Acesso Nativo Firebird -gt;Delphi

Delphi

09/01/2005

Amigos do fórum,
Estou inicando em Firebird, mas estou com muitas dúvidas. Depois de muito pesquisar e perguntar, não achei uma forma de acesso nativo ao delphi padrão, existem muitas. E como estou começando quero saber o opinião do maior número de pessoas possíveis sobre qual a melhor forma de acesso, e se puder comentar um pouco sobre fazer a conexão, agradeço muito. Consegui fazer uma com componentes Table (da paleta BDE) e com componentes ADOTable. Com os componentes do paleta DBExpress eu não consegui. Boa noite a todos, e mais uma vez obrigado.

Dbergkamps

Dbergkamps

Curtidas 0

Respostas

Aerreira

Aerreira

09/01/2005

Estou inicando em Firebird (...) qual a melhor forma de acesso, e se puder comentar um pouco sobre fazer a conexão, agradeço muito (...)

Bom, minha sugestão é usar o IBX (paleta Interbase)

Coloque um IBDatabase e um IBTransaction no seu DataModule

No IBDatabase:
- informe o caminho do seu banco na propriedade Database (Ex: c:\sistema\banco.gdb)
- informe no nome da transação na propriedade DefaultTransaction

No IBTransaction:
- informe o nome do IBDatabase na propriedade DefaultDatabase

Coloque um IBDataSet no datamodule, informando as propriedades Database e Transaction com os nomes dos componentes já citados.
Clique com o botão direito no IBDataset e selecione DataseEditor para gerar os SQLs de acesso.

Para ligar seus componentes ao IBDataSet, use um DataSource da paleta Data Access padrão informando o IBDataset na propriedade dataset.

Em linhas gerais é isso. Espero ter ajudado

GOSTEI 0
Dbergkamps

Dbergkamps

09/01/2005

valeu pela dica
Obrigado.

GOSTEI 0
Codex

Codex

09/01/2005

Eu recomendo o DbExpress , pesquise na internet , tem varios tutorias, é da borlan e permite acesso a outros bancos, como mysql, oracle ...

GOSTEI 0
Bon Jovi

Bon Jovi

09/01/2005

Bom, minha sugestão é usar o IBX (paleta Interbase)

Só alertando q IBX é pra Interbase, como vc mesmo especificou no nome da paleta. Só se o colega for usar Firebird 1.0.x eternamente não terá problemas de retrabalho futuro. Para versões superiores só na sorte terá compatibilidade.

GOSTEI 0
Nerdex

Nerdex

09/01/2005

Uso os componentes Zeus (free). Só trocaria por IBObjects (q não é free)... e são as melhores...
Veja na pág. do sourceforge.net sua colocação em núm. de downloads...
É o número um... o melhor... o mais rápido... sem falar q na tua aplicação você não precisará incorporar todo o trem que é o DBExpress, nem mesmo levar a DLL do DBExpress para o IB/FB junto... q ñ sei o nome agora..., Na instalação do Zeus vc pode selecionar somente as Units para o IB/FB...

GOSTEI 0
Bon Jovi

Bon Jovi

09/01/2005

A versão atual do Zeos não suporta Midas, q é a melhor tecnologia de manipulação de dados do Delphi, quase indispensável em bons projetos verdadeiramente RAD sem q se use DataSet conectado.

Só na próxima versão irá suportar (já está disponível em versão alpha). Mas até amadurecer e ficar confiável acho q não vale a pena apostar já tendo melhores opções como o dbExpress q é da própria Borland. Qto às dlls, nada q um instalador nao resolva.

GOSTEI 0
POSTAR