Acessar dados em arquivos COBOL
Olá a todos que estão lendo este POST e puderem ajudar!
Tenho que fazer uma aplicação em Delphi para exibir os dados que estão cadastrados em um arquivo gerado por um programa feito em COBOL.
Por exemplo: O programa em COBOL tem um cadastro de clientes com (CODIGO, NOME e TELEFONE). Preciso fazer um programa em Delphi para exibir em um DBGrid os dados que estão neste arquivo. Isto é possível?
Se sim, como posso fazer uma conexão do Delphi com este arquivo para exibir os dados?
Vlw pessoal!
Tenho que fazer uma aplicação em Delphi para exibir os dados que estão cadastrados em um arquivo gerado por um programa feito em COBOL.
Por exemplo: O programa em COBOL tem um cadastro de clientes com (CODIGO, NOME e TELEFONE). Preciso fazer um programa em Delphi para exibir em um DBGrid os dados que estão neste arquivo. Isto é possível?
Se sim, como posso fazer uma conexão do Delphi com este arquivo para exibir os dados?
Vlw pessoal!
Rodrigo Santos
Curtidas 0
Respostas
Rodolpho Silva
14/12/2013
Opa Rodrigo,
Trabalhei em uma empresa onde alguns programas Delphi deveriam executar e obter dados do COBOL, mas era em um ambiente de grande porte (mainframe). O servidor, era uma máquina da IBM (AS/400) e usávamos este componente para conectar. Não sei se é o seu caso, mas segue a dica....
Trabalhei em uma empresa onde alguns programas Delphi deveriam executar e obter dados do COBOL, mas era em um ambiente de grande porte (mainframe). O servidor, era uma máquina da IBM (AS/400) e usávamos este componente para conectar. Não sei se é o seu caso, mas segue a dica....
GOSTEI 0
Gilberto Moura
14/12/2013
Opa boa tarde. Olha acessar diretamente os arquivos do Cobol eu nunca consegui,
Mas qdo precisei pegar as informações de um programa que era Cobol eu utilizei a seguinte linha de comando:
--------------------------------------------------------------------
1ª opção:
rebuild arquivo, cadastro.txt /S:MF /T:LII
REBUILD SEUARQUIVO.DAT, SUATABELA.TXT /S:MF /T:LII
2º opção caso a de cima não funcione.
REBUILD.EXE /V/T:LII arquivoorigem.dat arquivodestino.txt
Para tal é preciso que o Rebuild esteja no diretorio em que esta os arquivos.
Geralmente os programadores de Cobol deixam o rebuild nas pastas 'Tols'. Cada versão do Cobol tem o seu próprio Rebuild compatível.
Ou seja, eu exportava os dados para um txt, e dae pra frente eu pegava no Delphi.
Espero ajudar. Caso encontre outra solução posta aqui pra nos.
Abc, e boa sorte.
Mas qdo precisei pegar as informações de um programa que era Cobol eu utilizei a seguinte linha de comando:
1ª opção:
rebuild arquivo, cadastro.txt /S:MF /T:LII
REBUILD SEUARQUIVO.DAT, SUATABELA.TXT /S:MF /T:LII
2º opção caso a de cima não funcione.
REBUILD.EXE /V/T:LII arquivoorigem.dat arquivodestino.txt
Para tal é preciso que o Rebuild esteja no diretorio em que esta os arquivos.
Geralmente os programadores de Cobol deixam o rebuild nas pastas 'Tols'. Cada versão do Cobol tem o seu próprio Rebuild compatível.
Ou seja, eu exportava os dados para um txt, e dae pra frente eu pegava no Delphi.
Espero ajudar. Caso encontre outra solução posta aqui pra nos.
Abc, e boa sorte.
GOSTEI 0
Barrys
14/12/2013
nao consigo executar o arquivo rebuild.exe
aparece a mensagem "não é um arquivo Win32 válido"
aparece a mensagem "não é um arquivo Win32 válido"
GOSTEI 0