referencia ao ip fixo?
Sua string de conexão está usando usando o protocolo NamedPipes (não suportado na Internet). O ideal, tanto para a LAN quanto para Internet é que você utilize TCP.
Usando o protocolo TCP, seja na internet ou na LAN, a string de conexão deverá estar no formato:
[b:19e7c63749]SERVIDOR:CAMINHO_DO_BANCO[/b:19e7c63749]
Por exemplo na LAN:
192.168.0.1:C:\TESTE.GDB
A mesma coisa para Internet:
201.30.126.19:C:\TESTE.GDB
Vale lembrar que o IB/FB não exige que o caminho dos arquivos de dados sejam compartilhado na rede e efetuar este compartilhamento é uma grave falha de segurança.
O seu servidor IB não precisa, necessariamente ser a máquina/router visível na internet.
Para acessar um servidor IB/FB da LAN, não visível na internet, através da internet, você precisa configurar o seu roteador (hardware/software) para rotear todos os pacotes recebidos na porta 3050 para a máquina da LAN que é o servidor IB/FB.
A sua string de conexão irá apontar para a máquina vísivel na internet e o roteador irá se encarregar de encaminhar a conexão para a máquina correta dentro da LAN.
Imaginemos o cenário:
[ 192.168.1.1 ]: Proxy/router da LAN. Visível na internet, com IP externo fixo [ 201.30.126.19 ]
[ 192.168.1.2 ]: Servidor IB/FB, não visível na internet.
Sua string de conexão deverá ser:
201.30.126.19:c:\app\dados\banco.gdb
No router deverá existir uma regra: [b:19e7c63749]todos os pacotes recebidos no IP 201.30.126.19, porta 3050, devem ser redirecionados para o IP 192.168.1.2, porta 3050.[/b:19e7c63749]
Como fazer vai depender do hardware ou software utilizado para roteamento/NAT.
T+
GOSTEI 0
Vanessa_d
20/01/2006
Ai, agora me confundi toda... :oops:
GOSTEI 0
Vinicius2k
20/01/2006
Ai, agora me confundi toda... :oops:
Por que? Posso ajudar? :?:
GOSTEI 0
Vanessa_d
20/01/2006
Eu fiz o q o romulocpd me disse, me registrei no ´no-ip´, queria saber o q fazer agora... :D
GOSTEI 0
Vinicius2k
20/01/2006
Se o servidor do IB for a mesma máquina que tem o DNS dinâmico, para se conectar a ela através da internet basta utilizar:
Caso não seja a mesma máquina, você precisa estabelecer as regras que mencionei no roteador da rede.
Lembrando que, na string de conexão que você informou inicialmente, o protocolo que está sendo utilizado é o NamedPipes. Você precisa mudar o protocolo para TCP/IP (se seu componente de conexão tiver a propriedade correspondente -- TIBDatabase, por exemplo).
vanessadallas.no-ip.org:c:\teste\dados.gdb
Caso não seja a mesma máquina, você precisa estabelecer as regras que mencionei no roteador da rede.
Lembrando que, na string de conexão que você informou inicialmente, o protocolo que está sendo utilizado é o NamedPipes. Você precisa mudar o protocolo para TCP/IP (se seu componente de conexão tiver a propriedade correspondente -- TIBDatabase, por exemplo).
GOSTEI 0