Acesso Nativo Firebird -gt;Delphi

Delphi

09/01/2005

Amigos do fórum,
Estou inicando em Firebird, mas estou com muitas dúvidas. Depois de muito pesquisar e perguntar, não achei uma forma de acesso nativo ao delphi padrão, existem muitas. E como estou começando quero saber o opinião do maior número de pessoas possíveis sobre qual a melhor forma de acesso, e se puder comentar um pouco sobre fazer a conexão, agradeço muito. Consegui fazer uma com componentes Table (da paleta BDE) e com componentes ADOTable. Com os componentes do paleta DBExpress eu não consegui. Boa noite a todos, e mais uma vez obrigado.

Dbergkamps

Dbergkamps

Curtidas 0

Respostas

Aerreira

Aerreira

09/01/2005

Estou inicando em Firebird (...) qual a melhor forma de acesso, e se puder comentar um pouco sobre fazer a conexão, agradeço muito (...)

Bom, minha sugestão é usar o IBX (paleta Interbase)

Coloque um IBDatabase e um IBTransaction no seu DataModule

No IBDatabase:
- informe o caminho do seu banco na propriedade Database (Ex: c:\sistema\banco.gdb)
- informe no nome da transação na propriedade DefaultTransaction

No IBTransaction:
- informe o nome do IBDatabase na propriedade DefaultDatabase

Coloque um IBDataSet no datamodule, informando as propriedades Database e Transaction com os nomes dos componentes já citados.
Clique com o botão direito no IBDataset e selecione DataseEditor para gerar os SQLs de acesso.

Para ligar seus componentes ao IBDataSet, use um DataSource da paleta Data Access padrão informando o IBDataset na propriedade dataset.

Em linhas gerais é isso. Espero ter ajudado

GOSTEI 0
Dbergkamps

Dbergkamps

09/01/2005

valeu pela dica
Obrigado.

GOSTEI 0
Codex

Codex

09/01/2005

Eu recomendo o DbExpress , pesquise na internet , tem varios tutorias, é da borlan e permite acesso a outros bancos, como mysql, oracle ...

GOSTEI 0
Bon Jovi

Bon Jovi

09/01/2005

Bom, minha sugestão é usar o IBX (paleta Interbase)