Acesso a Firebird 1.5 com componentes do IB

Delphi

08/04/2005

Qual a opinião de vocês sobre o acesso do Firebird 1.5 com os componentes do InterBase?

Quais são os prós e contras?

Tentei utilizar o dbExpress, mas obtive muitos erros e não consegui avançar no desenvolvimento de um aplicativo simples onde as operações se resumem a inserir e atualizar alguns registros.

Fiz várias buscas aqui no Fórum para solucionar os problemas encontrados mas não conseguir resolver-las, então no desespero fui fazer um teste com os componentes do InterBase e não obtive problema algum. Essas operações funcionaram.

Essa aplicação que estou desenvolvendo não tem vida útil muito grande, pois se trata de um protótipo. No entanto, este protótipo tem que funcionar e precisa ser desenvolvido de forma rápida.

Espero comentários críticos sobre minha escolha.

Sabendo que cada escolha tem um preço, qual será o preço que terei que pagar e não estou percebendo ainda?

Daaneto

Daaneto

Curtidas 0

Respostas

Aroldo Zanela

Aroldo Zanela

08/04/2005

Colega,

Há algumas diferenças siginificativas ao se usar o DBX em comparação com IBX. Na revista clubeDelphi deste mês (Edição 61), trata sobre o ´Acesso ao InterBase e Firebird - Segredos, Técnicas avançadas e Otimizações´ e cobre especificamente o uso de DBX.

Se você precisa de um protótipo rápido, envie seu banco de dados para zanela_zanela@yahoo.com.br com o assunto PROTOTIPAR SISTEMA. Eu irei utilizar o meu gerador de sistemas (DeveloperTeam) e te mando os fontes resultantes. É necessário ter a RxLib instalada para compilar.

GOSTEI 0
Aroldo Zanela

Aroldo Zanela

08/04/2005

Colega,

A propósito, o DeveloperTeam gera com IBX.

GOSTEI 0
Daaneto

Daaneto

08/04/2005

Existem problemas potenciais em utilizar o Firebird com o IBX?

GOSTEI 0
Gandalf.nho

Gandalf.nho

08/04/2005

Existem problemas potenciais em utilizar o Firebird com o IBX?

Basicamente, o único problema potencial do IBX com Firebird é que não existe garantia de que a compatibilidade da paleta com o FB será mantida, já que a mesma é mantida tendo-se em vista o IB. Mas com a versão 1.5 do FB funciona sem problemas.

GOSTEI 0
Vinicius2k

Vinicius2k

08/04/2005

Colega,

Creio que seus problemas com o DBExpress (DBX) + Firebird tenha sido restrita às técnicas de manipulação dos dados que são, consideravelmente, diferentes. Usando corretamente estes meios diferentes vc teria o mesmo resultado que quando utilizando o IBX.

O único problema potencial que existe em usar o IBX é a total falta de garantia de até quando ele será compatível com o FB, é um risco que vc pode analisar se vale a pena correr ou não. Além disso, se hoje, com IBX e FB 1.5.x vc ainda tem 100¬ de compatibilidade, vc só teria um problema real se decidisse utilizar uma nova versão do FB que não fosse compatível. Caso contrário, sua aplicação permanecerá funcional, apenas não irá ´evoluir´.

Vc não está livre deste problema também usando o DBX, já que, até o momento, só existe um driver Free com a preocupação de tomar a linha do FB caso ela se distancie do IB. Mas, infelizmente, este driver ainda não é estável. Estou falando do driver da UIB ( http://www.progdigy.com/UIB ). Os demais drivers são pagos e, pelo que pude testar e sentir por relatos de colegas, o melhor é da Upscene ( http://www.upscene.com ).
Como vc não conta com um bom driver free e os outros são comerciais, vc acaba por utilizar, ainda sem nenhum problema, o driver para IB da Borland, o que acaba por lhe colocar em uma mesma posição do que usando o IBX.

Minha opinião é que vc deve fazer uma escolha baseada em duas linhas de pensamento :

Poderei vir a utilizar um outro SGBD em substiução ao Firebird ?

1. Sim. Então vou utilizar o DBX ou ADO+ODBC para que a migração seja menos traumática e estarei preparado para adquirir um driver comercial, caso necessário.

2. Não. Então vou utilizar o IBX e estarei preparado para adquirir um pacote de acesso específico para o Firebird, caso necessário. Se for preciso, posso adqurir o FIBPlus ( http://www.devrace.com ) que é muito semelhante ao IBX, facilitando a migração.

Já há algum tempo estou com receio de ter feito a escolha errada, deixando o IBX e adotando o DBX com a ´ilusão´ de ter um bom driver para FB no futuro. Como este driver ainda não existe, estou tendendo a pensar que terei que adquirir um driver comercial e, neste ponto, seria mais vantajoso adquirir o FIBPlus para substituir o IBX.

O que de melhor aconteceu nesta migração para o DBX foi o aprendizado do uso da Midas (forçado pelo DBX). Quando percebi sua ´força´, vi que, poderia ter continuado com o IBX apenas agregando a Midas e se fosse necessário mudar de SGDB e/ou camada de acesso tudo seria mais ´simples´.

Basicamente, tive dois motivos para usar o DBX: a possibilidade de um driver específico para FB quando fosse necessário e a mobilidade entre SGBDs, mas o segundo foi abandonado e preferi utilizar ADO para o MS-SQL Server.

Hoje trabalho com DBX+Midas com o FB e ADO+Midas para o MS-SQL Server, mas preferia estar com IBX+Midas no FB.

T+

GOSTEI 0
Daaneto

Daaneto

08/04/2005

Obrigado a todos pelas respostas, comentários, sugestões.

Como este aplicativo que estou desenvolvendo não tem uma vida útil muito grande, pois se trata de um protótipo acredito que a preocupação de mudança de banco de dados ou de sua versão ficam atualmente muito distantes.

Utilizar o DBX com o FB, foi a coisa mais lógica que pude pensar, pois acretido que já que é uma tecnologia bem utilizada, madura, estável, mas diante dos vários problemas encontrados, o desespero fez com que eu realizasse um teste com o IBX e, até o momento, não obtive problema algum com ele. Coisas simples que estava levando 4 dias no processo de tentativa e erro com o DBX, sem solução, em uma manhã consegui fazer com o IBX.

Estava preocupado em utilizar o IBX e estar entrando numa fria, onde mais na frente pudesse chegar em uma situação que fizesse o desenvolvimento deste projeto travar, de maneira semelhante ao que aconteceu com o DBX.

Por isso vou continuar usando o IBX com o FB.

Mais uma vez obrigado a todos que ajudaram.

Gostaria de agradecer e parabenizar os responsáveis por este fórum, pois ele é realmente de grande ajuda para os desenvolvedores. É impressionante o número de usuários, de questões postadas e também a velocidade e qualidade das respostas.

Uma sugestão é começar a agrupar e estruturar as perguntas mais frequentes em artigos para evitar que respostas já respondidas e bastante discutidas sejam repetidas inumeras vezes, como algumas vezes encontramos aqui apesar das regras de conduta estabelecidas.

Como referência sempre vejo o www.guj.com.br que possui um fórum também e neste ponto específico, acho eles bastante organizados.

Mais uma vez, obrigado a todos.

GOSTEI 0
POSTAR