Acessar gdb que esta na Rede.

Firebird

07/10/2004

Galera,
Também não estou conseguindo acessar um gdb que está na rede, tentei as mesmas coisas que nosso amigo, e nada.......................
alguém poderia nos ajudar ??????????

Tony_gomes

Tony_gomes

Curtidas 0

Respostas

Vinicius2k

Vinicius2k

07/10/2004

Colega,

Que problema, que coisas e que ´nosso amigo´ ?
Se vc não der referencias ou mesmo explicar o problema, não há como alguém lhe ajudar...
Se vc estiver se referindo à este tópico http://delphiforum.icft.com.br/forum/viewtopic.php?t=52766
a solução já foi apresentada.

T+

GOSTEI 0
Tony_gomes

Tony_gomes

07/10/2004

[quote=´tony_gomes´]desculpe, é q estou desesperado para fazer o firebird rodar em rede.
Quando tento apontar o arquivo .gdb que está na rede pelo IBConsole aparece a seguinte msg:

´An InterBase error has occurred while attaching.
Error - Unable to complete network request to host ´S6020WS05´.
Failed to establish a connection.
Nenhuma conexão pôde ser feita porque a máquina de destino as recusou ativamente.

InterBase Communication Test Failed! ´

Se eu digitar o endereço no explorer consigo acessar normal, este erro acontece no IBConsole.

Valeu

GOSTEI 0
Gandalf.nho

Gandalf.nho

07/10/2004

Qual o Firebird que você está usando? Se for o 1.5 o IBConsole não consegue trabalhar com ele.

GOSTEI 0
Tony_gomes

Tony_gomes

07/10/2004

A versão da qual estou usando é 1.0,

GOSTEI 0
Gandalf.nho

Gandalf.nho

07/10/2004

Qual a sua string de conexão?

GOSTEI 0
Vinicius2k

Vinicius2k

07/10/2004

Vc seguiu os passos convencionais ?
1. ´Pingar´ o servidor da estação para verificar se o TCP/IP está ativo e operando na rede.
2. Instalar o Firebird Client.
3. Configurar o caminho do banco de dados nas estações com
IP-DO-SERVIDOR:CAMINHO-DO-BANCO, por exemplo:
192.168.0.1:C:\SISTEMA\BANCO.GDB
4. Verificar se o Firebird Server está rodando no Servidor.

T+

GOSTEI 0
Tony_gomes

Tony_gomes

07/10/2004

No servidor eu consigo pingar normal, mas o arquivo gdb que fica na rede o Interbase não enxerga. Quando tento acessar pelo Dephi também dá erro.

GOSTEI 0
Vinicius2k

Vinicius2k

07/10/2004

Colega,

Sinto muito, mas se vc não detalhar exatamente o que está fazendo e quais os erros (mensagens) que estão ocorrendo, fica, praticamente, impossível tentar lhe ajudar.

T+

GOSTEI 0
Tony_gomes

Tony_gomes

07/10/2004

O arquivo gdb, está localizado em um diretório do servidor disponibilizado peela infra da empresa.
Neste servidor o interbase tem que estar instalado????

Segue minha conexão
10.142.104.79:BASE:\BANCO\banco.gdb

Um abraço

GOSTEI 0
Tony_gomes

Tony_gomes

07/10/2004

Então.....vou tentar explicar:
Tenho o arquivo gdb que está em um diretório da REDE, este diretório é no Windows 2000 server.
A minha máquina é o WINXP, que está instalado o firebird, quando tento apontar o arquivo gdb que está na rede ele dá pau.
Quando tento apontar o mesmo arquivo, também pelo dephi dá o mesmo erro.

desculpe...mas é a primeira vez que trabalho com o interbase.

GOSTEI 0
Vinicius2k

Vinicius2k

07/10/2004

Colega,
Tenho o arquivo gdb que está em um diretório da REDE, este diretório é no Windows 2000 server. A minha máquina é o WINXP, que está instalado o firebird, quando tento apontar o arquivo gdb que está na rede ele dá pau.

O 1º ponto é que é necessário instalar o Firebird Server no seu Servidor Win 2000 Server. O Firebird Server precisa estar instalado e rodando no mesmo servidor (máquina) onde está(ão) o(s) banco(s) de dados.

O 2º passo é que sua máquina Win XP(que é uma estação) não precisa ter o Firebird Server, desinstale-o completamente e instale o Firebird Client.

Segue minha conexão 10.142.104.79:BASE:\BANCO\banco.gdb

Esta string de conexão não está correta. Na string de conexão vc deve informar o caminho FISICO REAL do banco de dados no servidor e não caminho virtual de compartilhamento. Mas ATENÇÃO: a pasta não precisa e nem deve estar compartilhada..

Vamos supor que no seu Win 2000 Server o banco de dados esteja em [b:84d82b8e5d]C:\BASE\BANCO.GDB[/b:84d82b8e5d], então a string de conexão para as estações será :
[b:84d82b8e5d][color=red:84d82b8e5d]10.142.104.79:C:\BASE\BANCO.GDB[/color:84d82b8e5d][/b:84d82b8e5d]
Para rodar a aplicação no próprio servidor vc pode usar a mesma string de conexão ou substituir o IP por ´localhost´, fica a seu critério.

T+

GOSTEI 0
Tony_gomes

Tony_gomes

07/10/2004

Vinicius,

Valeu mesmo pelo apoio, no servidor o interbase não estava instalado, acabei de fazer o teste e agora funcionou.....o dificil vai ser convecer o pessoal da infra-estrutura deixar o firebird rodando ........rsrsrs

Desculpe-me pela inesperiência no Interbase...

Sds............................

GOSTEI 0
Vinicius2k

Vinicius2k

07/10/2004

o dificil vai ser convecer o pessoal da infra-estrutura deixar o firebird rodando

Com isso eu já não posso lhe ajudar. :D
Explique para eles que o Firebird é um dos mais ´leves´ (se não for o mais ´leve´) servidor SQL que existe... Esta é uma de suas grandes vantagens.

T+

GOSTEI 0
POSTAR